segunda-feira, 12 de maio de 2014

aula 8 História com música


Olá, turma.
A música pode ser um instrumento a mais na construção do conhecimento histórico do aluno e de sua identidade,pois permite trabalhar as  dificuldades relacionadas à leitura, a escrita e aprendizagem, despertar o senso crítico e o interesse dos mesmos para disciplina história. Além disso, a música pode despertar os interesses dos alunos, proporcionando-lhes uma aula diferente e prazerosa.

Você aluno ou professor já teve uma boa experiência, em sala de aula, de ensino e aprendizagem de História com música? O que mais marcou? Quais habilidades acredita que foram desenvolvidas? Vamos compartilhar?

Referências:
- NAPOLITANO, Marcos. História & música - história cultural da música popular/ Marcos Napolitano. - Belo Horizonte: Autêntica, 2002.
- ABDU, Kátia Maria. Registro e representações do cotidiano: A música popular na aula de história. Cad. Cedes, Campinas, vol. 25, n. 67, p. 309-317, set./dez. 2005. Disponível em http://www.cedes.unicamp.br. 


Bom trabalho



História - Aula 7 - Para discussão em sala de aula


Discussão das possibilidades em sala de aula e sugestões de outras propostas.
História, Filosofia: Tendo em perspectiva a existência de regimes totalitários e as mais diversas formas de censura, questione:
Como seria viver em uma sociedade que, em vez de livros, as pessoas fossem proibidas de ter acesso a produções audiovisuais em geral - cinema, TV, internet, celulares etc.? Em uma situação desta, como os alunos se comportariam?
Neste momento, seria interessante apresentar aos alunos fotos de um dos episódios mais famosos de queima de livros, o dia 10 de maio de 1933 na Alemanha Nazista, em que milhares de livros foram queimados em praça pública. Verifique quais autores foram “queimados” e problematize com os alunos o porquê.

História, Língua Portuguesa, Filosofia: Proponha aos alunos uma reflexão a respeito do lugar da leitura (palavra escrita) hoje, na nossa sociedade.
Pergunte se reconhecem alguma semelhança entre a sociedade apresentada no filme e a nossa. Perceba as reações deles e teça alguns comentários sobre a crescente quantidade de produções audiovisuais que estão sendo incorporadas ao nosso cotidiano. Pergunte a eles:
Por quanto tempo conseguimos ficar em um mesmo canal de TV ou site da internet?
Será que a quantidade diária de informações acessadas por meio de tais mídias tem alterado nosso grau de atenção?
No caso da internet, somos nós que escolhemos o conteúdo que iremos ver ou são os apontadores e links que, previamente, nos “guiam”?
Refletimos sobre nossas escolhas?
Como podemos nos relacionar de forma mais autônoma e crítica em relação às novas tecnologias?
Por que temos o desejo de adquirir o último modelo de celular, de carro, de TV? Podemos viver bem sem o último modelo tecnológico? O que é mais importante, a utilidade ou o status social que estes bens agregam?

Filosofia, História: Inicie uma discussão com a turma sobre alienação e conscientização. Para isso, retome alguns trechos do filme: O momento em que o capitão dos bombeiros certifica-se da obediência de Montag às leis e normas e comenta sobre a sua promoção. (DVD - 00h06min58s – 00h07min46s)
A sequência em que Clarisse questiona Montag sobre a sua relação com os livros, até o instante em que o bombeiro desmistifica os critérios para a participação da esposa em uma peça interativa com a “família” pela “TV” (DVD – 00h13min00s – 00h20min00s).