AULA 4 - Redes Sociais

 Direitos autorais da imagem

Como usar as redes sociais a favor da aprendizagem?

Você sabe quantos de seus alunos possuem perfis no no Facebook, youtube ou no Google+? Já experimentou fazer uso dessas redes sociais para disponibilizar materiais de apoio ou promover discussões online?

Cada vez mais cedo, as redes sociais passam a fazer parte do cotidiano dos alunos e essa é uma realidade imutável. Mais do que entreter, as redes podem se tornar ferramentas de interação valiosas para auxiliar no seu trabalho em sala de aula, desde que bem utilizadas. "O contato com os estudantes na internet ajuda o professor a conhecê-los melhor", afirma Betina von Staa, pesquisadora da divisão de Tecnologia Educacional da Positivo Informática. "Quando o professor sabe quais são os interesses dos jovens para os quais dá aulas, ele prepara aulas mais focadas e interessantes, que facilitam a aprendizagem", diz. 

Se você optou por se relacionar com os alunos nas redes, já deve ter esbarrado em uma questão delicada:
- qual o limite da interação? O professor deve ou não criar um perfil profissional para se comunicar com os alunos?
"Essa separação não existe no mundo real, o professor não deixa de ser professor fora de sala, por isso, não faz sentido ele ter dois perfis (um profissional e outro pessoal)", afirma Betina. "Os alunos querem ver os professores como eles são nas redes sociais".
Fonte:


Olá, queridos alunos.
Vamos começar discutindo sobre um assunto polêmico: "O uso indiscriminado das redes sociais!"
Como é possível estabelecer uma interface criativa e construtiva entre a escola e, hoje, as redes sociais?
Deixe seus comentários e reflita sobre os comentários dos colegas (Realizado em sala de aula - presencial)

2 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Acredito que não devemos confundir vida pessoal com vida profissional.Sou a favor de manter (caso o professor)queira em manter dois perfis em redes sociais.Vejo a liberdade como algo que pode ser usado pelos alunos como forma de confundir a liberdade.
    No restante sou a favor de qualquer forma de relacionamento.Para tanto é necéssario que se faça uso conciênte de transmissão de dados.

    ResponderExcluir

Leia antes de publicar seu comentário, lembre-se que trata-se de um blog educacional.