sexta-feira, 30 de agosto de 2013

LITERATURA-AULA 2 (Parte I) - ATIVIDADE 1

AULA 2 (Parte I) - ATIVIDADE 1 

Atingindo objetivos de aprendizagem
Os mecanismos para atingir objetivos de aprendizagem podem ser organizados de três modos:
Competitivamente: alunos competem uns com os outros para descobrir quem é o melhor ou o mais rápido na conquista de um objetivo que apenas um ou poucos podem alcançar.
Individualmente: alunos trabalham sozinhos para alcançar objetivos sem relação.
Cooperativamente: alunos trabalham em conjunto  para alcançar o mesmo objetivo.
Os mecanismos competitivos, individualistas ou cooperativos têm todos eles um papel na conquista de objetivos de aprendizagem. O ideal é que cada aluno aprenda como competir, trabalhar individualmente e em equipe.
1 – Quais seriam as vantagens e desvantagens de cada forma de alcançar objetivos de aprendizagem?
2 – Você tem uma maneira preferida para alcançar seus  objetivos de aprendizagem? Por quê?


FORMANDO GRUPOS DE COOPERAÇÃO
Cooperação envolve trabalho em equipe – trabalhar com uma ou mais pessoas para estabelecer objetivos e completar tarefas. Pesquisas indicam que a cooperação propicia oportunidades para que os alunos tenham maior sucesso acadêmico no sentido de que façam perguntas, discutam ideias, explorem soluções, esclareçam seu próprio pensamento e desenvolvam uma compreensão mais aprofundada do contexto. Da mesma forma, habilidades sociais, tais como saber ouvir e falar, compartilhar ideias, ajudar os outros e aceitar ajuda de outros quando necessário, podem ser adquiridas por meio da cooperação.
Grupos de cooperação podem ser formados da seguinte maneira:
- Pelos próprios alunos com base na amizade ou interesses
- Por designação aleatória
- Pelo professor
1 – Quais seriam as vantagens e desvantagens de cada forma?
2 – Há um modo que você prefira para formar grupos ou pares? Por quê?

A orientação mais indicada aos professores é para que designem pares de estudantes que fiquem juntos durante todas as atividades de uma situação didática, com o objetivo de um aprender com o outro. Esforços para separar pares que não estejam trabalhando bem são frequentemente improdutivos. Modificar pares durante uma situação didática não é recomendado, pois nega ao aluno a oportunidade de aprender as habilidades necessárias para resolver problemas por meio da cooperação.

Alunos escrevam suas opiniões, mas, antes, clique na aula 2 (lado direito da tela) e assista aos vídeos.

16 comentários:

  1. Trabalhar individualmente pode ser interessante quando se procura um objetivo específico, onde o que importa, em um dado momento é apenas saber o que cada pessoa entende sobre um referido assunto.
    O trabalho em grupo é interessante porque dividimos experiências, compartilhamos informações de conhecimento de mundo, e consequentemente melhoramos a nossa opinião sobre o assunto discutido.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito bem, Cris.
      E, já formou grupo cooperativos???

      Excluir
    2. Sim. Sempre achei os trabalhos coorperativos mais interessantes. Percebo que as divirgências quando trabalhos em grupos são constantes mas, quando temos oportunidades de escolhermos os parceiros que iremos trabalhar as diferenças passam a ser positivas e enriquecedoras. Quando não podemos escolher esses grupos percebemos que o trabalho sempre sai, de uma forma ou de outra porém, a realização é não tão prazerosa.

      Excluir
  2. Grupos de cooperação formados por designação aleatória ou pelo próprio professor tendem a ser mais improdutivos devido a falta de afinidade que gera desmotivação durante o processo de desenvolvimento da proposta. Por isso,nesse processo de cooperação, prefiro que os próprios alunos escolham quem serão os integrantes do grupo com quem irão buscar meios de atingir os objetivos dados para atividade.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mariana,
      Você conseguiu mesclar as ideias, sua justificativa ficou excelente. Normalmente, os grupos por afinidades funcionam melhor, mas há, também, o risco de não haver colaboração.
      Comente uma postagem.

      Excluir
    2. Verdade,podemos percebe isso por experiência própria.

      Excluir
  3. O melhor forma de trabalhar depende do objetivo projetado pelo professor para a atividade.
    No tocante a ideia de competitividade, fortalece as competências individuais e por sua vez menospreza o aluno que possui maior dificuldade em desenvolver a atividade.
    Pensando na individualidade, o aluno é compreendido como um todo, verificando pontualmente suas habilidades.
    Refletindo sobre a cooperação, propicia a maior troca de informações, tendo como princípio a valoração do conjunto informacional.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. **A melhor... (correção)

      Excluir
    2. Há alguma forma que preferem trabalhar?

      Excluir
    3. Não tenho muita afinidade com o trabalho competitivo, gosto muito do individual e cooperativo, sempre organizo atividades para contemplar as duas formas de trabalho.O individual para marcações mais pontuais e o cooperativo, pela troca de informações e oportunidade de refazer suas ideias, considerar e respeitar ideias diferentes etc, e também valorizar as habilidades de cada um para um produto final.

      Excluir
  4. Como docente prefiro trabalhar com o individual e o cooperativo, certo que acredito mais nas potencialidades do que puramente cooperação como conceito e elemento prático.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Professora segunda postagem foi individual, somente minha por enquanto. Jessé

      Excluir
  5. A formação de grupos de cooperação, muitas vezes, devem ser formado pelo professor em determinadas atividades, pois alguns alunos aproveitam esses momentos para se reunirem e discutir temas paralelos ao assunto em questão. Mas também é fundamental traçar o perfil de cada aluno. Com relação as vantagens referente aos objetivos de aprendizagem, quando aplicados de acordo com o contexto de intencionalidade existem vantagens como na competitividade alguns podem se destacar e verificar o seu grau de aprendizagem com relação a outras pessoas, mas deve se fazer de forma produtiva sem prejudicar ninguém, o individualismo a pessoa pode organizar suas ideias sem influências de outros e desenvolver uma linha de raciocínio particular, mas pode-se perder a oportunidade de discutir com outros ponto de vista. E o cooperativismo pode auxiliar no ampliamento de conhecimento e estabelecer discussões entre todos, mas devem sempre focar na temática em questão para não desviar o assunto.

    ResponderExcluir
  6. As vantagens da competitividade como mecanismo para atingir a objetividade no processo ensino-aprendizagem depende da personalidade do aluno gerando estímulo para que isso ocorra de forma mais produtiva.
    É dizer: uma simples competição por motivo de nota, ou seja, quem tira a maior nota, pode aparecer como algo positivo.
    Ao mesmo tempo essa competitividade pode gerar conflitos, como a depreciação do aluno com mais dificuldades pelos que possuem mais facilidade.
    Já a individualidade pode ser vista de um extremo ao outro.
    Um aluno pode se sentir mais à vontade para trabalhar determinado assunto, porém outro sente a necessidade de um auxílio por parte de seu colega, com o intuito de tê-lo como tutor no processo de aprendizagem.
    O educador precisa entender que essa prática pode estar relacionada a uma dificuldade que o aluno apresenta em relação a interação com o grupo.
    A cooperação pode ser mais tranquila enquanto a sua abordagem, porém não se pode descartar o envolvimento do trabalho em equipe, além de não deixar de valorizar a individualidade do aluno.
    É importante também valorizar as diferentes habilidades e inteligências.
    Cabe ao professor mais uma vez trabalhar com o bom senso e saber direcionar cada atividade que corresponde ao processo de aprendizagem.

    ResponderExcluir
  7. As três formas de aprendizagem têm vantagens e desvantagens, a Competitividade motiva o aluno a vencer, mas em contrapartida o torna individualista e muitas vezes capaz de qualquer ação para ganhar. A Individualidade é importante para que cada um observe suas habilidades e competências comparando-as, mas, se em excesso, afasta-o da sociabilidade. A Cooperatividade é o aspecto mais essencial para o desenvolvimento da aprendizagem, pois o conhecimento é construído de forma coletiva, porém muitas vezes essa prática mascara as deficiências de um determinado aluno, quando este se apóia apenas no grupo.

    ResponderExcluir
  8. A vantagem de trabalhar cooperativamente é que aquele que sabe mais ajuda o que sabe menos,socializando conhecimentos e participando interativamente da aula.A desvantagem é que alguns não fazem e ganham nota.O mundo tornou-se competitivo:concursos, vestibulares,empregos,por isso devemos também trabalhar dessa forma.As desvantagens são:rivalidade,exclusão dos menos favorecidos.As vantagens de se trabalhar individualmente são:tornar o aluno autêntico,criativo e independente.Já as desvantagens são:gerar egoísmo,ausência de espírito coletivo e não compartilhar o saber.
    Grupo:Daniela F.Belarmino,Geraldo, Maria Bernadete e Tânia

    ResponderExcluir

Leia antes de publicar seu comentário, lembre-se que trata-se de um blog educacional.