Aula 1 - Reflexão sobre Tecnologias e Mídias


Tecnologia Aplicada ao Ensino

Este módulo parte da conceituação teórica de tecnologia educacional, a fim de atuar, na prática, tanto no exame das técnicas, materiais e recursos próprios da tecnologia educacional quanto na utilização dos recursos tecnológicos no ensino superior. Desse modo, trata-se de um módulo voltado para a reflexão e atuação do docente num ambiente de ensino, empregando recursos tecnológicos diversos(redes sociais, televisão, Educação a Distância e outras mídias) e possibilitando o desenvolvimento de métodos de ensino condizentes com o atual desenvolvimento tecnológico.O objetivo desta aula é iniciar discussão sobre o conceito de tecnologia, a princípio, entender a evolução da tecnologia e das mídias. Além, de questões para desenvolvimento do pensamento crítico.

Antes de iniciarmos, temos que ter claros alguns conceitos-chave que serão trabalhados ao longo do curso. Vale lembrar que o foco de nossas atividades é o debate sobre a integração das mídias na educação.

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Tecnologia e TIC

Do grego tekhno- (de tékhné, 'arte') e -logía (de lógos, ou 'linguagem, proposição').
Tecnologia é um termo usado para atividades do domínio humano, embasadas no conhecimento de um processo e/ou no manuseio de ferramentas. A tecnologia tem a possibilidade de acrescentar mudanças aos meios por resultados adicionais à competência natural, proporcionando, desta forma, uma evolução na capacidade das atividades humanas, desde os primórdios do tempo.
A tecnologia pode ser vista, assim, como artefato, cultura, atividade com determinado objetivo, processo de criação, conhecimento sobre uma técnica e seus processos, etc.
A sigla TIC (Tecnologias de Informação e Comunicação), especificamente, envolve a aquisição, o armazenamento, o processamento e a distribuição da informação por meios eletrônicos e digitais, como rádio, televisão, telefone e computadores, entre outros. Ela resultou da fusão das tecnologias de informação, antes referenciadas como informática, e das tecnologias de comunicação, relativas às telecomunicações e à mídia eletrônica.

MÍDIAS

Nos dias atuais, tornou-se necessário criar espaços para a identificação e o diálogo entre várias formas de linguagem, permitindo que as pessoas se expressem de diferentes maneiras.
A linguagem, por si só, já constitui um instrumento de interação entre o pensamento humano e o seu meio. Essa comunicação pode ocorrer de modo direto ou pode ser mediada por outros instrumentos e artefatos (tecnologias).
Considerando-se que o indivíduo se desenvolve e interage com o mundo utilizando suas múltiplas capacidades de expressão por meio de variadas linguagens constituídas de signos orais, textuais, gráficos, imagéticos, sonoros, entre outros, as mídias passam a configurar novas maneiras para os indivíduos utilizarem e ampliarem suas possibilidades de expressão, constituindo novas interfaces para captarem e interagirem com o mundo.
Termo usado para referenciar um vasto e complexo sistema de expressão e de comunicação.
Literalmente, "mídia" é o plural da palavra "meio", cujos correspondentes em latim são "media" e "medium", respectivamente.
Na atualidade, mídias é uma terminologia usada para: suporte de difusão e veiculação da informação (rádio, televisão, jornal) para gerar informação (máquina fotográfica e filmadora).
A mídia também é organizada pela maneira como uma informação é transformada e disseminada (mídia impressa, mídia eletrônica, mídia digital...), além do seu aparato físico ou tecnológico empregado no registro de informações (fitas de videocassete, CD-ROM, DVDs).
A palavra escrita, o discurso oral, o som, a imagem estática e em movimento formam o substrato da mídia.

 EVOLUÇÃO DA CONCEITUAÇÃO DE MÍDIA

Considerando a mutação das terminologias ao longo do tempo, bem como a amplitude que elas abarcam nos dias atuais, comumente é usado o termo "mídias", no plural, pois como bem destaca Santaella:
"O termo mídias no plural visa pôr em relevo os traços diferenciais de cada mídia, para caracterizar a cultura que nasce nos trânsitos, intercâmbios e misturas entre os diferentes meios de comunicação" (SANTAELLA, 1992, p. 138). Assim, a palavra mídias foi adotada e redimensionada nas sucessivas décadas do século XX, com o intuito de ampliar e tornar flexível o conceito.

Acompanhe sua evolução:
Década de 20 – A terminologia “mass mídia” ou “meios de comunicação de massa” foi cunhada para referenciar as mídias que alcançam o grande público tais como : o rádio, a televisão, o cinema a escrita impressa em livros, revistas, boletins, jornais.
Década de 30 – O advento da televisão em 1939 e sua disseminação a partir da década de 60 trouxeram novo impulso à geração e distribuição de informações amplamente utilizadas para homogeneizar os sistemas de educação.
Década de 60 - Com relação às tecnologias da mídia de massa, destacam-se três grandes transformações, segundo Dizard (1998):
                Transformações segundo Dizard (1998)
1ª. Transformação: Introdução, no século XIX, das impressoras a vapor e do papel de jornal barato, que resultou na edição de jornais, livros e revistas em grande escala.  
2ª. Transformação: Introdução da transmissão por ondas eletromagnéticas - o rádio em 1920 e a televisão em 1939.
3ª. Transformação: Produção, armazenagem e distribuição de informação e entretenimento estruturados em computadores.


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Referências:
Intel Educar - Fundamentos Básicos
http://www.intel.com/education/la/pt/basica/educar/fbasicos/index.htm

MORAN, J. M., NASETTO, M., BEHRENS, M.Novas tecnologias e mediação. Campinas: Papirus, 2007

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