Aula 5 - Webquest

Webquest é uma metodologia que direciona o trabalho de pesquisa utilizando os recursos da internet. É uma oportunidade de realizar algo diferente para obter resultados diferentes em relação à aprendizagem de nossos alunos. Webquest é uma proposta de Berni Dodge - 1995, e hoje conta com mais de 10mil páginas da Web.



A WEBQUEST COMO ATIVIDADE DIDÁTICA POTENCIALIZADORA DA EDUCAÇÃO


WEBQUEST um desafio para o Professor



WEBQUEST_RECURSO_EUCATIVO_E_FERRAMENTA_DE_AVALIACAO







































Referências:

Conceito de Webquest


http://www.slideshare.net/nubeaxavier/webquest-conceito

5 comentários:

  1. Em relação as ferramentas para o professor na medida em que ele adapte webquest de acordo com os conhecimentos curriculkuares e adequados a realidade dos envolvidos, no caso os alunos, entendemos que o seu sucesso enquanto nova dinâmica de aprendizagem se tornaria satisfatória e até extensiva a outros contextos. Vamos pensar em elaborar um projeto em que todo o conteúdo para a formatação de uma webquest fosse compativel com a realidade dos alunos e que esses também interegissem durante a sua execução. aqui no caso toda a hiperatividade e a vontade de aprender desses emvolvidos seriam capazes de enriquecer qualquer espaço que ainda estivesse por preencher.

    ResponderExcluir
  2. Claudinei, Cléia e Oséias24 de abr. de 2014, 18:18:00

    Nós escolhemos o tema: Diversidade Cultural na Disciplina: Língua Portuguesa - 7 série. Verificamos que o site possui uma poluição visual que é extremamente cansativa e desgastante referente à leitura. A combinação de cores (azul e pink) não foram congruentes na apresentação. Averiguamos que os tópicos: introdução, tarefas, processo, avaliação e conclusão são repetitivos, não tornando clara as informações que são solicitadas. Não há uma linearidade para o que se deseja fazer. As ideias não são claras e concisas. Observamos que a temática apresentada no transcorrer apresentada é subjetiva e não condiz para o que é efetivamente solicitado. Houve em todo momento, ausência de elaboração, bem como no planejamento sobre o assunto a ser discutido. Em suma: as informações contidas na WebQuet "fugiu" do contexto. Discentes: Cléia Souza Santos, Claudinei de Aro Poço e Oséias Ricieri S. Mattos).

    ResponderExcluir
  3. Aline Ap.de Lima /sala 90726 de abr. de 2014, 16:54:00

    Primeira série /Título Sacola mágica/Disciplina Pedagogia.
    Boa noite professora observando no geral as atividades aplicadas aos alunos da primeira série observei vários erros nos quais foram:
    1-Introdução:Não está claro e conciso o objetivo do trabalho, a introdução não está apresentando ao leitor o tema que será desenvolvido.
    2-Tarefas- A ideia da sala de vídeo é boa, pois trabalhar com os alunos usando outros meios de aprendizagem torna a aula mais atrativa principalmente nessa nova geração, porem é preciso explorar mais, o abecedário da Xuxa não é viável, pois demonstra método tradicional ou seja, repetição , é preciso intervir e mostrar ao aluno a compreender o exercício para um bom desenvolvimento dos alunos.
    3-processo Não está claro o que será feito com o sacola mágica,
    O que será feito com as fichas depositados pelos alunos na sacola?
    Que transformações externas são essas feitas pelas professora?Para o leitor terá que estar claro o processo ,pois ficou incompleto essas informações.
    4 A avaliação é interessante pois mostra uma professora preocupada com a Formação e desenvolvimento de seu aluno pois ela está trabalhando de forma atribuído aos ensino, priorizando as capacidades cognitivas as atitudes e o conceitual.
    5- A ideia da professora é bem objetiva em relação a aprendizagem dos alunos,porem na conclusão a um erro de palavra, o verbo adivinhar está incorreto pois está claramente escrito”advinhar”, ou seja sua preocupação com o exercício deixou a despercebida não se atentando ao erro de português.

    ResponderExcluir
  4. A metodologia da webquest possibilita ao professor tentar novas maneiras de trabalhar temáticas do currículo que são mais "batidas", trazer novos olhares para assuntos já conhecidos.
    Por outro lado, essa nova abordagem deve ser muito bem planejada em todas as suas etapas, para que não hajam falhas. Metodologias que fogem dos padrões tradicionais tendem a correr muito soltas, por dar maior autonomia de execução aos alunos. Levando isso em conta, o professor deverá deixar todas as etapas muito claras para os alunos e também como será o processo de avaliação.
    Todas as etapas devem ser orientadas de perto, sempre relembrando as regras e os prazos da tarefa.
    Acreditamos que levando tudo isto em conta a execução de uma Webquest possa ser muito bem sucedida e acabar se tornando uma prática cada vez mais comum.
    Maira Oliveira Santos
    Paula da Anunciação - Sala 907

    ResponderExcluir
  5. Percebo que a ferramenta webquest nada mais é do que uma orientação ao estudo. Seu grande diferencial seria a possibilidade de estar em uma plataforma online, que possibilita o trabalho a distância, além da facilidade do acesso aos links com os materiais. Penso ser interessante, no entanto é necessário que o educando possua facilidade no manejo das novas tecnologias.
    O professor que elabora a webquest deve ter o mesmo cuidado que tem ao elaborar uma aula presencial: ser claro nas questões elaboradas, escolher os materiais que serão disponibilizados adequadamente.
    Minha avaliação é positiva, desde que ambos os agentes dessa interação tenham as habilidades necessárias para utilizá-lo.

    ResponderExcluir

Leia antes de publicar seu comentário, lembre-se que trata-se de um blog educacional.