Olá, turma.
A música pode ser um instrumento a mais na construção do conhecimento histórico do aluno e de sua identidade,pois permite trabalhar as dificuldades relacionadas à leitura, a escrita e aprendizagem, despertar o senso crítico e o interesse dos mesmos para disciplina história. Além disso, a música pode despertar os interesses dos alunos, proporcionando-lhes uma aula diferente e prazerosa.
Leia o artigo "Novas Fontes nas Aulas de História, Desafios e Proposições: O Caso da Música" e responda:
Você aluno ou professor já teve uma boa experiência, em sala de aula, de ensino e aprendizagem de História com música? O que mais marcou? Quais habilidades acredita que foram desenvolvidas? Vamos compartilhar?
Referências:
- NAPOLITANO, Marcos. História & música - história cultural da música popular/ Marcos Napolitano. - Belo Horizonte: Autêntica, 2002.
- ABDU, Kátia Maria. Registro e representações do cotidiano: A música popular na aula de história. Cad. Cedes, Campinas, vol. 25, n. 67, p. 309-317, set./dez. 2005. Disponível em http://www.cedes.unicamp.br.
Bom trabalho
Eu não tive aulas com temática de música inglesa. Acredito que seria ótimo se todos tivessem acessos a aulas de diversas formas de aprendizado além da música mas idas a laboratórios. No caso da música, ela faz o aluno ficar "apreendivo a aula pois tira a monotonia daquele padrão de aula que ainda infelizmente tanto professores quanto a sociedade nuam forma geral tem de "lousa e explicação seguida de atividades ou provas".
ResponderExcluirAulas diferenciadas tornam o aprendizado mais importante e aprofundado sobre tal documento, visto que música nada mais é do que uma expressão do ser humano e até mesmo do período em que vivemos, seja social, cultural, político econômico e até mesmo sentimental.
Luiz Felipe - Sala 907 - Pós História.
Concordo plenamente... E também podemos observar os "tipos" de música que fazem sucesso na atualidade, para algumas classes sociais a música difere bastante. Desta forma podemos ver um reflexo da sociedade, podemos observer sobre o que ela quer ou deseja.
Excluirlol
ExcluirLuiz Felipe!!!
Sim, trabalhei o contexto do surgimento da house music em Chicago. Os movimentos de resistência gay em torno dessa música, pois as festas de house, por serem frequentadas por gays negros e latinos, eram discriminadas pelos poderes públicos de Chicago.
ResponderExcluirConseguir sensibilizar o aluno para os problemas enfrentados pelos homossexuais numa sociedade heteronormativa. Fazê-los compreender que os estilos musicais são frutos de contextos históricos, sociais e culturais.
Leonardo
Parabéns Leonardo realmente é uma ótima maneira de mostrar para os aulunos o porque de cada estilo musical, falando também de que região são e por quais motivos sociais foram feitas.
ExcluirNatalia Santos
Muito bem,Natália e Leonardo.0
ExcluirAntes mesmo do trabalho com música em sala de aula é importante que o aluno conheça o contexto histórico,social e cultural. A própria história do estilo musical, dependendo da faixa etária,o envolvimento é maior!
Parabéns, pelas sugestões.
Nunca tive essa oportunidade, gostaria de passar por essa experiência. Seria legal ter uma aula sobre a Guerra Fria rolando de fundo Gimme Shelter dos Stones.
ResponderExcluirLeandro
Ótima sugestão!Acredito que o movimento punk, por exemplo, é otimo para exemplificar o período de recessão na Inglaterra no fim dos anos setenta.
ExcluirVeronica -sala 907
*Não músicas inglesas mas mesmo em aulas de história não tive aulas com músicas.
ResponderExcluirLuiz Felipe - 907 - História.
Uma boa experiência com música em sala de aula foi durante a graduação na disciplina de História da América quando a prof. utilizou músicas de artistas como Mercedes Sosa para exemplificar a cultura argentina e o modo como ela expressou a época da ditadura naquele país e enfatizou suas características. Assim como ela fez com Cuba, quando foi a aula referente ao país.
ResponderExcluirMarcela deve ter sido muito bom mesmo, a musica da Mercedes, espessa muito da historia da América Latina, era uma pessoa sabia muito bem sobre acontecia na amarica latina, e tinha uma ação politica atuante. é esse tipo de ação podemos ver como a musica e educação pode anda junto.
ExcluirSou formada em Letras, e nas aulas de Literatura Brasileira uma de minhas professoras costumava usar músicas da MPB, especialmente do Chico Buarque, para ilustrar e contextualizar o período histórico. Acredito que foi um ótimo recurso, que nos ajudou a vivenciar um pouco do sentimento das pessoas daquele período.
ResponderExcluirVeronica sala 907- Pós História
Boa noite, as letras de Chico Buarque são muito ricas nessa proposta pedagógica, dá pra trabalhar duas visões através da música, a letra no sentido de protesto e o seu significado enquanto resposta para a classe dominante. Valdir
ExcluirEmbora eu não goste de trabalhar com música, acho que esta proporciona uma aula realmente estimulante. Os Alunos gostam deste tipo de aula pois lhes proporciona uma visão e também algo diferente, alguns deles podem até mesmo gostar do ritmo e do que a música retrata. Como foi apresentado no Artigo do site "história e histótia", vc consegue desenvolver habilidades de leitura utilizando a letra da música, a do imaginário também, pois este vai sendo levado pelo som e pela letra. Mostrar também que a música tem várias interpretações e que cada um compreende de uma forma, dependendo de seu contexto social.
ResponderExcluirBoa noite a todos,
ResponderExcluirA música é uma ferramenta muito interessante para o aprendizado, igual ao filme mas é claro guardada suas particularidades a música pode trazer um novo olhar e novas perspectivas aos estudos de história e consequentemente sua apropriação. Hoje tive uma experiêrncia interessante com a música, estava trabalhando Brasil e os movimentos sociais e sua transformações e comentei as mudanças na sociedade na questão trabalhista quando comentei que na década de 80 a lei permitia o registro na carteira com 13 anos e que hoje por questões de avanços tecnológicos os adolescentes passam mais tempo estudando ou alternando ensino regular e técnico, como se tratava de uma temática bem aberta a perguntas um aluno me questionou sobre as músicas do nosso cotidiano num sentido ruim (funk), falei para ele que se tratava das transformações que a sociedade atravessa sendo ela por alienação ou por questões de mercado.
Usando o celular do meu aluno aliás muito bom pedi que coloca-se uma música da banda Guns in Roses da década de 80, música essa que teve uma nova roupagem na década de 90 e outra roupagem no ano de 2000, ou seja, mudanças que começou no rock, passou pelo flashhouse e terminou na eletrônica, eles acharam interessante como a mesma música traz significados diferentes, foi uma experiência interessante primeiro por que surgiu na sala de aula tornando o tema curioso.
Mas é necessário contextualizar e problematizar para que a música seja analisada cientificamente
pela história.
esse texto é meu Valdir esqueci de por o nome risos
ExcluirBoa noite, o bom uso de músicas nas aulas de histórias rendem frutos muito bons, se o professor conseguir fazer um link de uma matéria que já foi anteriormente explicada com uma música que irá ajudar os alunos a absorverem o conteúdo de forma significativa. No ensino médio quando estávamos tratando sobre ditradura militar o professor trouxe primeiramente a letra e depois a música do Chico Buarque "Cálice", mostrando como os trechos da música cabiam perfeitamente no conteúdo, explicou também que a música foi feita exatamente para contestar a realidade que as pessoas viviam naquela época.
ResponderExcluirExistem muitas exemplos de músicas que podem ser usadas em sala de aula, exemplo:
"Quem me dera ao menos uma vez
Fazer com que o mundo saiba que seu nome
Está em tudo e mesmo assim
Ninguém lhe diz ao menos, obrigado.
Quem me dera ao menos uma vez
Como a mais bela tribo
Dos mais belos índios
Não ser atacado por ser inocente."
Legião Urbana Ìndios
Infelizmente até hoje essa música pode ser usada pra falar de como não só índios mas pessoas com menos poder aquisitivo e diferentes sofrem.
Natalia Santos
Essa música "Calíce" de Chico Buarque é realmente muito boa, mesmo pq a censura liberou esta música sem nem ao menos perceber que ela se tratava do Regime militar na épcoa. Os intelectuais, principalmente os músicos, foram muito atacados no período de redemocratização por jornalistas que alegavam que estes não haviam feita nada, nem mesmo se expressavam contra... Um tempo depois mostrou-se o contrário, a resistência e a crítica sempre existiu, estava lá, mas poucos eram os que conseguiam ver ou até mesmo ouvir...
ExcluirBoa noite Natalia, ótima sugestão, podemos até acrescentar como que ideologicamente o nativo, o negro e o branco, termos utilizados da década de 30 por Gilberto Freire deu certo só aqui na formação do povo brasileiro e nos outros países os maus tratos aos nativos e aos negros ganharam força no século XX, ou seja, o índio assim chamado no Brasil é desvalorizado em todos os seus aspectos tendo que se submeter a vender seus instrumentos como mercadoria para sobreviver itens é claro que tinham outra função social e cultural. Valdir
ExcluirNá época achamos muito interessante esse fato da censura não ter percebido do que se tratava, a partir daí surgiu o interesse de conhecer mais sobre a época e sobre o Chico Buarque também, as músicas dele são muito boas!
ExcluirMuito bem colocado Valdir, e infelizmente até hoje algumas escolas não mostram aos alunos o quanto é importante entender e valorizar o percurso dos índios no Brasil.
ExcluirNatalia Santos
Não me recordo de músicas em aulas de História, mas sim em aulas de Inglês, apesar disso acredito que ajuda bastante o aluno relacionar o conteúdo é escutar a música entendendo o que o autor quer dizer, é não apenas ouvir os instrumentos, como acontece na maioria das vezes. A música é uma forma mais fácil de fazer o aluno refletir sobre determinados assuntos.
ResponderExcluirQuando abordo o tema de Globalização, gosto de passar para eles a música do Gilberto Gil- Parabolicamará. Ajuda bastante e eles interagem bem a proposta.
Vania 907 - História
Obtive minha experiência enquanto aluno.
ResponderExcluirNas aulas da graduação durante a disciplina História da América II, a professora sempre nos trazia música para ilustrar o conteúdo aprendido.
Em alguns casos, como o de Mercedes Sosa, em muitas de suas músicas há uma influência de músicas indígenas e outras músicas que retratam o período da ditadura, quando a cantora foi exilada. Outros casos como Cuba através de Jorge Dexler também foram estudados.
Essas aulas com músicas nos auxiliaram a interpretar e compreender determinada música estudando todo o contexto no qual ela foi produzida, e em muitos casos o porque ela faz sucesso até os dias de hoje.
Concordo com a Verônica, certas músicas nos fazem sentir um pouco do que as pessoas sentiam na época em que as músicas foram feitas. È uma ótima forma de sensibilizar os alunos.
ResponderExcluirNatalia Santos
A musica ou outra forma que seja usado, na sai da aula tradicional e muito importante, faz com que o aluno veja aula por uma outra forma , não só o ouvi e escrever. Ele poder usa outros sentido e com isso toma o cotidiana da aula agradável pois tenha a ver com mundo deles, hoje a musica é o que mas faz parte do seu dia a dia até mesmo do seu estilo de vida. Eu já tive aulas de inglês com musica confessor que foi á forma que consegui melhor compreender a linguá inglesa e a curiosidade por alguns estilo de musica, considero toda forma que possa ajudar ao aluno entender melhor o que esta apreendendo e/ou sobre conceito para quebra preconceito considero louvável. Sl.: 907 - História
ResponderExcluirÉ bacana quando o José coloca a respeito da utilização de música nas aulas buscando sair de aulas tradicionais, outro ponto relacionado a isso, é que essa atividade pode marcar tanto o aluno ao ponto dele poder lembrar sempre do conteudo que estava sendo trabalhado.
ExcluirA minha experiência mais marcante com música nas aulas de história foi com uma turma de 9º ano onde estávamos trabalhando os conflitos bélicos da Guerra Fria. Entre um dos conflitos tínhamos focado a Guerra do Vietnã. Escolhi a música: “ Era Um Garoto Que Como Eu” (Engenheiros do Hawaii) para que eles pudessem refletir sobre a situação de milhares de jovens soldados que deixavam a sua rotina em família e vida em sociedade para “participar” da guerra. A música também foi relacionada com um texto que relatava como era a vida dos soldados nos campos de batalhas.
ResponderExcluirOutra atividade que procuro desenvolver ao término de conteúdos trabalhados é a orientação para que eles realizem paródias musicais com os temas, de modo que após todas as “confecções” eles possam apresentar no pátio do colégio para alunos de outras turmas. Essa é uma prática que gosto muito e observo ser muito prazerosa para eles, além de contribuir de forma positiva para o processo de ensino-aprendizagem.
O ato de relacionar, dinamizar, elaborar e refletir os seus conhecimentos creio que foram habilidades desenvolvidas.
Numa aula de historia podemos usar musica em varios mometos se a aula for sobre a ditadura militar podemos usar varias musicas como a musica para não falar das flores , no campo soldados armados campos construções nos quarteis nos ensina que morrer pela patria ou viver sem razão . Veja neste contexto poderemos partir de como era dificil viver com a sensura e tambem mostrar todo um lado ideologico para que os cidadões amassem a patria assim mostrar aos alunos como era a propaganda nesta epoca como o lema " Brasil ame-o ou deixe-o" ,é importante trabalhar com musica muitos outros temas até mesmo rok e fank para trabalhar atualidades.
ResponderExcluirMario Tiritan - Sala 907
Isaias de Sousa - sala 907
ResponderExcluirAluno- nunca tive esperiência com ferramentas diferente para aprender ingles sempre foi usado giz e lousa e nunca saui do verbo {tobe}
A lingua inglesa apezar de ser tao importante inclusivo nos ultimos dias nem para aprender e nem para ensinar.
Taís Helena Sala 907
ResponderExcluirNão, ainda não tive essa experiência, mas acredito que trabalhar com música no ensino e aprendizagem, seja língua inglesa ou não, a aula fica mais dinãmica, fixando melhor a atenção do aluno, eles sentirão mais prazer na aula e aprendizagem se dará de forma fácil e agradável.
Enquanto aluna também não me recordo de algum professor ter trabalhado com músicas, mas concordo com esse exemplo colocado pela Vania para trabalhar a Globalização. Quando relaciono a Globalização com a Nova Ordem Mundial, também gosto de trabalhar a música: "Fora de Ordem" do Caetano Veloso.
ResponderExcluirA propósito da presente atividade, o recurso ora discutido - a música no processo de aprendizado - não foi por mim utilizado em sala de aula por ainda não lecionar. Assim, resta a narrativa de uma das poucas oportunidades em que presenciei sua efetiva utilização: nos idos de 2006, quando cursava Letras, (não me recordo em que disciplina) um grupo, ao final da exposição teórica, apresentou a música "Pra não dizer que não falei das flores" de Geraldo Vandré, em Libras. A música soava ao fundo enquanto uma das integrantes interpretava a canção. Grande parte da sala se emocionou com a apresentação. Afora a sensibilização que a música proporciona seja para tal ou tal sentimento (melancolia, revolta),
ResponderExcluira experiência vivenciada, naquele momento e hoje enquanto lembrança, associaram, em minha percepção, o professar e o efetivar.
Enquanto a canção pedia "vem vamos embora que esperar não é saber", a integrante que a interpretava, por trabalhar a língua da comunidade surda, efetivava o saber em lugar de esperar por ele. Dessa forma, compreendo que a música, tal qual a ilustração, o vídeo (etc), relaciona o mundo ideal (aquele do campo das ideias) ao mundo real e nos permite aprender através de nossas percepções e vínculos com o conhecimento já produzido.
A musica é uma ferramenta que pode ser utilizada principalmente no ensino de história porque toda musica tem um contexto.
ResponderExcluirAté mesmo aquelas que em um primeiro momento não parece dizer muita coisa pode ser estudada e analizada.
Eu acredito no uso da musica para melhor ajudar no desenvolvimento da aula.
Mario Tiritan - sala 907
Minha experiência com musica foi como aluno. Lembro que não era uma aula normal, e sim uma aula de final de semana, pois a escola estava com um projeto de aulas de reforço para quem iria fazer vestibular ou Enem. A aula em questão era de Português, e tinha como seu maior foco à Redação. A Professora escreveu na lousa a letrada musica de Chico Buarque – “Construção”. Pediu para os alunos lerem o texto, que estava na lousa, com muita atenção, depois disso, ela foi explicando cada trecho da musica, em uma forma histórica e social, voltou e começou a fazer o mesmo processo, fazendo uma analise sintática e morfológica da letra, mostrando, que, aos nossos olhos, poderia parecer apenas uma letra de uma musica, mas se tratava de algo muito mais alem. Tratava-se não somente de uma poesia cantada, mas de uma obra de arte, uma obra literária, e foi nos mostrando, ponto a ponto, detalhes por detalhes. A musica foi destrinchada, nos mostrando o quanto foi necessário, um conhecimento de português, para se fazer tal obra. Não lembro exatamente, mas foi passado um exemplo pela professora, onde autor fazia um jogo com as palavras, onde cada estrofe terminava sempre com uma palavra proparoxítona. Não lembro se era exatamente isso, mas serve para entender o tipo de jogo de palavras que continha tal obra literária (musica). Acabei virando um grande fã do autor, além de me apaixonar pela musica.
ResponderExcluirIsaias de Sousa - sala 907
ResponderExcluirProfessor - sendo aula de ingles ou de Históri é interesante que usa ferramentas diferente para melhorar o ensino aprendizado, a música é uma ferramenta bacana para usar em sala de aula além de descontrair prende atenção dos alunos podendo ai levantar os conceitos sitado na música relacionando ao contexto do texto trabalhado na sala de aula
LAIR - SALA 907
ResponderExcluirNa verdade não sei o que relatar como experiência nesta atividade, pois, durante meu percusso como aluno nunca foi me apresentado a música como uma alternativa para o aprendizado, em nosso caso, disciplina de História.
Como ja me apresentei aos colegas, sou um inspetor de aluno(ATE)e trabalho na rede publica municipal, e nas escolas por onde já passei não observei tal utilização, porém, da-se para perceber o quão proveitoso será tal utlização, visto que, podemos analisar a letra de uma música, ver sua implicação perante ao contexto atual, sendo estes tanto político como social e assim retirar destes textos poético as informações que muito esclarecedoras podem ser. O exemplo é a letra da música de Renato Russo "Que país é este?" que muito pode nod dizer se analisada e discutida em sala, tendo como viés principal a ditadura militar. No momento é esta minha observação.
Ao longo dos meus anos escolares foram diversas as vezes em que através da música tive um bom caminho para absorver conteúdos. Acredito que este é um meio imprescindível e natural de aprendizagem. Mesmo porque, através da música o indivíduo pode transcender à realidade apresentada no contexto da disciplina, o que proporciona uma reflexão particular sobre o tema a ser estudado.
ResponderExcluirNão há duvidas que a música pode ser sim um facilitador neste processo, no entanto, há que se lembrar que é preciso, conforme o texto, contextualizá-la ao seu tempo, autor e forma de produção, e ainda assim, ter um outro cuidado peculiar, entender que trata-se de arte e a arte é livre e nem sempre o compositor quis dizer o que pudemos compreeender, de maneira que não podemos exigir também do aluno compreensão semelhante à nossa.
Cleonice - Sala 907
José
Embora compartilho da ideia, de que a música pode ser um excelente instrumento pedagógico; ainda não, usei em sala de aula. Porque entendo que, para ser uma boa ferramenta de ensino, ela precisa ser bem selecionada. E é exatamente esta nessecidae de seleção que pode ocasionar algumas dificuldades; cconforme o público alvo a que se pretende aplicar essa música como ferramenta pedagógica.
Essa questão do gosto e preferência musical principalmente da juventude quase sempre contraria aquelas que entendo que possa ser utilisada como instrrumento pedagógico.
E uma vez que esa música não corresponda ao gosto e interesse por parte desse aluno certamente não atingirá os objetivos que se propõe.
E nesse caso é preciso que um bom trabalho preliminar seje feito com esse aluno, no sentido de leva-lo a analisar a mensagem contida na letra da música, ou em suas entrelinhas.
LAIR - SALA 907
ResponderExcluirEm meu primeiro comentário falei de minha não experiência na utilização da música para o aprendizado, entretanto, como ficou transparente anteriormente, é obsevável que no momento tenho conciência e acredito no amplo benefício da inclusão da música em qualquer disciplina. Em nosso caso podemos nos aprofundar nas inteções claras e camufladas que normalmente vem das ideias que compositor ou autor da letra expõe. Podemos trabalhar estes pensamentos procurando ler estas com foco no cotidiano de cada um de nós e perceberemos que muitas vezes as letras de uma música vão muito além das palavras. Retornando ao nosso foco,à hitória, podemos e devemos levar para sala a música, pois, nas entre linhas, e no caminhar do tempo, tudo se tornará história. É com história que se forma a ou uma identidade.
Sim, como aluna na época da graduação tive uma grande compreensão do texto da disciplina curriculos e programas, a música era do grupo Pink Floyd Dark Side of the Moon, adorei a experiência e hoje uso muito disso em sala de aula e para o meus estudos em particular.
ResponderExcluirSempre acreditei que não importa o método que você usa para o ensinamento para o aluno, o que importa na verdade e saber se o aluno realmente compreendeu o que foi ensinado.
Luiza Helana sala 907
Já trabalhei música em sala de aula, e percebi que é muito útil, pois as aulas se tornam mais interessantes aos alunos, deixando de serem tradicionais.
ResponderExcluirAcredito que além de usar a música como um instrumento para a reflexão ela pode ser utilizada, no ensino de história, também como fonte de uma época. Exemplo desta utilização são as música do começo do século XX que tratam das transformações sofridas pela cidade de São Paulo.
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