sábado, 31 de agosto de 2013

REPOSIÇÃO - O CINEMA COMO METODOLOGIA


O objetivo desta aula  é explorar as potencialidades do cinema como uma metodologia interdisciplinar no Ensino Médio adaptável ao Ensino Superior;



Atividade 1 - Assistir ao filme Fahrenheit 451

Atividade 2 - Escolher um dos temas discutidos (Veja conteúdo da aula 3, à direita da tela) a partir do filme e elaborar um texto de opinião para entrega até 21 de setembro de 2013.

Enviar para o e-mail: lourdesposuninove@gmail.com 

Salvar como: atividade de reposição_nome do aluno

sexta-feira, 30 de agosto de 2013

LITERATURA - AULA 2 - ATIVIDADE 4 - PROPOSTA DE UTILIZAÇÃO EM SALA DE AULA

Olá,
A atividade 2 consiste na escolha de uma possibilidade de utilização do vídeo proposta por Moran no texto O vídeo em sala de aula e um esboço de aula contendo:
Título - Objetivos - Conteúdo - Público Alvo - Atividades (pode incluir vídeos do youtube ou outros) e professores elaboradores (dupla).


Bom trabalho.

Elaborem uma apresentação em power point e enviem para o e-mail: lourdesposuninove@gmail.com

LITERATURA - AULA 2 - ATIVIDADE 3 - Discutindo limites!

Queridos alunos, a primeira atividade de hoje consiste na leitura do texto e transpor a mensagem, também, para nossa sala de aula.
Como limitar o uso das novas tecnologias para que, em sala de aula, esteja a favor do ensino e aprendizagem?


Estragou a televisão - Luiz Fernando Veríssimo

-- Iiiih...
-- E agora?
-- Vamos ter que conversar.
-- Vamos ter que o quê?
-- Conversar. É quando um fala com o outro.
-- Fala o quê?
-- Qualquer coisa. Bobagem.
-- Perder tempo com bobagem?
-- E a televisão, o que é?
-- Sim, mas aí é a bobagem dos outros. A gente só assiste. Um falar com o outro, assim, ao vivo... Sei não...
-- Vamos ter que improvisar nossa própria bobagem.
-- Então começa você.
-- Gostei do seu cabelo assim.
-- Ele está assim há meses, Eduardo. Você é que não tinha...
-- Geraldo.
-- Hein?
-- Geraldo. Meu nome não é Eduardo, é Geraldo.
-- Desde quando?
-- Desde o batismo.
-- Espera um pouquinho. O homem com quem eu casei se chamava Eduardo.
-- Eu me chamo Geraldo, Maria Ester.
-- Geraldo Maria Ester?!
-- Não, só Geraldo. Maria Ester é o seu nome.
-- Não é não.
-- Como, não é não?
-- Meu nome é Valdusa.
-- Você enlouqueceu, Maria Ester?
-- Pelo amor de Deus, Eduardo...
-- Geraldo.
-- Pelo amor de Deus, meu nome sempre foi Valdusa. Dusinha, você não se lembra?
-- Eu nunca conheci nenhuma Valdusa. Como é que eu posso estar casado com uma mulher que eu nunca... Espera. Valdusa. Não era a mulher do, do... Um de bigode...
-- Eduardo.
-- Eduardo!
-- Exatamente. Eduardo. Você.
-- Meu nome é Geraldo, Maria Ester.
-- Valdusa. E, pensando bem, que fim levou o seu bigode?
-- Eu nunca usei bigode!
-- Você é que está querendo me enlouquecer, Eduardo.
-- Calma. Vamos com calma.
-- Se isso for alguma brincadeira sua...
-- Um de nós está maluco. Isso é certo.
-- Vamos recapitular. Quando foi que casamos?
-- Foi no dia, no dia...
-- Arrá! Tá aí. Você sempre esqueceu o dia do nosso casamento... Prova de que você é o Eduardo e a maluca não sou eu.
-- E o bigode? Como é que você explica o bigode?
-- Fácil. Você raspou.
-- Eu nunca tive bigode, Maria Ester!
-- Valdusa!
-- Tá bom. Calma. Vamos tentar ser racionais. Digamos que o seu nome seja mesmo Valdusa. Você conhece alguma Maria Ester?
-- Deixa eu pensar. Maria Ester... Nós não tivemos uma vizinha chamada Maria Ester?
-- A única vizinha de que eu me lembro é a tal de Valdusa.
-- Maria Ester. Claro. Agora me lembrei. E o nome do marido dela era... Jesus!
-- O marido se chamava Jesus?
-- Não. O marido se chamava Geraldo.
-- Geraldo...
-- É.
-- Era eu. Ainda sou eu.
-- Parece...
-- Como foi que isso aconteceu?
-- As casas geminadas, lembra?
-- A rotina de todos os dias...
-- Marido chega em casa cansado, marido e mulher mal se olham...
-- Um dia marido cansado erra de porta, mulher nem nota...
-- Há quanto tempo vocês se mudaram daqui?
-- Nós nunca nos mudamos. Você e o Eduardo é que se mudaram.
-- Eu e o Eduardo, não. A Maria Ester e o Eduardo.
-- É mesmo...
-- Será que eles já se deram conta?
-- Só se a televisão deles também quebrou.

LITERATURA - AULA 2 (parte I) - ATIVIDADE 2

AULA 2 (parte I) - ATIVIDADE 2


FORMANDO GRUPOS DE COOPERAÇÃO


MEDIANDO A COOPERAÇÃO
A cooperação pode não vir naturalmente para os alunos e pode requerer motivação, instrução direta e tempo de prática. Por exemplo, formas de trabalhar em equipe devem ser discutidas, incluindo respeitar a vez do outro, ouvir quando outros estão falando e ser responsável pelo próprio aprendizado.
Quando os alunos estão interagindo e trabalhando em conjunto, o professor deve garantir que:
- Todos os membros do grupo participem e sintam-se incluídos;
- Todos os membros do grupo concordem a respeito dos objetivos e dos planos para criar um produto;
- Todos os membros do grupo trabalhem em suas atribuições para completar seu produto final;
- Todos os membros do grupo revisem seu trabalho juntos para ver se podem melhorá-lo;
- Todos os membros do grupo falem a respeito do trabalho e se ajudem ao longo do processo.
Quando os alunos trabalham em grupo, conflitos podem surgir. Leia a seguinte lista de conflitos e identifique possíveis soluções .
Conflito 1 : Um aluno se recusa a trabalhar com determinado colega ou grupo.
Conflito 2: Ninguém quer trabalhar com determinado aluno.
Conflito 3: Um aluno é tímido e não quer falar.
Conflito 4: Um aluno não deixa o colega ou outros membros do grupo utilizarem o computador.

Conflito 5: Um aluno não respeita ou não ouve as ideias do colega ou de outros membros do grupo.
Querido aluno, escolha um único conflito para comentar.
Atividades adaptadas  do Programa Intel-Educar – Fundamentos Básicos

Referências:
Os processos grupais em sala de aula - Adriana J.F. Chaves
Como se relacionam professores e estudantes - Didática do Ensino Superior - Antonio C. Gil



LITERATURA-AULA 2 (Parte I) - ATIVIDADE 1

AULA 2 (Parte I) - ATIVIDADE 1 

Atingindo objetivos de aprendizagem
Os mecanismos para atingir objetivos de aprendizagem podem ser organizados de três modos:
Competitivamente: alunos competem uns com os outros para descobrir quem é o melhor ou o mais rápido na conquista de um objetivo que apenas um ou poucos podem alcançar.
Individualmente: alunos trabalham sozinhos para alcançar objetivos sem relação.
Cooperativamente: alunos trabalham em conjunto  para alcançar o mesmo objetivo.
Os mecanismos competitivos, individualistas ou cooperativos têm todos eles um papel na conquista de objetivos de aprendizagem. O ideal é que cada aluno aprenda como competir, trabalhar individualmente e em equipe.
1 – Quais seriam as vantagens e desvantagens de cada forma de alcançar objetivos de aprendizagem?
2 – Você tem uma maneira preferida para alcançar seus  objetivos de aprendizagem? Por quê?


FORMANDO GRUPOS DE COOPERAÇÃO
Cooperação envolve trabalho em equipe – trabalhar com uma ou mais pessoas para estabelecer objetivos e completar tarefas. Pesquisas indicam que a cooperação propicia oportunidades para que os alunos tenham maior sucesso acadêmico no sentido de que façam perguntas, discutam ideias, explorem soluções, esclareçam seu próprio pensamento e desenvolvam uma compreensão mais aprofundada do contexto. Da mesma forma, habilidades sociais, tais como saber ouvir e falar, compartilhar ideias, ajudar os outros e aceitar ajuda de outros quando necessário, podem ser adquiridas por meio da cooperação.
Grupos de cooperação podem ser formados da seguinte maneira:
- Pelos próprios alunos com base na amizade ou interesses
- Por designação aleatória
- Pelo professor
1 – Quais seriam as vantagens e desvantagens de cada forma?
2 – Há um modo que você prefira para formar grupos ou pares? Por quê?

A orientação mais indicada aos professores é para que designem pares de estudantes que fiquem juntos durante todas as atividades de uma situação didática, com o objetivo de um aprender com o outro. Esforços para separar pares que não estejam trabalhando bem são frequentemente improdutivos. Modificar pares durante uma situação didática não é recomendado, pois nega ao aluno a oportunidade de aprender as habilidades necessárias para resolver problemas por meio da cooperação.

Alunos escrevam suas opiniões, mas, antes, clique na aula 2 (lado direito da tela) e assista aos vídeos.