FORMANDO GRUPOS DE COOPERAÇÃO
MEDIANDO A COOPERAÇÃO
A cooperação pode não vir naturalmente para os alunos e pode requerer motivação, instrução direta e tempo de prática. Por exemplo, formas de trabalhar em equipe devem ser discutidas, incluindo respeitar a vez do outro, ouvir quando outros estão falando e ser responsável pelo próprio aprendizado.
Quando os alunos estão interagindo e trabalhando em conjunto, o professor deve garantir que:
- Todos os membros do grupo participem e sintam-se incluídos;
- Todos os membros do grupo concordem a respeito dos objetivos e dos planos para criar um produto;
- Todos os membros do grupo trabalhem em suas atribuições para completar seu produto final;
- Todos os membros do grupo revisem seu trabalho juntos para ver se podem melhorá-lo;
- Todos os membros do grupo falem a respeito do trabalho e se ajudem ao longo do processo.
Quando os alunos trabalham em grupo, conflitos podem surgir. Leia a seguinte lista de conflitos e identifique possíveis soluções .
Conflito 1 : Um aluno se recusa a trabalhar com determinado colega ou grupo.
Conflito 2: Ninguém quer trabalhar com determinado aluno.
Conflito 3: Um aluno é tímido e não quer falar.
Conflito 4: Um aluno não deixa o colega ou outros membros do grupo utilizarem o computador.
Conflito 5: Um aluno não respeita ou não ouve as ideias do colega ou de outros membros do grupo.
Querido aluno, escolha um único conflito para comentar.
Os processos grupais em sala de aula - Adriana J.F. Chaves
Como se relacionam professores e estudantes - Didática do Ensino Superior - Antonio C. Gil
Como se relacionam professores e estudantes - Didática do Ensino Superior - Antonio C. Gil
Marcela, Rafael, Valdir e Eliel - sala 907 - Pós-História
ResponderExcluirConflito 01 - Um aluno que se recusa a trabalhar com determinado colega ou grupo:
- Uma das formas é fazer um trabalho diagnóstico na sala, conhecer o aluno e a classe é fundamental para o sucesso do trabalho. Quando o aluno entende o objetivo daquela atividade de forma clara, esses possíveis preconceitos podem ser diminuídos. Não podemos esquecer que vivemos em uma sociedade individualista e competitiva, portanto, todo trabalho em grupo tem em seu início alguns tipos de conflito.
O trabalho em grupo por si só não garante bons resultados na aprendizagem. Este deve ser mediado pelo professor, já com um objetivo pré-determinado de resultados a serem alcançados.O engajamento de alunos de diferentes perfis no grupo é necessário para resultados satisfatórios. Portanto, o trabalho em grupo deve maximizar os resultados, bem como o desenvolvimento do educando em situação de grupo e colaboração.
ResponderExcluirNarciso-Pós-graduação tradução Uninove 2013
Conflito numero 3 - Um aluno é timido e não quer falar .
ResponderExcluirCabe ao professor mediar o conflito estimulando o grupo todo a paticipar por que o aluno pode ser timido mas pode ter boas ideias e isso pode ser um estimulo para o grupo por que o ser humano é plural e todo empreedimentos seja ele educacional ,comercial ou industrial é nessessario a coperação e participaçãode toda a equipe e um bom professor que preza o futuro de seu aluno deve estar ciente disso.
Todo estudo devem levar em conta o mercadode trabalho onde a socialização deve ser prioridade por que vivemos num mundo competitivo e não podemos desprezar a ajuda dos companheiros.
Se um professor não formar seus alunos para ser um cidadão ciente de seus diretos mas pricipalmente cumpridor de seus deveres não esta servindo para nada .
Por isso é importante o estimulo a todos e principalmente aos timidos a vida é uma competição mas não podemos bular as regras e passar por cima de nossos companheiros minha liberdade vai até onde não atrapalha a do outro.
Mario Tiritan Pó 2013
aécio castro - tradução - sala . 913
ResponderExcluirconflito nº 5 - Em um grupo onde um aluno quer se sobrepor aos demais e não deixando que os outros se manifeste, o professor deve conversar com esse aluno (reservado) e expor a ele que trabalhos em grupo, não se pode ter vozes dissonantes, todos tem que trabalhar para o bem comum para assim chegar perto dos objetivos. Pois somente dessa forma esse aluno começará a aprender que todos no grupo pode expor suas opiniões, para um melhor aprendizado.
Conflito 2º - O Fato de uma turma não querer trabalhar com um determinado aluno, requer atenção redobrada dos professores, pois estes terão que estar atentos as atitudes do aluno e comunicar aos pais os fatos, pois este aluno sofre retaliações e se torna um conflito social. Nos dias de hoje pais optão por ter somente 1 filho e os mesmos trabalham para que não falte nada para a criança "material", mas falta atenção e muitos dos problemas são causados justamente por este fator ausência. Esta ausência torna as crianças individualistas e antipáticas fazendo com que as demais a excluam do grupo.
ResponderExcluirVanessa Vasquez - Sala 907 noturno.
Faz-se a mediação orientando o aluno como se dar o trabalho em grupo e como a sua colaboração, e qual a importância de sua colaboração ou participação para o desenvolvimento do trabalho em grupo. segundo Cezar Coll o trabalho em sala de aula é melhor produzido e alcança grupos com melhor desempenho e produtividade do ensino. Quando e realizado em equipe,o aluno vai expondo seu conhecimento e automaticamente apendendo a respeitar e ouvir a opinião do seu grupo.
ResponderExcluirEliane Mendes de Albuquerque Silva.
Mariete Santana dos Santos.
Minoru Sunairi.
Maria Emília G. Paula.
Se tratando do contexto de sala de aula não quer dizer que o aluno que não se expresse oralmente não tenha opinião, a escrita pode ser um recurso usado para que este aluno se solte, fazendo com que o mesmo escreva a cerca do assunto e assim leia e tenha mais confiança no conteúdo escrito e aos poucos o mesmo vai se soltando e ganhando auto estima, como vivido em experiencias anteriores.
ResponderExcluirConflito 2: Quando um grupo rejeita um colega, cabe ao professor mediar esse conflito através de uma investigação cuidadosa sobre os aspectos internos e externos já que são inúmeras as possibilidades dessa exclusão. Com um trabalho de conscientização e valorização dos pontos positivos/habilidades através de diálogos e parcerias com a sala, busca-se a inserção desse aluno de forma que a aceitação seja natural e não totalmente imposta, já que a imposição pode gerar um desconforto maior.
ResponderExcluirConflito 1°- É absolutamente necessário um diálogo visando saber o motivo da recusa.Devemos criar uma situação de aprendizagem favorável a socialização, incentivando a discussão coletiva.Mediando e mostrando a importância do trabalho em equipe e do respeito.O aprender a ser e o aprender a conviver devem caminhar juntos para um crescimento pessoal e social.
ResponderExcluirDaniela F.Belarmino
Geraldo Devambe
Maria Bernadete
Tânia de Oliveira
Em relação à competitividade, nela o educador deve ficar atento ao grupo, pois uma simples competição, por motivo de nota, pode surgir como algo positivo, ao mesmo tempo essa competitividade pode gerar conflitos, como a depreciação do aluno com mais dificuldades pelos que possuem mais facilidade.
ResponderExcluirSobre o processo individual, há nele também uma dualidade, pois os que possuem mais facilidade em articular ideias de forma crítica e objetiva se sobressaem em relação aos demais, que por muitas vezes alegam não saber por onde começar determinada atividade. Mais uma vez cabe ao professor direcionar o processo de avaliação, que deve ser constante.
A cooperação dá-se de forma mais tranquila desde que seja realizada efetivamente. Deve-se levar em consideração tanto a individualidade quanto a troca de vivências.
Camila, Danilo, Kely e Marcelo - sala 321 - Literatura e Estudos Línguísticos