sexta-feira, 30 de agosto de 2013

LITERATURA - AULA 2 (parte I) - ATIVIDADE 2

AULA 2 (parte I) - ATIVIDADE 2


FORMANDO GRUPOS DE COOPERAÇÃO


MEDIANDO A COOPERAÇÃO
A cooperação pode não vir naturalmente para os alunos e pode requerer motivação, instrução direta e tempo de prática. Por exemplo, formas de trabalhar em equipe devem ser discutidas, incluindo respeitar a vez do outro, ouvir quando outros estão falando e ser responsável pelo próprio aprendizado.
Quando os alunos estão interagindo e trabalhando em conjunto, o professor deve garantir que:
- Todos os membros do grupo participem e sintam-se incluídos;
- Todos os membros do grupo concordem a respeito dos objetivos e dos planos para criar um produto;
- Todos os membros do grupo trabalhem em suas atribuições para completar seu produto final;
- Todos os membros do grupo revisem seu trabalho juntos para ver se podem melhorá-lo;
- Todos os membros do grupo falem a respeito do trabalho e se ajudem ao longo do processo.
Quando os alunos trabalham em grupo, conflitos podem surgir. Leia a seguinte lista de conflitos e identifique possíveis soluções .
Conflito 1 : Um aluno se recusa a trabalhar com determinado colega ou grupo.
Conflito 2: Ninguém quer trabalhar com determinado aluno.
Conflito 3: Um aluno é tímido e não quer falar.
Conflito 4: Um aluno não deixa o colega ou outros membros do grupo utilizarem o computador.

Conflito 5: Um aluno não respeita ou não ouve as ideias do colega ou de outros membros do grupo.
Querido aluno, escolha um único conflito para comentar.
Atividades adaptadas  do Programa Intel-Educar – Fundamentos Básicos

Referências:
Os processos grupais em sala de aula - Adriana J.F. Chaves
Como se relacionam professores e estudantes - Didática do Ensino Superior - Antonio C. Gil



10 comentários:

  1. Marcela Molinari Rathsan30 de mar. de 2013, 08:42:00

    Marcela, Rafael, Valdir e Eliel - sala 907 - Pós-História

    Conflito 01 - Um aluno que se recusa a trabalhar com determinado colega ou grupo:
    - Uma das formas é fazer um trabalho diagnóstico na sala, conhecer o aluno e a classe é fundamental para o sucesso do trabalho. Quando o aluno entende o objetivo daquela atividade de forma clara, esses possíveis preconceitos podem ser diminuídos. Não podemos esquecer que vivemos em uma sociedade individualista e competitiva, portanto, todo trabalho em grupo tem em seu início alguns tipos de conflito.

    ResponderExcluir
  2. O trabalho em grupo por si só não garante bons resultados na aprendizagem. Este deve ser mediado pelo professor, já com um objetivo pré-determinado de resultados a serem alcançados.O engajamento de alunos de diferentes perfis no grupo é necessário para resultados satisfatórios. Portanto, o trabalho em grupo deve maximizar os resultados, bem como o desenvolvimento do educando em situação de grupo e colaboração.
    Narciso-Pós-graduação tradução Uninove 2013

    ResponderExcluir
  3. Conflito numero 3 - Um aluno é timido e não quer falar .
    Cabe ao professor mediar o conflito estimulando o grupo todo a paticipar por que o aluno pode ser timido mas pode ter boas ideias e isso pode ser um estimulo para o grupo por que o ser humano é plural e todo empreedimentos seja ele educacional ,comercial ou industrial é nessessario a coperação e participaçãode toda a equipe e um bom professor que preza o futuro de seu aluno deve estar ciente disso.
    Todo estudo devem levar em conta o mercadode trabalho onde a socialização deve ser prioridade por que vivemos num mundo competitivo e não podemos desprezar a ajuda dos companheiros.
    Se um professor não formar seus alunos para ser um cidadão ciente de seus diretos mas pricipalmente cumpridor de seus deveres não esta servindo para nada .
    Por isso é importante o estimulo a todos e principalmente aos timidos a vida é uma competição mas não podemos bular as regras e passar por cima de nossos companheiros minha liberdade vai até onde não atrapalha a do outro.


    Mario Tiritan Pó 2013

    ResponderExcluir
  4. aécio castro - tradução - sala . 913

    conflito nº 5 - Em um grupo onde um aluno quer se sobrepor aos demais e não deixando que os outros se manifeste, o professor deve conversar com esse aluno (reservado) e expor a ele que trabalhos em grupo, não se pode ter vozes dissonantes, todos tem que trabalhar para o bem comum para assim chegar perto dos objetivos. Pois somente dessa forma esse aluno começará a aprender que todos no grupo pode expor suas opiniões, para um melhor aprendizado.

    ResponderExcluir
  5. Conflito 2º - O Fato de uma turma não querer trabalhar com um determinado aluno, requer atenção redobrada dos professores, pois estes terão que estar atentos as atitudes do aluno e comunicar aos pais os fatos, pois este aluno sofre retaliações e se torna um conflito social. Nos dias de hoje pais optão por ter somente 1 filho e os mesmos trabalham para que não falte nada para a criança "material", mas falta atenção e muitos dos problemas são causados justamente por este fator ausência. Esta ausência torna as crianças individualistas e antipáticas fazendo com que as demais a excluam do grupo.

    Vanessa Vasquez - Sala 907 noturno.

    ResponderExcluir
  6. Faz-se a mediação orientando o aluno como se dar o trabalho em grupo e como a sua colaboração, e qual a importância de sua colaboração ou participação para o desenvolvimento do trabalho em grupo. segundo Cezar Coll o trabalho em sala de aula é melhor produzido e alcança grupos com melhor desempenho e produtividade do ensino. Quando e realizado em equipe,o aluno vai expondo seu conhecimento e automaticamente apendendo a respeitar e ouvir a opinião do seu grupo.
    Eliane Mendes de Albuquerque Silva.
    Mariete Santana dos Santos.
    Minoru Sunairi.
    Maria Emília G. Paula.

    ResponderExcluir
  7. GIULIANA, GLEISTON, CRIS, MARIANA,31 de ago. de 2013, 06:41:00

    Se tratando do contexto de sala de aula não quer dizer que o aluno que não se expresse oralmente não tenha opinião, a escrita pode ser um recurso usado para que este aluno se solte, fazendo com que o mesmo escreva a cerca do assunto e assim leia e tenha mais confiança no conteúdo escrito e aos poucos o mesmo vai se soltando e ganhando auto estima, como vivido em experiencias anteriores.

    ResponderExcluir
  8. Conflito 2: Quando um grupo rejeita um colega, cabe ao professor mediar esse conflito através de uma investigação cuidadosa sobre os aspectos internos e externos já que são inúmeras as possibilidades dessa exclusão. Com um trabalho de conscientização e valorização dos pontos positivos/habilidades através de diálogos e parcerias com a sala, busca-se a inserção desse aluno de forma que a aceitação seja natural e não totalmente imposta, já que a imposição pode gerar um desconforto maior.

    ResponderExcluir
  9. Conflito 1°- É absolutamente necessário um diálogo visando saber o motivo da recusa.Devemos criar uma situação de aprendizagem favorável a socialização, incentivando a discussão coletiva.Mediando e mostrando a importância do trabalho em equipe e do respeito.O aprender a ser e o aprender a conviver devem caminhar juntos para um crescimento pessoal e social.
    Daniela F.Belarmino
    Geraldo Devambe
    Maria Bernadete
    Tânia de Oliveira

    ResponderExcluir
  10. Em relação à competitividade, nela o educador deve ficar atento ao grupo, pois uma simples competição, por motivo de nota, pode surgir como algo positivo, ao mesmo tempo essa competitividade pode gerar conflitos, como a depreciação do aluno com mais dificuldades pelos que possuem mais facilidade.
    Sobre o processo individual, há nele também uma dualidade, pois os que possuem mais facilidade em articular ideias de forma crítica e objetiva se sobressaem em relação aos demais, que por muitas vezes alegam não saber por onde começar determinada atividade. Mais uma vez cabe ao professor direcionar o processo de avaliação, que deve ser constante.
    A cooperação dá-se de forma mais tranquila desde que seja realizada efetivamente. Deve-se levar em consideração tanto a individualidade quanto a troca de vivências.

    Camila, Danilo, Kely e Marcelo - sala 321 - Literatura e Estudos Línguísticos

    ResponderExcluir

Leia antes de publicar seu comentário, lembre-se que trata-se de um blog educacional.