terça-feira, 25 de março de 2014

AULA 1 - ATIVIDADE 1


*ATIVIDADE 1 –INDIVIDUAL E EM DUPLAS (DISCUSSÃO/SOCIALIZAÇÃO)

- Mas... o que são mídias? O que é tecnologia?
- Que mídias você utiliza no seu dia-a-dia?

Pense um pouco sobre seu dia de hoje:
- Como você acordou? Utilizou um despertador?
- Como preparou seu café? Usou uma cafeteira? O leite estava na geladeira?
- Leu seu jornal? Ouviu as notícias no rádio ou assistiu às notícias na TV?
- Como foi para a escola? Observou a sinalização no caminho?
- Como teve acesso a este curso? Usou alguma mídia? Alguma tecnologia?

Quando ouvimos falar em tecnologia, normalmente nos vem à cabeça a ideia de complexos artefatos tecnológicos, de forma que não nos damos conta de que utilizamos diversas tecnologias que já estão incorporadas ao nosso cotidiano. Podemos citar como exemplos simples: canetas, lápis, talheres, óculos, termômetros, etc.

Assistam ao vídeo e discutam, também, o que seria de vocês sem as Tecnologias


*ATIVIDADE 1 à Adaptada do Programa Mídias na Educação - MEC

AULA 1 - ATIVIDADE 2


ATIVIDADE 2 - AULA 1

(Esta atividade explora a relação entre os tipos de perguntas que os professores podem fazer e o nível de pensamento exigido dos alunos). Nesta atividade, você irá utilizar suas habilidades a fim de ajuda-lo a responder a algumas perguntas sobre as principais descobertas e invenções dos últimos anos.
1 – Individualmente, passe os próximos 10 minutos pensando sobre as possíveis respostas para as seguintes questões: Entre as 5 e 10 descobertas científicas ou invenções tecnológicas dos últimos 100 anos, quais você acha que tiveram o maior impacto(positivo ou negativo) sobre as pessoas e a história? Quando cada um ocorreu? (A internet pode ser utilizada para identificar e fornecer datas precisas.) Escreva sua resposta e compartilhe conforme instrução.
2 – Escolha uma descoberta ou invenção de sua lista. Passe os próximos 10 minutos delineando uma resposta para a seguinte pergunta: Quais são os três impactos positivos e os três impactos negativos da descoberta ou invenção que você escolheu. Escreva sua resposta e compartilhe conforme instrução.
3 – Utilize a mesma descoberta ou invenção e passe os próximos três minutos para refletir sobre a seguinte pergunta: Como a nossa vida seria diferente se esta invenção não existisse? Escreva sobre a sua resposta e a compartilhe conforme instruído.
4 – Após ouvir todas as respostas (de 1 a 3), trabalhe em pequenos grupos e discuta a seguinte pergunta: Existe alguma descoberta científica ou invenção tecnológica que você considera desnecessária e portanto não deveria ser levada adiante? Por quê? Escreva sobre a sua resposta e a compartilhe conforme instruído.
5 – O que você notou sobre o seu processo de pensamento conforme você progrediu pelas perguntas? Como as primeiras perguntas lhe ajudaram a discutir as perguntas finais? Escreva sobre a sua resposta e a compartilhe conforme instruído.


**ATIVIDADE 2 à Adaptada do Programa Intel-Educar – Fundamentos Básicos