sexta-feira, 12 de setembro de 2014

AULA 4 - ATIVIDADE DE AQUECIMENTO - REDES SOCIAIS

http://caldeiraodeideias.wordpress.com/
AULA 4 - ATIVIDADE DE AQUECIMENTO

Olá, queridos alunos.
Vamos começar discutindo sobre um assunto polêmico: "O uso indiscriminado das redes sociais!"
Como é possível estabelecer uma interface criativa e construtiva entre a escola e, hoje, as redes sociais?
Deixe seus comentários e reflita sobre os comentários dos colegas.

62 comentários:

  1. Sabendo usar as redes sociais pode ser de grande ajuda principalmente neste mundo hoje informatizado , não podemos ignorar esta força ou mesmo ferramenta.
    Dificil encontrar alguem que não faça parte de algumas delas .

    Mario Tiritan Sala 907 turma 2013.

    ResponderExcluir
  2. Boa noite, se usada de uma forma correta as redes sociais podem colaborar para socialização dos alunos, para tirarem dúvidas sobre os conteúdos abordados em sala, os alunos podem até fazer sugestões para os professores e colegas.

    Natalia Santos
    sala 907

    ResponderExcluir
  3. aecio castro - 913 - tradução16 de abr. de 2013, 11:13:00

    A dinâmica em que as redes sociais estão inseridas são ferramentas que auxiliam o trabalho além sala de aula, um grande desafio é saber em quais situações utilizá-las, o profissional tem que conhecer todos seus caminhos para poder socializar os conhecimentos, e para os alunos, no dia a dia, seria de grande utilidade se eles se interessassem ir além do que já conhecem dessas redes sociais. há questões que tem que ser respondidas antes de utilizarmos de forma maciça essas ferramentas, como? para que ? o que fazer? de que forma? essas perguntas e mais algumas são o ponto chave que possamos utilizar as redes sociais.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aecio, concordo. É um desafio muito grande saber utilizar adequadamente essas redes sociais sobretudo na área de ensino, em que os alunos poderão se utilizar desse recurso além da sala de aula.

      Excluir
    2. Adriana Armeda - 91316 de abr. de 2013, 16:08:00

      É um desafio, porém é também uma forma de motivar o aluno com o que ele mais gosta de usar e fazer fora da sala que é interagir com os colegas para falar de jogos e etc. Assim se o professor utilizar dessa ferramenta para ensinar terá a atenção em massa de todos os interessados.

      Excluir
    3. Concordo com o Aecio, o aluno também deve estar disposto a utilizar esssa ferramenta para o beneficío dele com relação a aprendizagem. Há de se encontrar meios que se discutam essa questão com eles.

      Excluir
    4. Oi, Aécio e Leila.
      Essas questões são as primeiras a serem respondidas pelo profissional da Educação, pois, acredito que antes de saber como devemos pensar no "para que?", depois o que e de que forma encaminhar. (Opinião minha!!!)
      Eu tenho um bom contato com meus alunos pelas redes sociais e depois de algumas leituras e "aulas" resolvi abrir um grupo no facebook, no qual discutimos alguns assuntos, postamos trabalhos, (pois é possível postar textos (doc), apresentações(pps e ppt) e vídeos.
      Posto vídeos sobre assuntos interessantes e referentes aos assuntos trabalhados em sala de aula, além, de informações sobre cursos e estágios.
      Os alunos também postam informações, é interessante, pois, acostumaram a trabalhar com os grupos (eu e a professora de Artes temos).

      Excluir
  4. Marcelo de Macedo Tradução 91316 de abr. de 2013, 15:59:00

    Acredito que as redes sociais podem ajudar na educação, mas se utilizadas de forma responsável pelos alunos e professores. Tem do em vista que no mundo globalizado em que vivemos tais ferramentas fazem parte do dia a dia da população mundial.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, Macedo.
      Devemos ter responsabilidade no uso e, você sabia que podemos abrir grupos fechados?
      Há grupos para todos os temas.

      Excluir
  5. O professor deve sempre ter em mente que ele representa uma instituição educacional e deve ser cauteloso ao postar qualquer coisa nas redes sociais.O professor pode usar a rede social para incentivar os alunos com novas descobertas em relação a disciplina, como no caso da língua inglesa, postar curiosidades sobre o uso alguns termos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. a mediação entre tecnologia e aprendizagem se tornou indispensável no processo de ensino e aprendizagem, bem como a interação professor, escola e aluno

      Excluir
    2. Mônica,
      O incentivo deve partir sempre do professor? Narciso, veja que quando nos referimos à interação em Cursos a distância, por exemplo, nos remetemos também, ao presencial.

      Excluir
  6. Confesso que ainda não havia pensado nessa questão de se utilizar as redes sociais como ferramenta para a aprendizagem, no caso da escola pública faltam ideias e investimentos, visto que o acesso dos alunos nas redes chega a ser incontrolável dentro da sala de aula, acho que temos de ter um novo olhar sobre essa realidade e começar a tirar proveito disso em benefício da educação.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, Adriano.
      Eu, há bem pouco tempo, também não tinha ideia de como utilizar essa ferramenta. Hoje em dia uso, mas ainda com algumas restrições, mas, percebo que o aluno acostuma e participa mais.

      Excluir
  7. Adriana Armeda- 91316 de abr. de 2013, 16:03:00

    As redes sociais sendo usada de forma correta,por exemplo um grupo de estudo coordenado por um professor, pode colaborar para que os alunos possam interagir fora da sala de aula, tirar dúvidas, pesquisar conteúdo para estudos. Assim socializando os alunos e os orientando no uso da tecnologias a seu favor. Facilitando e motivando o aprendizado utilizando de uma ferramenta que hoje é utilizada para divesão.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Adriana,
      Lembre-se do texto do Moran, quando o mesmo menciona a tv como entretenimento. Não é uma tarefa fácil mostrar ao aluno que o que ele usa como lazer utilizaremos como "estudo". Nem sempre é bem aceito, mas, quando percebem ser uma ferramenta séria, participam e até colaboram. Estamos, ainda, num aprendizado constante...

      Excluir
  8. Fernando C Roveri – Tradução – 91316 de abr. de 2013, 16:04:00

    Não consigo enxergar o uso de redes sociais em sala de aula. Qual seria o uso do Facebook, por exemplo? Por mais que esta famosa rede social tenha sua parte boa (comunidades sobre política, educação, música e cultura, por exemplo), acredito que a internet é muito mais ampla e ilimitada àquele espaço da rede social.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim,Fernando.
      Assim, como a sala de aula é, também, um espaço muito restrito. Local onde as carteiras ficam alinhadas e o professor é o "único dono do saber!", porém, foi nesse espaço que "aprendemos" quase tudo o que conhecemos hoje,muitas vezes com livros, revistas, jornais (recursos, também, muito mais amplos que a sala de aula).
      Alguns alunos sentem muitas dificuldades para interagir em sala de aula, percebo que os mesmos, nos grupos se posicionam mais.
      Estamos apresentando, apenas, mais uma ferramenta para uso em sala de aula, cabe ao professor analisar se é cabível ou não.

      Excluir
  9. Acredito ser complicado estabelecer uma interface criativa e construtiva entre a escola e as redes sociais. Isso porque a grande maioria dos alunos encara as redes sociais como entretenimento e não como ferramenta acadêmica. A dificuldade desse tipo de trabalho se dá com a diversidade e mistura de assuntos que ocorrem nas redes sociais, ou seja, é muito fácil para o aluno, enquanto faz uma atividade em rede social, se distrair com qualquer outro assunto e perder o foco do trabalho. Eu mesmo, não consigo conciliar qualquer tarefa acadêmica a redes sociais, quando preciso realizar algum trabalho acadêmico, preciso me desligar das redes sociais, caso contrário, levaria muito mais tempo para me concentrar e realizar o trabalho. Mas, também acredito que se houver uma página nas redes sociais, trazendo novidades e informações de assuntos interessantes ao aluno, neste caso sim, acredito ser uma ferramenta válida, pois é possível em meio ao entretenimento absorver informações pertinentes ao estudo, desde que sejam informações rápidas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, Regiane.
      Como todas as demais tecnologias, as redes sociais, também,precisam ser utilizadas com cautela, veja o que diz Moran:
      "Pessoas alienadas se alienam mais na Internet. Pessoas interessantes tornam a comunicação com a Internet mais interessante. Pessoas abertas utilizam a internet para promover mais interação e
      compartilhamento. Pessoas individualistas se fecham mais ainda nos ambientes digitais. Pessoas que têm dificuldades de relacionamento na vida
      real, muitas vezes procuram mil formas de fuga para o virtual. Geralmente quantos mais amigos as pessoas tem no virtual, o mais provável é que elas
      tenham poucos relacionamentos profundos no seu cotidiano..."

      Excluir
    2. Retificando: ...desde que contenham informações breves.

      Excluir
  10. MOACIR (CA: 613107026) - 91316 de abr. de 2013, 16:08:00

    As redes sociais, em futuro próximo, estarão plenamente inseridas nos currículos escolares, de todos os níveis. Na medida em que as redes se difundem, a interface, construtiva e criativa, entre a escola e as redes será criada sem maiores problemas. A indicação evidente da utilidade didática das redes está na forte característica interativa que faz a aproximação entre alunos, professores e alunos, e que logo será parte inerente de currículos escolares. Programas enfocando o exposto já existem e, em breve, será alvo de ampla divulgação.

    ResponderExcluir
  11. Leila Rosemari Teixeira Borges (913)16 de abr. de 2013, 16:13:00

    As redes sociais podem sim ser uma boa ferramenta nas escolas se usadas corretamente pois. nos dias de hoje a tecnologia é uma grande aliada nos estudos. Imagine um feriado prolongado e. tendo a oportunidade de sanar dúvidas com todos de um mesmo grupo de estudos, fazê-lo sem nem mesmo se mover de casa e muitas vezes a uma distância imensa até mesmo de cidades diferentes. Vivi uma experiência com meus ex alunos de tecnologia cujo grupo de estudo criei no facebook para tirarmos dúvidas e, num certo dia uma das impressoras coloridas deu um problema sério, meu Jovem Tec não pensou duas vezes, explanou-me tudo no facebook pedindo minha ajuda, mandei todo o procedimento, ele e todos os outros leram e agradeceram pois estavam também tendo o mesmo problema. Foi muito boa a experiência principalmente porque orientei-os enquanto estava em férias fora do Brasil. Tecnologia sabendo usar,incluindo as redes sociais é “uma mão na roda” .

    ResponderExcluir
  12. Luciana Alexandrini - Sala 91316 de abr. de 2013, 16:13:00

    A utilização das redes sociais serve como motivação para os alunos, porém é necessária a orientação do professor para que seja produtivo. O aluno devidamente instruído desenvolverá um papel mais ativo em sua aprendizagem e fará com que a aula fique mais interativa e diferenciada. Para o professor, a utilização dessas ferramentas permite a ampliação das possibilidades nos métodos educacionais, pois através delas podemos compartilhar documentos, fotos, mapas, trocar ideias e opiniões com os alunos e outros professores, criar comunidades para discussões, propor jogos e aplicar testes.

    ResponderExcluir
  13. Narciso/ tradução16 de abr. de 2013, 16:17:00

    As novas tecnologias, como as redes sociais, é mais um instrumento no processo de ensino e aprendizagem e torna indispensável a presença do binômio professor/escola preparados para o uso dessas novas ferramentas.

    ResponderExcluir
  14. Acredito que se os professores se inteirarem bem do funcionamento das redes sociais, poderão reverter em grande benefício a utilização dessas redes na área de ensino. Deverão dominar o funcionamento e ter consciência do alcance desses meios, sem eles próprios se “deslumbrarem”, ou criarem uma “dependência” dessa ferramenta. A partir daí, por se tratar de um meio de comunicação rápido e simultâneo, a escola e o professor poderão ampliar muito a comunicação e elaboração dos trabalhos escolares. Mas para isso é preciso conhecimento e habilidade por parte da docência, para que não se transforme numa faca de dois gumes, nem num caso mais sério como o acima citado.

    ResponderExcluir
  15. Daniela- tradução 91316 de abr. de 2013, 16:27:00

    Para que essa interface criativa e construtiva realmente aconteça, deve-se se deixar bem claro aos alunos o motivo do uso na sala de aula, mas antes de iniciar qualquer tipo de atividade, faz-se necessário um trabalho de conscientização com os alunos e tentar fazer com que respeitem as regras impostas para a utilização de determinada rede social. O trabalho, com certeza, é árduo mas vale a pena tentar.

    ResponderExcluir
  16. Pode-se implementar as possiveis tecnologias existentes com a aplicação do método pedagógico.

    ResponderExcluir
  17. Acredito que não somente as redes sociais devam ser utilizadas dentro da escola, deve-se explorar todo tipo de novas tecnologias assim como as antigas também, como livros paradidáticos, de leitura etc.
    A presença do professor durante esse processo de aprendizagem é fundamental; afinal, é o professor o mediador de todo o processo.

    ResponderExcluir
  18. Eu penso que é necessário, não só levar os alunos a utilizar essas redes sociais para atividades escolares como também é fundamental se aproximar deles através das redes e na minha opinião grupos no Facebook ainda é a melhor forma para esse tipo de interação de aula com as redes sociais.

    ResponderExcluir
  19. 321 - Willian Matos e Elaine Correia13 de set. de 2014, 05:37:00

    Bom dia!

    As redes sociais são superimportantes levando em consideração nossas necessidades atuais. Ela possibilitam diversas formas de intercâmbio, de socializações, de desenvolvimento de pesquisa e especialmente de compartilhamento de informações enriquecedoras e agregadoras. Mas, é importante a conscientização sobre a maneira mais viável e correta de utilização, assim como suas implicações negativas no mau uso.
    Na sala de aula, o professor precisa saber de qual forma utilizar tal recurso (redes sociais), possibilitando, como ferramenta de ensino, um aprendizado eficiente em sala de aula, além de o aluno poder desenvolver a habilidade de levar aquele determinado aprendizado para além do ambiente escolar e/ou acadêmico. Fazendo aplicações efetivas em suia vida prática.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cabe ao professor, fazer as intervenções cabíveis para tornar frutiferas as experiências contidas nas redes sociais.

      Excluir
    2. Willian Matos de Elaine Correia13 de set. de 2014, 06:36:00

      Sim, daí a importância de um planejamento pedagógico eficiente e que promova resultados. É necessário ponderação.

      Excluir
  20. Não podemos negar que na realidade escolar o uso das redes sociais é comum, mas o que isso deve ficar claro para o aluno é que existe um acordo e limites que devem ser respeitados por todos.
    Para isso é preciso que haja conscientização do grupo quanto ao que se pode ou não ser exibido como conteúdo das aulas.Nessa etapa o professor tem a responsabilidade de conhecer o conteúdo tecnológico que está propondo como ferramenta para determinada atividade.
    Dessa forma, possibilita-se que ambas as partes estabeleçam comunicação sobre as aulas e os conteúdos abordados no meio digital.E quem deve mediar esse "acordo" é o professor durante o processo.

    ResponderExcluir
  21. Lilian Oliveira - Sala 32113 de set. de 2014, 05:45:00

    Atualmente o Professor, deve permanecer conectado em todas as mídias, fazendo uso das mesmas, de forma atrativa para que desperte no aluno um interesse em utilizar aquela rede como uma forma de conhecimento e não somente como "distração virtual".
    A utilização de páginas da própria instituição de ensino, com informações referentes à acontecimentos dentro e fora da escola, com o intuito de inserir os pais e a comunidade nas redes sociais, o que pode gerar, também, uma aproximação com os jovens (relação pais e filhos).
    O professor pode utilizar essas redes sociais, como uma ferramenta avaliativa, onde pode inserir conteúdos referentes a grade curricular de suas aulas, realizando avaliações periodicamente.
    Tornar atrativo para o aluno algo que para ele pode ser massante e desnecessário, fazendo com que ele descubra novas fontes de conhecimento a partir das redes sociais.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A educação deveria trazer para as salas de aulas sistemas de ensino que se baseiam nos jogos e nas redes sociais, ficaria bem pratico para os professores que não tem essa interação com a tecnologia e com seu aluno.

      Excluir
    2. Concordo plenamente com a Lilian, o segredo é fazer da aula difícil, atrativa e assim reter a atenção do aluno, principalmente com as redes sociais já que elas fazem parte do dia a dia do aluno atual.

      Excluir
  22. Da mesma forma que o uso do vídeo na sala de aula tem de ser repensado e usado com bom senso, o mesmo serve para outros recursos pedagógicos, inclusive as redes sociais, ao mesmo tempo em que aproxima o professor do aluno, pode dar a eles uma falsa ideia de liberdade de nos tratar como amiguinhos, é preciso estabelecer alguns limites e ficarmos atentos ao que postamos.

    ResponderExcluir
  23. A era tecnológica esta em toda parte, dessa forma a escola também não pode ficar de fora. O uso da tecnologia em sala de aula é bem produtivo e estimula o aluno a ter uma aula que tenha uma ligação com seu cotidiano sem ser tedioso e desmotivador, sempre lembrando o aluno que o professor é parte essencial dessa ligação entre aluno e maquina.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo com a Edileusa. É necessário que o professor se recicle constantemente. Já que estamos numa era de constante evolução tecnológica, por que não aderir ao mundo virtual como ferramenta de trabalho? Se é de extrema importância que o professor interaja com o seu aluno.

      Angélica S. Sala 321

      Excluir
  24. 321 Luiz Carlos , Jurandir13 de set. de 2014, 05:57:00

    É possível realizar essa interface através de uma fusão entre a tecnologia e a didática metodológica do profissional da educação. Agregando as redes sociais às suas aulas, tornando-as mais dinamicas, construtivas e atuantes. Criando assim uma extensão do conhecimento, fora da sala de aula, através da criação de grupos visando o compartilhamento de conhecimento de mundos diferentes que se completam, facilitando o processo de ensino aprendizagem.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo com vocês.A internet é uma ferramenta indispensável no processo de ensino e aprendizagem.

      Excluir
  25. Não tem como fugir da realidade.As redes sociais estão presentes em todos os ambientes e praticamente todos temos ou fazemos parte de alguma(s) redes.Acredito que poderemos sim aprender e tirar ótimos proveitos.Exemplo são os compartilhamentos que a escola (entre turmas),esta trocando informações.Montamos uma sala especifica para noticiar os eventos internos,externos,passar dicas de estudos,feiras,seminários,datas comemorativas,aniversários etc.
    Temos também alguns problemas como em todos os lugares que trata de comunidade,mas tudo gera bom senso entre os participantes,quando um exagera outro logo corrige.

    ResponderExcluir
  26. É interessante e importante utilizar as redes sociais para interagir com os alunos e usá-las a favor da escola, desenvolver atividades on-line e pesquisas. Os professores precisam se atualizar ao invés de só criticar as redes sociais, já que através dessa ferramente os alunos terão mais interesse por ser muito utilizada nos tempos atuais. Tantos alunos como professores precisam compreender que as redes sociais como o facebook pode ser muito mais útil do que somente compartilhar fotos e mensagens.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Realmente, a tecnologia esta a nosso alcance temos agora e que ter um certo dicernimento da maneira de utilizá-lo

      Excluir
    2. Os professores que se utilizam as redes sociais abre um leque de possibilidades de interação que alia o interesse dos alunos pelas novas tecnologias, com a necessidade de torná-lo um pesquisador.

      Excluir
  27. Cada vez mais cedo, as redes sociais começam a fazer parte da vida dos alunos. Assim sendo, interagir com seus alunos via redes sociais faz com que ele conheça o perfil e os interesses desses alunos, possibilitando-o fazer intertexto entre o conteúdo programático e o interesse dos educandos, facilitando o processo de ensino e aprendizagem.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Realmente a tecnologia esta inserida rapidamente no mundo dos dicentes, cabe aos docentes acompanhar esse avanço.

      Excluir
    2. E o professor que não se atualiza e se nega a mudar sua didática fica para trás, Ionar.É o que acontece com muitos professores que infelizmente, ainda ficam na aula tradicional.

      Excluir
  28. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  29. O ambiente virtual é importantíssimo para o aprendizado, porém deve-se estabelecer critérios para sua utilização, devido a facilidade na procura de atalhos, fato que torna o aluno vulnerável à inércia mental. Uma interface deve ser monitorada no sentido de haver realmente uma interação entre o professor/aluno e aluno/aluno para uma produção e um crescimento intelectual satisfatório.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo contigo, amigo!
      Hoje os alunos são portadores de informações, porém muitas vezes são informações superficiais. Acho que o caminho do professor é ir mais a fundo. Mostrando caminhos que auxiliem o aluno a não ser um leitor totalmente passivo. Neste contexto, as redes sociais, em minha opinião, são ótimas ferramentas para essa análise.

      Excluir
  30. Utilizada de forma correta a rede social pode colaborar no auxilio do aprendizado e trocas de experiências. A tecnologia é uma ferramenta a nosso favor cabe utiliza-la corretamente com consciência,

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo Marli, pois as redes sociais mais usadas, como o facebook, o skipe e o twiter estão se tornando obsoletos, devido a fragmentação das publicações e a vulgaridade dos conteúdos postados, o que faz com que não haja acréscimo de informações e sim uma competição desenfreada em postagens egocêntricas e absurdas, principalmente no contexto político e religioso.

      Excluir
  31. Mostrando aos alunos como as redes sociais podem ser mais do que só entretenimento ou como entretenimento também pode ser criativo e construtivo.

    Acredito que o ambiente virtual é ilimitado, possuindo diversas ferramentas que auxiliam no aprendizado e criatividade do aluno. Contudo, há um trabalho forte a ser desenvolvido, visto que muitos alunos hoje são meros copiadores de informação.

    Acho que esse espaço virtual é importante para trabalhar a formação da opinião e análise da veracidade da informação, trabalhando noticias que são publicadas e investigando-a. Ou trabalhar a criatividade montando uma foto em estilo pop art, por exemplo, e posteriormente divulgar no Instagram. Ou criar um grupo no Facebook para discutir e postar trabalhos. Ou trabalhar o poder da síntese no Twitter. Ou trabalhar com realização de pesquisas sobre determinado assunto no Facebook. Ou criar vídeos para postagem no Youtube, enfim...

    Indo um pouco mais além, creio que quando um professor está na rede ele se aproxima do aluno, afinal não dá para distinguir o profissional do pessoal.

    Claro, todo o conteúdo trabalhado em uma rede social deve ser mediado e instruído pelo professor que, além de estar preparado, deve ser muito transparente explicando aos alunos o porquê de tal atividade e o objetivo claro disso.

    Erica Santos - Sala 321

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Achei interessante sua opinião Erica e ratifico a necessidade de incentivo aos alunos para que usem a tecnologia para crescimento intelectual. É lógico que não é possível monitorar eficazmente, porém o professor deve se esforçar para ser criativo e proporcionar maneiras atrativas para haver um aprendizado satisfatório.

      Excluir
    2. Erica Santos, concordo com você. Infelizmente, os alunos desconhecem a utilidade das redes sociais, achando que elas somente servem para postar fotos e mensagens como falei no meu texto (entretenimento) ou até mesmo a utilizam para denegrir a imagem de alguém e praticar o bullying. Eles não imaginam como essa ferramenta é importante para adquirirem e compartilharem conhecimentos, opiniões e quando fazem algum trabalho, não procuram verificar a veracidade dos fatos, simplesmente copiam. Muitos alunos meus ao fazerem uma redação, por exemplo, da qual eu solicitei, copiaram um texto totalmente igual, sem tirar nenhuma palavra e me entregaram. Não sei até que ponto eles acham que nós professores não conhecemos quando algo é feito por eles ou simplesmente plagiado. E como você falou, através da rede social o relacionamento aluno e professor muda, há um aproximação maior, mas também deve ser imposto limites para que não haja uma invasão, porque as redes sociais também podem ser perigosas. Mas vai depender do professor, mostrar aos alunos que não se deve misturar as coisas, sendo transparente e deixando bem claro o objetivo de tal trabalho.

      Excluir
    3. É importante, mesmo, o professor dominar suas ferramentas de trabalho. Saber passar para os alunos, o que realmente interessa no ensino-aprendizagem, pois a internet é bastante perigosa e influenciável.

      Excluir
  32. As Redes Sociais tem proporcionado ao aluno e ao professor uma condição de trabalho diferenciada e abrangente, pois é atrave´s dela que postamos videos, filmes, artigos entre outros para o aluno, essa relação interface faz com que o Educador saia do tradicional lousa, cadernos e apostilas e passa para um campo cibernético, proporcionando até mesmo ganho de tempo e aproximação ao mundo do aluno.

    ResponderExcluir
  33. Erica Santos, concordo com você. Infelizmente, os alunos desconhecem a utilidade das redes sociais, achando que elas somente servem para postar fotos e mensagens como falei no meu texto (entretenimento) ou até mesmo a utilizam para denegrir a imagem de alguém e praticar o bullying. Eles não imaginam como essa ferramenta é importante para adquirirem e compartilharem conhecimentos, opiniões e quando fazem algum trabalho, não procuram verificar a veracidade dos fatos, simplesmente copiam. Muitos alunos meus ao fazerem uma redação, por exemplo, da qual eu solicitei, copiaram um texto totalmente igual, sem tirar nenhuma palavra e me entregaram. Não sei até que ponto eles acham que nós professores não conhecemos quando algo é feito por eles ou simplesmente plagiado. E como você falou, através da rede social o relacionamento aluno e professor muda, há um aproximação maior, mas também deve ser imposto limites para que não haja uma invasão, porque as redes sociais também podem ser perigosas. Mas vai depender do professor, mostrar aos alunos que não se deve misturar as coisas, sendo transparente e deixando bem claro o objetivo de tal trabalho.

    ResponderExcluir
  34. As redes sociais são excelentes ferramentas didáticas, devido serem algo que faz parte do cotidiano do aluno. O professor tem a possibilidade de trazer o aluno para perto dele, aumentando ainda mais a relação professor-aluno. A partir da diversidade de páginas, os alunos encontram páginas relacionadas as diferentes disciplinas, páginas sobre educação, notícias, tirinhas, entre outros. O ambiente virtual torna a aula mais interessante e diversificada, ampliando mais o trabalho do professor e saindo um pouco da sala de aula. É importante ressaltar também, que há a possibilidade de um educando ajudar o outro, quanto as suas dificuldades, tornando as aulas mais interativas.

    Angélica S. Sala 321

    ResponderExcluir
  35. Penso que os adolescentes acham que as redes sociais são território livre, onde se pode fazer (aqui entendido como postar) tudo sem consequências. Então a primeira atitude que a escola deve ou deveria tomar antes de inserir as redes sociais como ferramenta de ensino é a questão da ética. Mostrar aos alunos como agir no mundo virtual sem desrespeitar pessoas e “combinados” preestabelecidos, e somente depois utilizá-las como uma ferramenta a mais para a aprendizagem.
    Vídeos, conversas, jogos, postagens podem ser muito úteis quando utilizados por professores capazes de unir a tecnologia com os conteúdos pedagógicos em suas aulas.

    Gilmara

    ResponderExcluir

Leia antes de publicar seu comentário, lembre-se que trata-se de um blog educacional.