AULA 6 - BLOG NA EDUCAÇÃO

Como falamos anteriormente, vamos trabalhar com blogs. Essa ferramenta, que nos permite publicar conteúdos na Internet, tem se tornado cada vez mais popular por não demandar tanto trabalho para a sua criação e utilização, nem a necessidade de conhecimentos especializados em informática. Ainda porque podemos fazer tudo isso de forma gratuita. Com ela, podemos ter nossa página na Internet, editando-a com muita facilidade.
Os blogs têm sido amplamente empregados na condição de diários digitais, na publicação de notícias e de outros gêneros textuais. Dessa forma, os blogs e fotologs (diários de fotos na web) permitem a qualquer pessoa, que se prontifique, mergulhar nos recursos oferecidos pela Internet e nela tornar-se um(a) autor(a).
Nesta Unidade, você vai visitar este mundo dos blogs e vai compreender porque eles estão sendo tão importantes na vida de muitos profissionais liberais, dentre eles muitos professores, jornalistas etc. Essa ferramenta é, também, muito utilizada na organização de comunidades e grupos de ativistas de vários setores. Você vai conferir como é fácil criar o seu próprio blog e, além disso, vai aprender a usá-lo educacionalmente, publicando e interagindo nele.
Objetivos de aprendizagem desta Unidade de Estudo e Prática:

Ao final dessa aula, esperamos que você chegue a:

Reconhecer as principais características dos blogs.
Realizar o processo minimamente necessário para criação de um blog, percebendo algumas das suas possibilidades de ajustes e configurações.
Construir um repertório inicial sobre as possibilidades de escrita digital nos blogs.
Refletir sobre o papel dos blogs para a aprendizagem e comunicação na era digital.

Introdução

Os blogs são sistemas de publicação na web. A palavra tem sua origem da abreviação de weblog: web (teia, designa o ambiente de páginas de hipertexto na Internet) e log (diário) – diário na web.
Em uma primeira análise, pode causar certo estranhamento o fato de alguém desejar publicar seu diário na Internet, visto que esse tipo de produção costumava ser secreto para resguardar a vida particular. O que motivaria uma pessoa a compartilhar a intimidade abertamente a desconhecidos? E na Internet! Logo de saída para o mundo todo!
O depoimento de uma blogueira (como são conhecidos os usuários dos blogs) expresso no livro “Blog: Comunicação e escrita íntima na internet”, de Denise Schittine, nos ajuda a esclarecer as razões que justificam a popularidade dos blogs:
"Como definir o diário? (...) em primeiro lugar, um diário se escreve ao sabor de tempo, é muito diferente das autobiografias, memórias e outros parentes próximos do gênero. O diário é observado dia a dia, mais ou menos escrupulosamente, mas é sempre uma espécie de representação ao vivo da vida.

Ter um diário íntimo também é algo difícil. É uma atividade que exige uma certa disciplina, que ordena a vida (...).

Pessoalmente, o que me anima é uma personalidade que eu classificaria como “arquivista” e colecionadora. Ter um diário íntimo é uma maneira de colecionar os dias...

Colocar-se no papel cotidianamente é também uma nova maneira de se desnudar e de decifrar o próprio interior sem ter que pagar uma terapia (...)

Alguns releem seus diários e se surpreendem com o que escreveram. Outros não compreendem mais nada. (...) Um diário é uma encenação, uma representação de si. Nós somos a personagem principal de nosso diário. Nós temos, às vezes, a tendência a escrever as coisas não como elas são, mas como deveriam ser. Escreve-se para embelezar ou dramatizar a vida, para lhe dar um sabor novo. O diário é, muitas vezes, um dos últimos refúgios do sonho." (SCHITTINE, 2004, p. 15)


Esse depoimento apresenta motivações bastante abrangentes. Em primeiro lugar, é clara a função do registro em um blog como uma forma de memória externa, que auxilia o autor a refletir sobre sua própria vida e a repensá-la, para melhor compreender-se. Mas, e por que o desejo de publicação? A autora trabalha a hipótese da sensação de imortalidade. Historicamente, a escrita se estruturou como uma possibilidade de registro de informações para as novas gerações, ou seja, uma forma de deixar um legado, de não ser esquecido. Assim, ao publicar textos na Internet, qualquer pessoa pode vivenciar a experiência de fama e “imortalização”.
Mas, qual a relação desses aspectos com a educação? Antes de começar navegar e conhecer bons blogs, vamos tentar compreender as razões que estão levando diversos es a se apropriarem dessa ferramenta como mais um recurso pedagógico.
Iniciaremos então com o relato de uma a, Nize Maria Campos Pellanda, que usa os blogs em um projeto educativo com jovens do meio rural:
“Os jovens, então, vão escrevendo suas autonarrativas nos seus blogs. No início do projeto, essas narrativas eram muito pobres, porque reduzidas a clichês muito simples do tipo: meu nome é fulano de tal, moro na cidade tal, gosto de festas e de músicas. As reflexões sobre si estavam completamente ausentes. Além disso, as sentenças careciam de estrutura. Muitas vezes não havia pontuações e as frases emendavam uma na outra. Os erros ortográficos eram a regra. Com o desenvolvimento do projeto, eles vão se colocando mais nos textos e trazendo outros fatos do cotidiano sobre os quais vão tomando posição. Começam a emergir ideias sobre valores, sobre os próprios atos e opiniões sobre os outros. As frases vão ficando mais estruturadas e diminuem os erros ortográficos, pois eles, ao relerem seus textos, fazem algum tipo de estranhamento do tipo: será que é assim mesmo que se escreve tal palavra? Perguntam para os facilitadores que não respondem diretamente, mas sugerem que procurem dicionários online.” (PELLANDA, 2006, p. 82)

Esse depoimento lembra-nos de Paulo Freire quando ele nos dizia que só é alfabetizado aquele que é capaz de escrever a sua própria história: “Talvez seja este o sentido mais exato da alfabetização: aprender a escrever a sua vida como autor e como testemunha da história, isto é, biografar-se, existencializar-se, historicizar-se.” (FIORI in FREIRE; GUIMARÃES, 1987, p. 10).
Por que essa ênfase na escrita? Porque a compreensão e o domínio de uma linguagem não se adquirem apenas com as atividades de leitura, são necessárias também as de autoria. O nível de consciência que se atinge quando se está realizando uma atividade criativa é muito maior do que quando estamos apenas numa atitude receptiva. Essa consciência é um dos componentes mais importantes do desenvolvimento do processo cognitivo: a metacognição. Realizando atividades simples não chegamos a nos dar conta dos nossos próprios processos de pensamento, só tarefas mais complexas exigem que reflitamos a respeito de como as estamos realizando.
Para Refletir: 
Antes de ter ouvido falar em blogs, você deve ter ouvido falar a respeito dos diários de aprendizagem. Já sabemos que nos diários de aprendizagem os estudantes sistematizam e relatam suas aprendizagens. Os diários de aprendizagem são uma importante forma de registro e divulgação de pesquisas e produções escolares. Pensem agora que o mesmo diário possa ser publicado em escala mundial. Quem não se sentirá valorizado? Com essa perspectiva vale a pena caprichar no trabalho, não é mesmo?

Mas, a possibilidade da publicação não é o único aspecto diferente nos blogs (diários virtuais). A denominação “diário virtual” é incompleta para abarcar todas as possibilidades e a diversidade de uso desse recurso. Observe com cuidado todas estas possibilidades na visita guiada a bons blogs que lhe oferecemos a seguir. 

Atividade 1

Visitando os blogs
Vamos visitar alguns blogs? Para esta viagem ao mundo dos blogs, recomendamos como porta de entrada o Portal do Professor.
No Portal do Professor, você pode acessar a diferentes blogs no endereço: PORTAL DO PROFESSOR
Você e um dos seus colegas podem navegar juntos por alguns blogs ali apresentados (alternem-se no uso do mouse).Enquanto estiverem visitando os blogs indicados, vão observando e anotando suas reflexões a respeito de:
Eles são sempre utilizados como diários eletrônicos, ou há ainda outros usos?
Quem são os autores do blog?
Eles são utilizados nas escolas sob quais diferentes formas?
Em que eles se diferem do antigo diário escrito a mão?
Eles são apenas um diário?
Outros aspectos que considerarem relevantes.
É importante que converse e discuta suas observações, impressões e conclusões no blog da turma.


Atividade 2 

Analisando endereços da web
Que tal aproveitar e refinar sua capacidade de atenção e compreensão sobre o formato dos endereços da web? Então, volte a alguns dos blogs visitados na atividade anterior e observe o que há de comum entre estes vários endereços.

Se uma escola ou prefeitura preferir ter o seu próprio computador servidor de conteúdos para blog, isso é possível. Pois há softwares livres para montagem de computadores servidores de blog. Nesses casos, as escolas montam seus próprios servidores e os conteúdos ficam hospedados nos computadores da própria escola. Uma vantagem ao fazer isso é o fato de que nos endereços temos uma identificação da escola e não da empresa que hospeda o blog. Esse é um serviço que poderíamos vir a pleitear junto aos nossos gestores, talvez as secretarias municipais e estaduais poderiam vir a ser os hospedeiros dos conteúdos dos blogs das escolas públicas.
Agora que já entendemos o que é um blog e que já temos uma ideia do seu potencial educativo, precisamos entender que esta ferramenta revolucionou a comunicação na Internet. Um dos aspectos revolucionários desta ferramenta advém da facilidade técnica em lidar com ela. A criação e uso de um blog é muito mais simples do que você pode imaginar. Em poucos passos é possível criar um blog e iniciar a publicação na Internet. Então, antes de analisarmos mais atentamente porque os blogs são tão revolucionários assim, sugerimos verificar se é tão fácil mesmo criar um, criando-o.

Você ainda não escolheu um nome legal para o seu projeto de aprendizagem? Então, que tal fazer isso agora para também utilizá-lo como nome de seu blog? É muito comum as pessoas usarem como título do blog o seu próprio nome, o “Blog da Maria”, o “Blog do Felipe” (consulte os nomes no Google e você vai ver que esses blogs existem). Mas, no nosso caso, não estamos construindo um blog pessoal, por isso sugerimos um nome que lembre a temática do seu projeto.

Atividade 3 

Criando o seu blog
Nesta atividade, você e seu grupo vão criar o blog do seu Projeto de Aprendizagem. O objetivo desse blog deverá ser o de divulgar os resultados que vocês forem obtendo durante a realização da investigação que decidiram fazer.  
Vamos, agora, orientar-lhe sobre como criar blogs na ferramenta Blogger da empresa Google. Notem que o Google, além de fornecer o serviço de busca de conteúdos na web, fornece, dentre outros, o serviço de correio eletrônico (Gmail) e de criação e publicação de blogs, o Blogger.
Para criar um blog, é preciso, antes, cadastrar uma conta para uso dos serviços do Google. Não se preocupe se você ainda não fez isso, nós vamos lhe orientar sobre isso também. O cadastro no site do Google proporcionará acesso a todos os serviços da empresa (e-mail, blog, Orkut, Google +, Youtube, fotologs, etc).
Para tornar mais claro esse processo de criação, produzimos animações com todos os passos indispensáveis para a criação do seu cadastro no Google e do seu blog no servidor do Blogger (da empresa Google). Na verdade, ao fazer o seu cadastro no Google você estará criando uma conta de e-mail no Gmail. Após isso, você já pode criar o seu blog. Siga os passos indicados no site https://accounts.google.com para criar o sua conta google. Em seguida, acesse o site https://www.blogger.com e após inserir seu login e senha do e-mail recém-criados, siga  os passos para a criação de um novo blog no site https://www.blogger.com.
Ao entrar na página de criação, clique em “Novo blog” que abrirá uma caixa para inserir o título e o endereço do blog, conforme você escolher. Agora, escolha o modelo do seu blog e comece a personalizá-lo. Explore a ferramenta, vamos lá!

Assim que terminar de criar o blog, conforme orientações indicadas na Atividade 3.3, você já é convidado a começar a usá-lo e já pode visualizá-lo. Quando “sair do forno”, ele ainda é só uma estrutura pronta para receber os conteúdos que você ainda vai postar.

Atividade 4 

Postando no blog
Vocês vão, agora, fazer a sua primeira postagem. Se  necessário, retome as instruções no site https://www.blogger.com e Como este é o blog do seu projeto de pesquisa de aprendizagem, sugerimos que comecem descrevendo a sua temática, o contexto e os objetivos da pesquisa. Depois vocês podem, também, inserir alguns links de sites que julgaram pertinentes. Aproveite os textos que vocês já escreveram a respeito. Apenas façam os ajustes que acharem necessários.
Explore um pouco mais as possibilidades de design e configurações do seu blog e divirta-se!

A questão da interatividade nos blogs

Outra característica fundamental dos blogs é a interatividade, definida pela comunicação que se dá entre o autor e seus leitores, levando muitas vezes a um processo cooperativo para melhorar o conteúdo do blog. O uso de enunciados interrogativos também explicita um convite aberto à participação do leitor na discussão dos temas nos blogs. As ideias são divulgadas para que sejam lidas e discutidas com outras pessoas (visitantes do blog).
Outra característica importante nos textos veiculados nos blogs é a presença contínua de links que remetem ao endereço de e-mail do autor, a outros sites, onde as matérias originais mencionadas no blog estão disponibilizadas, como artigos, notícias, eventos, campanhas, vídeos e fotos. Um dos links funciona como um espaço para enviar comentários, que permite o contato de pensamentos e opiniões entre o leitor e o autor do blog.
Tais características são marcas que sinalizam a crença na necessidade da busca do “outro” em questões importantes para a construção do sujeito e para a atribuição de sentido às ideias e imagens, independente dos suportes materiais que se utilizem para a comunicação entre eles. (KOMESU, 2004, p.119)

Blogs: uma importante revolução (na escola)
Há ainda outros aspectos que devemos compreender sobre a importância de usarmos os blogs na nossa ação pedagógica.
Temos que considerar que com eles promovemos a integração entre várias linguagens, além de escrever, podemos postar arquivos de áudio, de vídeo, fotos etc. Desbancamos, assim, a supremacia da linguagem textual frente às outras formas de linguagem. Temos que perder o medo das outras formas de expressão, afinal, estamos em uma sociedade midiática. Temos que ajudar as novas gerações a se mover “entre a cultura da escola, a cultura da letra e da palavra, uma cultura de códigos lentos (verbais e textuais) e a cultura social, a cultura de fora, uma cultura de códigos muito mais rápidos (visuais e multimídia) [...]”(ALONSO, 2009).
E já que a nossa
“[...] é uma sociedade da imagem, uma concepção da educação inteligente e contemporânea, deveria recuperar essa peculiaridade da cultura brasileira e vivê-la como riqueza, não como carência [...] Educar no século XXI exige que trabalhemos a partir de múltiplas linguagens (oral, escrita, visual, musical etc) e formar leitores e autores em um mundo digital implica na necessidade de educar a partir da multiplicidade de linguagens e multialfabetismos. A escola deve incorporar essa cultura da imagem [...], deve recuperar essas outras formas culturais e trabalhá-las desde dentro. Não podemos continuar ignorando, rechaçando ou desprezando essas outras culturas e essas outras linguagens com as quais a infância e a adolescência chegam às escolas.” (ALONSO, 2009).  

Com base no texto de Alonso, podemos refletir sobre a importância de orientar os nossos jovens e as nossas crianças a buscar o sentido para o uso destas novas mídias.


Dentro do mundo digital, podemos dizer que nossos jovens sabem se mover, transitar e navegar com as novas mídias, mas não sabem onde devem chegar, estão sem rumo. Não sabem porque ainda são crianças evivem o tempo próprio da transgressão, da rebeldia. Porque conhecem a tecnologia, mas ainda não conhecem as pessoas, suas motivações, então não têm condições de fazer uso consciente desses recursos. Por isso, precisam dos cuidados dos professores. Já nós, os adultos, por desconhecermos os caminhos do uso das ferramentas, estamos nos negando a ajudá-los a encontrar o seu rumo.
Voltando ao fato de que o uso dos blogs como mídia comunicativa integra várias linguagens, analisamos também que este uso é um caminho simples para conseguimos outra integração importante. A integração entre educação, comunicação e mídias.

Orofino (2005) nos alerta que, ao conseguirmos tal integração, estaremos obtendo muitos avanços efetivos na construção de uma pedagogia crítica. A autora destaca que ao atingirmos esta integração, alcançaremos:
a construção de identidades individuais para além da questão das classes sociais, a partir da potencialização da memória social;
a promoção de uma escola democrática e participativa;
ganho de terreno na direção de uma concepção mais transdisciplinar da aprendizagem;
e, finalmente, a ampliação da garantia dos direitos das crianças e dos adolescentes no que concerne principalmente aos direitos de acesso à cultura; de cuidado e de proteção; de provisão e de participação.


Nas comunicações e na sociedade em geral

Antes da invenção dos blogs publicar na Internet exigia uma boa quantidade de conhecimentos técnicos. A facilidade que o Blog nos oferece permite que cada um possa ser autor de conteúdo web. E possa imediatamente ser potencialmente lido por todos os internautas. Segundo Hugh Hewitt, autor do livro “Entenda a Revolução que Vai Mudar Seu Mundo”, “milhões de pessoas estão mudando seus hábitos no que diz respeito à aquisição de informação [...] Na blogosfera, há um mundo com uma plateia quase ilimitada. Trata-se de uma oportunidade extremamente econômica para se estabelecer uma marca e introduzir novos produtos.” (Cia Dos Livros).
Se a Internet já havia trazido a possibilidade da interatividade entre escritor e leitor, os blogs multiplicaram os centros emissores de informação de um modo fantástico, sendo então um grande avanço em relação à unilateralidade da mídia tradicional. Eles estão obrigando todos os antigos meios de comunicação a se transformarem. Os índices de audiência da TV no horário nobre vêm caindo ano a ano, porque as pessoas, cada vez mais, estão conectadas à Internet e não à TV. O Brasil já é um dos campeões mundiais em tempo de navegação. E, à medida que aumentar o acesso à banda larga e aos computadores conectados, essas mudanças vão se acentuar.
Vejamos melhor como ficaram estas mudanças na área do jornalismo:
"Jornalista há mais de 20 anos, em abril passado, Luiz Carlos Azenha rescindiu seu contrato com a Rede Globo e passou a se dedicar exclusivamente à Internet. Hoje mantém o site “Vi o mundo”, com mais de 100 mil visitas mensais: “Estreei em 2003 e o blog foi crescendo nas indicações de leitores. Troquei a Globo pelo site porque acho que o futuro está na Internet”. Para ele, os blogs e sites podem dispor da mesma credibilidade dos meios tradicionais “como é que você sabe que o que vem escrito no jornal é verdade? A mídia corporativa realiza um trabalho contínuo de autopromoção, como se detivesse o monopólio da verdade. Porém, essa credibilidade vem sendo questionada com a disseminação de todas as notícias e opiniões que essa grande mídia esconde. Eu sempre pergunto: o que é que não saiu no telejornal? É tão importante quanto o que saiu.” (ANDRADE, 2007).

Concluindo

Nesta aula, você conheceu uma oportunidade de publicação de conteúdos e textos na Internet. Você conheceu algumas características dos blogs, aprendeu a criá-lo e a postar textos e imagens. Teve oportunidade de visitar blogs de outras pessoas para ampliar seu repertório de possibilidades de escrita digital. Além disso, pôde refletir sobre o impacto dessa ferramenta sobre a aprendizagem e a comunicação e analisou blogs de outros professores, buscando compreender melhor o papel dos blogs na sua prática profissional.
Vamos voltar ao estudo do uso da rede mundial de computadores, focalizaremos a cooperação e como você pode participar desse processo. Já pensou em escrever textos com outras pessoas, distantes geograficamente de você? E de receber colaboração na escrita de um texto? Esse é o desafio que ainda enfrentaremos em algumas das próximas aulas. Publique o seu blog no Portal do Professor! Essa é uma excelente oportunidade para socializar suas experiências e vivências. Fica a sugestão!

Bom trabalho!

Referências bibliográficas

ALONSO, Cristina. Entrevista com Cristina Alonso [maio 2009]. Entrevistadores: equipe do evento 16° Educador - Congresso Nacional de Educação. Santos: Grupo PromoFair, 2009. Disponível em: http://www.educador.com.br/entrevistas/educador-educar-2009/entrevista-com-cristina-alonso/. Acesso em: novembro de 2009.
ANDRADE, Alvaro. Revolução Digital: Internet democratiza acesso à informação. Postado em Outubro de 2007. Disponível em:  http://www.fazendomedia.com/novas/cultura181007.htm. Acesso em: 14 de janeiro de 2013.
CIA DOS LIVROS. Sinopse (autor desconhecido) do livro “Entenda a Revolução que Vai Mudar Seu Mundo” de autoria de Hugh Hewitt.Disponível em:http://www.insite.pro.br/2010/Agosto/resenha_blog_revo lucao.pdf. Acesso em: 18 de fevereiro de 2013.
DAVIS, Claudia et al. Metacognição e sucesso escolar: articulando teoria e prática. 27ª Reunião da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação – ANPEd. Caxambu,novembro de 2004.
Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/cp/v35n125/a1135125.pdf. Acesso em: 14 de janeiro de 2013.
FREIRE, Paulo; GUIMARÃES, Sérgio. Aprendendo com a própria história. Rio de Janeiro: Editora Paz e Terra, 1987.
KOMESU, Fabiana Cristina. Blogs e as práticas de escrita sobre si na Internet.In: MARCUSCHI, Luiz Antônio; XAVIER, Antônio Carlos dos Santos (Orgs.).Hipertexto e gêneros digitais: novas formas de construção do sentido. Rio de Janeiro: Editora Lucerna, 2004,p. 110-119.
OROFINO, M. Isabel. Mídias e mediação escolar: pedagogia dos meios, participação e visibilidade. São Paulo: Cortez: Instituto Paulo Freire, 2005.
PELLANDA, Nize Maria Campos. Auto-narrativas e Hipertextos: dispositivos digitais de construção de sujeito/conhecimento. Anais do XXVI Congresso da SBC – XII Workshop de Informática na Escola. 14 a 20 de julho de 2006. Campo Grande – MS. p. 77-84. Disponível em: http://www.br-ie .org/pub/index.php/wie/article/view/915. Acesso em: Acesso em: 14 de janeiro de 2013.
SCHITTINE, Denise. Blog: comunicação e escrita íntima na internet. São Paulo: Editora Record, 2004.
SILVA, Marco. Um convite à interatividade e à complexidade: novas perspectivas comunicacionais para a sala de aula.  In: GONÇALVES, Maria Alice Rezende (Org.). Educação e cultura: pensando em cidadania. Rio de Janeiro: Quartet, 1999. p. 135-


13 comentários:

  1. sabedoriadispersa.blogspot.com
    Este blog ,tratara de assuntos voltados aos nossos conhecimentos e experiências,
    Aqui poderemos passar e receber coisas do dia a dia ou até mesmo com um tempinho você pode contar em detalhes sua história de vida,

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  2. http://sabedoriadispersa.blogspot.com.br/
    Compartilhem e opinem.

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  3. Oi, Lilian
    Gostei muito de seu blog, dos projetos de sua escola. Parabéns!
    Faça uma postagem atual.

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  4. Elaine, Ionar, Silvio e Willian (sala 321)27 de set. de 2014, 06:31:00

    Bom-dia, pessoal!

    Nosso blog (diasliterando) aborda temas relacionados a um olhar poético do cotidiano. Quer conhecer? Visite-nos em ttp://diasliterando.blogspot.com.br/2010/11/guerra-no-pais-da-gramatica.html

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  5. Este comentário foi removido pelo autor.

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  6. Bom dia colegas, meu blog : A língua em movimento um pequeno esboço.
    https://wwweducacaojovem.blogspot.com.br

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  7. Pode deixar Profª :)

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  8. Fiz meu blog alguns anos atrás, logo vou atualizá-lo. www.crilili.blogspot.com

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  9. Ai está o Blog "Critelo" que significa: Estudos literários do Lorival que tem como objetivo oferecer esclarecimentos sobre Estudos em vários segmentos da literatura. (sujeito a alteração)

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  10. estapafombio@gmail.com

    nome de exibição: estapafombio

    Luiz,Matias e Wanne

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  11. meu blog . www.discutirliteratura.blogspot.com.br

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