sexta-feira, 12 de setembro de 2014

TICs e redes sociais na formação de professores - TV Escola (2)



Programa Salto Para O Futuro, da TV Escola, do Ministério da Educação. Série Tecnologias Digitais na Educação. Exibido em 01/12/2009. Segunda parte da entrevista com o professor Paulo Francisco Slomp, da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

AULA 4 - ATIVIDADE 2- REDES SOCIAIS (REFLEXÃO)


ATIVIDADE 1
Escola e mídia. Duas instituições que estão cada vez mais próximas e, ao mesmo tempo, distantes. Embora não faltem teorias, estudos e cursos que defendam o trabalho conjunto entre elas, a interface não é das melhores. Muitas escolas ainda não sabem lidar com os meios de comunicação, cada vez mais presentes, influentes e ao alcance de crianças desde a Educação Infantil.
Em junho de 2011, mais um caso veio ao público. A estudante Jannah Nebbeling, 15 anos, aluna do Colégio PH, no Rio de Janeiro, diz ter sido coagida pela direção da escola por ter criado uma comunidade no Facebook para debater assuntos escolares e divulgar as respostas dos deveres de casa que valiam pontos. A página era acessada por cerca de 700 alunos. Para a estudante, uma ação normal. Para a escola, uma cola virtual.
O caso foi parar na polícia. A mãe da aluna processa a escola pela forma como a instituição conduziu o problema: suspendeu a aluna por cinco dias. A escola diz ter chamado o responsável de cada aluno que estava participando da comunidade para uma conversa particular, explicando que se tratava de uma cola indevida, um processo não pedagógico.
Afinal, como é possível estabelecer uma interface criativa e construtiva entre a escola e, hoje, as redes sociais? Como avaliam o caso da aluna? Que pontos positivos é possível tirar deste caso?
Você, futuro professor, acredita que o método de avaliação praticado na maioria das escolas contribui para a atitude da aluna?
Após refletir, comentar e opinar sobre as respostas dos colegas, leia a matéria na íntegra (http://www.revistapontocom.org.br/materias/redes-sociais-na-escola)e volte a comentar.
Bom trabalho.
Profª Lourdes

AULA 4 - ATIVIDADE DE AQUECIMENTO - REDES SOCIAIS

http://caldeiraodeideias.wordpress.com/
AULA 4 - ATIVIDADE DE AQUECIMENTO

Olá, queridos alunos.
Vamos começar discutindo sobre um assunto polêmico: "O uso indiscriminado das redes sociais!"
Como é possível estabelecer uma interface criativa e construtiva entre a escola e, hoje, as redes sociais?
Deixe seus comentários e reflita sobre os comentários dos colegas.