terça-feira, 25 de março de 2014

AULA 1 - ATIVIDADE 2


ATIVIDADE 2 - AULA 1

(Esta atividade explora a relação entre os tipos de perguntas que os professores podem fazer e o nível de pensamento exigido dos alunos). Nesta atividade, você irá utilizar suas habilidades a fim de ajuda-lo a responder a algumas perguntas sobre as principais descobertas e invenções dos últimos anos.
1 – Individualmente, passe os próximos 10 minutos pensando sobre as possíveis respostas para as seguintes questões: Entre as 5 e 10 descobertas científicas ou invenções tecnológicas dos últimos 100 anos, quais você acha que tiveram o maior impacto(positivo ou negativo) sobre as pessoas e a história? Quando cada um ocorreu? (A internet pode ser utilizada para identificar e fornecer datas precisas.) Escreva sua resposta e compartilhe conforme instrução.
2 – Escolha uma descoberta ou invenção de sua lista. Passe os próximos 10 minutos delineando uma resposta para a seguinte pergunta: Quais são os três impactos positivos e os três impactos negativos da descoberta ou invenção que você escolheu. Escreva sua resposta e compartilhe conforme instrução.
3 – Utilize a mesma descoberta ou invenção e passe os próximos três minutos para refletir sobre a seguinte pergunta: Como a nossa vida seria diferente se esta invenção não existisse? Escreva sobre a sua resposta e a compartilhe conforme instruído.
4 – Após ouvir todas as respostas (de 1 a 3), trabalhe em pequenos grupos e discuta a seguinte pergunta: Existe alguma descoberta científica ou invenção tecnológica que você considera desnecessária e portanto não deveria ser levada adiante? Por quê? Escreva sobre a sua resposta e a compartilhe conforme instruído.
5 – O que você notou sobre o seu processo de pensamento conforme você progrediu pelas perguntas? Como as primeiras perguntas lhe ajudaram a discutir as perguntas finais? Escreva sobre a sua resposta e a compartilhe conforme instruído.


**ATIVIDADE 2 à Adaptada do Programa Intel-Educar – Fundamentos Básicos

31 comentários:

  1. Na discussão das questões, todos os participantes do meu grupo concordaram em que haveria descobertas ou invenções desnecessárias e que não deveriam ser levadas adiante, citando-se o desenvolvimento da energia nuclear que culminou com a bomba atômica e com outras consequências nocivas que ainda persistem. Eu não concordei, mas não houve tempo para que eu expusesse meus argumentos. É evidente que todas as tecnologias comportam impactos positivos e negativos. Depende tão-somente como sejam usadas. No caso da energia nuclear, seu desenvolvimento deve continuar, não para fabricar bombas, mas para inúmeras outras aplicações, tais como nas áreas da saúde, agricultura, produção de energia elétrica.
    L. MOACIR (CA: 613107026)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo com o companheiro acima e gostaria que ele também pudesse apresentar formas alternativas para que possamos aproveitar a partir das discussões uma foma de socializar melhor as informações de forma com que haja entre o grupo uma uniformidade em relação aos principais pontos que poderão fazer parte em uma pequena cartilha e com isso permita a cada por graduando a possibilidade de expor através de murais e ou power point, quais os temas que causaram enormes impactos em relação a forma de pensar de cada um e com isso permita uma continuidade dessa em ambientes fora do espaço em questão, no caso a sala de aula.

      Excluir
    2. 1 - Internet
      Celular
      Coquetel HIV
      Vacina contra Hepatite B
      Avião

      2- Coquetel HIV: Ponto positivo, prolongar à vida.Pontos negativos acreditar que tem cura e não se previnir.

      3- Acredito que essas invenções são necessárias em nossas vidas.

      Luiza Helena - sala 907

      Excluir
  2. 1- Televisão (1923), Penicilina (1928), Celular (1947), Internet (1960), Videogame (1962), e Vídeo cassete (1971).
    Acredito que todas essas tecnologias tiveram grande impacto sobre as pessoas e a história.

    2- Videogame: Prós – Ajuda com a coordenação motora, com o raciocínio lógico e a imaginação e age para o aperfeiçoamento da concentração e foco. Contras – Vicia e supostamente, transmite ondas elétricas pela TV nocivas para o corpo humano.

    3- Penso que se essa tecnologia não tivesse sido criada, nossas vidas seriam mais entediantes.
    Cibelle - 907

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim e no caso a possibilidade de apresentar os novos estudos em cada nova descoberta, de forma que possa manter-se atualizado e condizente a essas novas tecnologias e a mesma não esgota-se por sí só, puramente apenas em hardware e software.

      Excluir
  3. resposta 1 DE Mario Tiritan de quinta . radio ,televosão,controle remoto,telefone celular , irtenet ,penicilina, vacinas,popularização do carro,os eletro domesticos em geral.Numero 2 impacto positivo mais agilidade nas comunicação nenos trabalho nos afazers do dia a dia e com isso mais tempo para o lazer. Negativo por mais que diminua o tratralho mais ficamos ocioso e com isso aumenta o risco de obesidade,a comunicação mais rapida diminui o contato fisico dando uma senssação de solidão ,tambem diminuiu o numero de emprego veja os caixas eletronicos dos bancos que cabe muito bem nesta descoberta como o estudo adistancia a pouco tempo atraz era por correpondencia , assim como sala tecnologica de um colegio era com maquinas de escrver. NUmero 3 basta entendemos a propria discurção que se trava em torno da corta da cana que esta sendo proibida a queima e se faz só com maquinarios desempregando muita gente mas este serviço tambem era desuhumano ,agora mesmo eu não estaria aqui respondedo questoes pelo computador,a ivenções vem de acordo com as nessecidades mas não setiramos falta se não tivessemos conhecimento. O controle remoto por que deixa a gente preguiçoso e sedentario ( que pena eu gosto tanto). Numero 5 para ser sincero em geral as invenções são otimas e as ruis logo o mercado mesmos coloca elas para fora veja o fax a teleempressora até poucouco dias muito uzado o telex chega tecnologia melhor e assim vaium esquedista idiota diz a culpa é do capitalismo eu digo é graça a inteligencia do homem.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim concordo que sem essas novas tecnologias de informação, seria impossível a socialização e confraternização dos conhecimentos aqui apresentados, mas não podemos pensar que o exercício de nossa reflexões permitirão que ela possa propagar-se em relação as novas comunidades, tal como as redes sociais que a cada dia vem se expandido.

      Excluir
  4. Luciana A. (sala 913)

    1) a) O automóvel movido a gasolina surgiu no final do século XIX com o intuito de facilitar e dar comodidade a nossa locomoção.

    b) A pólvora foi descoberta no Século IX e começou a ser usada com propósitos militares possibilitando o desenvolvimento das armas de fogo modernas, que hoje tornam o Brasil o país líder em número de mortes.

    c) A Internet (anos 90) propicia o dinamismo nos segmentos sociais, facilita a busca e troca de informações, tem grande papel em compras e vendas, entretenimento e outras funções que a transformaram indispensável nos dias atuais. Mesmo com tantos atrativos precisamos ficar atentos, pois a dependência desse estilo de vida pode se tornar prejudicial e há também o perigo dos crimes virtuais.

    d) A bomba atômica é uma arma explosiva que tem um poder destrutivo imenso. Sua idealização foi em 1939 por Einstein. As bombas nucleares já foram usadas em testes por vários países que buscam o poder bélico e é responsável pela atual configuração política mundial.

    e) O telefone foi inventado no final do século XIX para facilitar e agilizar a comunicação á distância. Nos dias atuais o telefone móvel adquiriu várias funções que satisfazem as mais diversas necessidades do usuário. Porém, por estar sempre surgindo modelos mais dinâmicos trocamos frequentemente de aparelho celular e geramos uma grande quantidade de lixo químico que pode causar sérios danos à saúde.

    f) A energia elétrica (na Grécia antiga Tales de Mileto descobriu as cargas elétricas) foi fundamental para a evolução tecnológica. Equipamentos eletroeletrônicos, como computador, televisão,etc só existem graças à energia elétrica. O lado negativo é o incentivo do consumismo desvairado que tem como consequências as toneladas de lixos tecnológicos.

    2)O automóvel foi feito com o intuito de facilitar e dar comodidade a locomoção, levando à construção de estradas e ruas asfaltadas, influenciando a evolução das cidades. Seu processo de produção proporciona emprego a milhares de pessoas e traz grandes lucros para as empresas fabricantes, mas também se tornou um dos principais agentes poluidores do meio ambiente e do caos da vida moderna.

    3) Se não existisse o carro provavelmente não iriam existir também as estradas e ruas asfaltadas e teríamos dificuldade para percorrer distâncias que consideramos pequenas nos dias de hoje.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Respostas de Adilson leite;
      1 – As descobertas mundiais mais significativas o maior impacto(positivo ou negativo) sobre as pessoas e a história, foram descobertas de remédios que tornaram a Aids uma doença crônica,Internet,TelCelular e ocorreram durante as últimas 3 décadas.
      2-Em relação aos aspectos positivo, podemos destacar a facilidade e rapidez com que o processo de comunicação ocorre entre as populações.

      3 – Como a nossa vida seria diferente se esta invenção não existisse? Escreva sobre a sua resposta e a compartilhe conforme instruído.A nossa vida não seria tão precisa e adequada as novidades e tornaria todo o processo arcaico e inadequado a vida moderna.
      4 – Acredito que a bomba atômica, pois a sua existência está em desacordo com todo o empenho e esforço nas nações em relação a paz mundial e amor entre os povos.
      5 – Permitiram-m esclarecer algumas resistências e preconceitos sobre a necessidade em me adaptar a necessidade dessas e com isso propiciar a sua manutencão e continuidade em relação aso novos.

      Excluir
  5. Aluno: Valdir pos história

    Cinco invenções que o grupo considerou importante no contexto social.
    1) Navio , 2) automovel, 3) avião, 4) celular, 5) internet, 6) impresso

    As justificativas de mencionar 6 invenções é que o návio é uma invenção da antiguidade que foi modificado e ampliado no seculo XV para atender uma necessidade europeia naquele contexto histórico.
    Três pontos positivos desta invenção que mencionei acima:
    Transporte de pessoas e produtos
    Comercio, circulação mais rápida de mercadorias e terceiro o conhecer novas culturas e novos territórios
    Três pontos negativos
    A anexação de territórios, ou seja, o desrespeiro a outras etnias, acumulação de riquezas e destruição das culturas para introdução da cultura mercantil.
    Se essa invenção não existisse talvez teriamos mais autonomia sobre nossa vida e não uma educação compulsoria europeia.

    ResponderExcluir
  6. Atividade 2 – AULA 1

    1 - AS 10 descobertas ou invenções.
    Cabo de Fibra Óptica.
    Celular.
    CD.
    Computador.
    Fax.
    Fibra de Carbono.
    Internet.
    Tecnologia Digital.
    Tecnologia Nuclear.
    Televisão.

    2 – Computador.
    Impacto positivo: Auxílio no desenvolvimento de novas tecnologias, utilizado como ferramenta de trabalho e instrumento de comunicação ( Internet ).
    Impacto negativo: Desenvolvimento da Industria de armas, utilizado em empresas como meio de controle do tempo de trabalho e produção. Crime digital via Internet ( Roubo de dados pessoais ).

    3 – A vida sem o computador.
    Podemos afirmar que sem ele dificilmente haveria o desenvolvimento de novas tecnologias.

    ResponderExcluir
  7. Veronica Gama- sala 907 Pós História
    1. Considero de grande impacto social as seguintes invenções:
    Avião
    Carro
    Internet
    Energia Nuclear
    Celular
    Televisão

    2. Internet
    Aspectos negativos: Diminuiu o contato social, principalmente entre jovens e adolescentes. Há perigos, como racker e estelionatários.
    Além disso, o excesso de informação se não for bem direcionado nem sempre se transforma em conhecimento.
    Aspectos positivos: Facilita a comunicação, pesquisas e outros serviços. como acesso a bancos e compras.

    3.Internet. Não consigo imaginar a sociedade contemporânea sem Internet. Sua inexistência prejudicaria de forma significativa a comunicação, a economia e outras áreas.

    ResponderExcluir
  8. Turma, as postagens estão excelentes, sei que aqui não é um fórum de discussão, mas, seria muito bacana se fizessem como o Adilson: respondessem a alguns colegas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. AÉCIO CASTRO - SALA 913

      Listei 7 invenções que ocorreram no século XX, são elas: a) a descoberta da bomba H; b) o computador pessoal; c) o telefone pessoal; d) o avião; e) os antibióticos; f) os satélites e o g) o fax.

      Escolhi o avião para escrever sobre os aspectos positivos e negativos, são eles: posivitvo: o avião é um transporte rápido, encurta as distâncias e faz com tenhamos mais facilidades em nos comunicar. Negativo: Foi e é até hoje um instrumento para causar danos, sejam eles, materiais como destruição de cidades quanto a eliminação de seres humanos.

      Se não existisse o avião, usaríamos alguma outra forma de locomoção ou de destruição, por que, nós humanos temos ou tivemos em toda nossa história, instrumentos de e para subjulgar outros povos. O avião na verdade seria a consequência e não a causa para que ocorresse tantas guerras.

      Creio que a invenção do século XX que nunca fez sentido foi a da Bomba H, pois, usando-a em qualquer parte do Globo terrestre, a vida em nosso planeta se extinguiria, a meu ver , foi uma invenção que não acrescentou nada a nossa civilização, mesmo podendo fazer-se uso dessa tecnologia para fins pacíficos.

      Excluir
  9. Marcelo de Macedo, sala 913.

    Telefone, foi criado em 1860, e o impacto positivo foi que este aparelho possibilitou a comunicação entre as pessoas, empresas e nações.
    Rádio, final do século XIX, possibilitou o acesso das pessoas a informações e notícias locais e estrangeiras.
    Televisão, 1925 uma transformação muito valiosa para a informação, cultura e lazer na vida das pessoas.
    Computador, 1936 possibilitou a agilidade em diversos serviços e acesso às noticias.
    Celular, 1947 possibilitou uma transformação na comunicação permitindo que as pessoas que portam esse aparelho sejam localizadas em qualquer lugar.

    ResponderExcluir
  10. Natalia

    Escolhi 5 principais:

    Internet acessível
    Celular com variadas funções
    Máquinas que substituem os homens
    Compras On-line
    Televisão

    Das tecnologias e invenções eu escolhi as máquinas que substituem os homens.
    Os pontos negativos são algumas máquinas desvalorizaram o trabalho do homem, causando em várias indústrias falta de emprego e também porque ficamos muitas vezes escravos da tecnologia.
    Em contraponto surgem novas vagas para pessoas especializadas em máquinas, há também um aumento de produção nas empresas e muitas vezes econômia com mão de obra.
    Nenhuma dessas invenções seria desnecessária, de uma forma ou de outra elas contribuirão para facilitar nossas vidas.

    Boa noite!!!!

    ResponderExcluir
  11. Adriano (913)
    1-Entre as descobertas, considero o automóvel, a televisão, o rádio, o celular e o computador como as que causaram o maior impacto sobre as pessoas.
    2- Dentre as descobertas,acho que o computador foi mais expressiva para o nosso tempo,destaco como ponto positivo a facilidade que acrescentou nos afazeres das pessoas, bem como trouxe praticidade na realização de tarefas e informação de todos os tipos e lugares para as pessoas. Por outro, como aspecto negativo, acho que trouxe uma espécie de dependência profunda desse equipamento, além de causar uma certa alienação em determinadas pessoas, sem falar no sedentarismo que acaba causando devido aos dois motivos citados.
    4-Com relação ao que foi discutido pelos grupos,na minha opinião, acho que toda descoberta, após um determinado tempo vai encontrar resistência de algumas pessoas que acham que ela é desnecessária, é uma questão de ponto de vista que atinge principalmente aqueles com maior vivência e conhecimento sobre o determinado assunto.

    ResponderExcluir
  12. TV,Energia Elétrica, internet, telefone e avião.
    O avião trouxe como ponto positivo o transporte mais ágil, o uso do avião para regate e facilitador em transporte de carga e os pontos negativos é o uso do avião como arma em guerras e ou como bombas.

    ResponderExcluir
  13. Kelly Amaral de Alcântara (Tradução 913)
    1) Entre as descobertas científicas, as que destaco são: Internet, TV, Rádio, Pesquisas com células tronco e energia elétrica.
    2)Dentre essas descobertas, a que acredito ser mais impactante são as pesquisas com células tronco, pois, ao mesmo tempo que essas ajudam no desenvolvimento de novos medicamentos e assim cura para doenças antes consideradas incuráveis, a própria indústria farmacêutica cria mecanismos para barrar esse avanço para assim lucrar mais.

    ResponderExcluir
  14. Eliel Ricarte do Nascimento – sala 907 – História (pós)
    1) O século XX é marcado por um grande avanço tecnológico e tal avanço trouxe muitas mudanças à sociedade. Dessas mudanças queremos destacar as que dizem respeito à área da comunicação que não foi mais a mesma a partir dos seguintes inventos: televisão (1920), celular (década de 1970), Notbook (1981), Internet (1990) e tablet (século XXI).
    2) Selecionamos como uma descoberta de bastante impacto, dentre outras, é claro, a internet por alguns motivos. Primeiro quero destacar três aspectos em que o uso da internet pode ajudar no cotidiano: ela facilita a comunicação, tornou as notícias mais acessíveis quebrando o monopólio das grandes mídias e, com a sua popularização, se transformou em uma forte ferramenta de difusão de críticas sociais. Em segundo lugar quero listar alguns aspectos negativos que se relacionam com a vivência em sociedade: pode diminuir as relações inter-humanas (muitos preferem uma comunicação virtual a relacionar-se diretamente com pessoas), deixa mais vulnerável as crianças em relação a alguns conteúdos oferecidos e programas de redes sociais (pornografia, pedofilia, etc.) quando não controlados pelos pais e estimula o consumo exacerbado da sociedade – atualmente quase tudo pode se comprar pela internet.
    3) É difícil pensarmos como seria se a internet não existisse. Ela faz parte da nossa cultura e do nosso mundo. Mas proponho levantar algumas hipóteses a partir da exclusão de algumas facilidades que a mesma proporciona ao dia-a-dia da nossa sociedade como, por exemplo, o contato praticamente instantâneo com parentes e amigos que estão muito longe geograficamente. Outra hipótese também é que a comunicação poderia não ser tão veloz, mas isto não quer dizer também que seria uma comunicação bastante lenta, afinal, o ser humano ao longo de toda a sua existência soube produzir meios para comunicar-se de forma que atendesse suas necessidades do momento.
    4) Podemos pensar que toda descoberta ao mesmo tempo é necessária, pois é um produto da nossa sociedade e, portanto, faz parte da nossa cultura, e também desnecessária porque antes dela o ser humano soube viver normalmente. É provável que venha haver mais descobertas e invenções no futuro, porém hoje vivemos sem elas. Agora, expressando a minha opinião, não deveriam ser levadas adiante as tecnologias aplicadas à produção de armamentos bélicos, pois o ser humano deveria viver em paz com ele mesmo e respeitar mais uns aos outros.
    5) As questões foram colocadas de forma a facilitar a argumentação. A primeira questão exigia apenas uma resposta aberta, porém as questões seguintes pediam respostas mais específicas e corroboradas por argumentos.

    ResponderExcluir
  15. Penicilina G, pois possibilitou a diminuição da mortalidade e aumentou a expectativa de vida de 40 para mais de 80 anos nas sociedades desenvolvidas do Ocidente.
    O rádio, pois possibilitou que se desenvolvesse a chamada cultura de massa e a indústria cultural.
    A outra grande invenção foi a internet, pois agora o fluxo de informações tornou-se quase instantâneo. Ela também, ao contrário da tv e do rádio, permite uma participação mais democrática na divulgação de informaçãos e opiniões.

    ResponderExcluir
  16. O rádio permitiu que as pessoas pudessem ter acesso À informação mais rapidamente, mas, ao mesmo tempo, essas mesmas pessoas apenas recebiam essas informações sem poder contra argumentar ou oferecer seu próprio ponto de vista a respeito do assunto o qual estava sendo transmitido.
    Também era um meio relativamente barato de conseguir entretenimento, pois ir a um teatro escutar música não era barato.
    Todavia, essa tecnologia podia ser utilizada para tornar as massas mais passivas ou para manipulá-las, pois o que era transmitido sempre atendia aos interesses dos empresários do rádio.

    ResponderExcluir
  17. Vania P. Lackeski - Pós História sala907.

    1) notebook(1981), celular(1973), microondas(1940), ensino á disntância(1890),controle remoto(1955).

    2) Celular
    Pontos positivos
    -facilidade de comunicação
    -Portabilidade
    -Aplicativos (internet,Mensagens,fotos etc...)

    Pontos negativos
    -individualismo
    -substituíção do papel pela mensagem virtual
    -distração (trânsito, sala de aula, trabalho etc...)

    3) Se não existisse o celular, a comunicação entre as pessoas seria mais difícil. Seria utilizado outras formas de comunicação como cartas, telegramas, telefone fixo, alternativas que poderia se tornar mais demorado ou ineficiente.

    ResponderExcluir
  18. Carla (pós História) sala 907

    1°) Notebook - Facilitou o acesso e a utilização de rede de computadores em vários locais.

    Telefone móvel – Facilitou a comunicação, mas aumentou os interesses em roubos, tráficos e etc.

    Aparelhos domésticos como micro-ondas e grill – Facilitaram, pois passamos há gastar menos tempo, por exemplo, descongelando um produto ou diminuindo o teor de gordura utilizada para fazer um alimento.

    Data show – facilita a diversificação de propostas de aulas mais dinâmicas, mas por outro lado, pode ser utilizado só como reprodutor de textos (leituras), deixando a aula muito maçante.

    Cartão de banco.

    2°) Cartão de banco:

    Pontos positivos – Comodidade, já que podemos fazer compras pela internet, obter informação dos saldos de banco por telefone e podemos pagar contas sem sair de casa.

    Pontos negativos – Aumenta a intolerância com o próximo a partir do momento que ficar em uma fila ti incomoda em ouvir conversar alheias e também não ter paciência em esperar um tempo maior com aqueles que não possuem tanto conhecimento com tecnologias atuais.
    Outro ponto que considero importantes e o aumento do tráfico e sequestros.

    3°) Se o cartão de banco não existisse poderíamos gastar mais tempo ao pagar contas domésticas e fazer transações bancárias, já que teríamos que dedicar muito mais tempo para fazer atividades rotineiras. Muitos trabalhadores costumam utilizar o horário de almoço para se alimentar e ao mesmo tempo desenvolver essas atividades citadas.

    ResponderExcluir
  19. Marcela Molinari Rathsan27 de mar. de 2013, 16:38:00

    Marcela Molinari Rathsan – Pós-História – Sala 907

    01) Cinco descobertas científicas ou invenções tecnológicas dos últimos 100 anos:
    - Telefone móvel/celular (1973): impactos – positivo (contato rápido em caso de emergências); negativo (dependência e distanciamento entre as pessoas)
    - Bomba nuclear (1945-aproximadamente): impacto – negativo (usada como arma de guerra, o mais conhecido do EUA sobre o Japão – Hiroshima e Nagasaki –morte de milhares de pessoas).
    - Televisão (1923): impactos – positivos (entretenimento; alcance mais rápido das notícias); negativos (alienação, dependendo do programa), sedentarismo.
    - Computador portátil (1981): impactos – positivos (possibilidade de transportar informações, agilizar tarefas, etc); negativos (dependência, entre outros).
    - Avião (1906): impactos – positivos (rapidez e agilidade em resgates, transportes, deslocamentos); negativos (utilização em guerras, alcances não antes possíveis).
    02) Escolha uma descoberta ou invenção de sua lista: Televisão
    - pontos positivos: possibilidade de entretenimento a um maior número de pessoas; ampliação de acesso a notícias e informações; rapidez no recebimento de informações;
    - pontos negativos: aumento do sedentarismo, dependência; alienação e manipulação de informações; aumento do individualismo, falta de interação entre as pessoas que ficam “presas” a programas televisivos que são “viciantes”.
    03) Como a nossa vida seria diferente se esta invenção não existisse?
    Acredito que se não houvesse televisão, teríamos mais tempo para conversar com as pessoas, maior contato e interação. Apesar de que mesmo sem esse equipamento, ainda teríamos outros, como a internet, etc, e que também leva as pessoas ao vício e individualismo. Talvez, as pessoas teriam mais tempo para leitura e contato com a natureza, por exemplo, mesmo que as escolhas sejam pessoais, entretanto, sabemos como a tv é importante em especial para pessoas com baixa renda, que muitas vezes tem nessa seu único meio de entretenimento.
    No entanto, se não existisse a televisão as notícias não seriam divulgadas com tanta rapidez e essa muitas vezes, dependendo do programa, presta informações de utilidade pública e de programas em geral que são muito importantes, dos quais algumas pessoas só tem acesso através desta.

    ResponderExcluir
  20. Rafael Del Ponte - sala 90727 de mar. de 2013, 17:18:00

    Rafael Del Ponte - sala 907

    1. Positivo:
    - Celular (1973)
    - Avião (1906)
    - Internet(1980 aproximadamente)

    Negativo:
    - Ogiva Nuclear (1945 aproximadamente)

    2. Internet
    Positivo:
    - Circulação de informação com rapidez;
    - Facilidades para o dia a dia, como compras e uso do banco;
    - Possibilidade de se comunicar com pessoas que estão em outros lugares do mundo com muito mais rapidez e agilidade;
    Negativos:
    - Dependência total da Internet, ficar sem aula causa pânico;
    - Crimes, como roubo de senhas bancárias e pedofilia;
    - O contato humano está sumindo, tudo se resolve via e-mail, as pessoas não se falam, não se encontram.

    3. Não teríamos tantas facilidades como temos hoje, a comunicação seria devassada, as noticias demorariam um pouco mais para chegar, para uma noticia completa seria necessário esperar o jornal impresso do dia seguinte, etc.

    ResponderExcluir
  21. Taís Helena Sala 907 - Pós História
    Questão 1 - Chuveiro 1960, Internet 1960
    vacinas contra doênças 1928, caixa eletrônico 1967...

    ResponderExcluir
  22. Beatriz Pacheco (Pós História: 907)

    INTERNET

    Aspectos Positivos: Conexão e comunicação; Acesso sem locomoção (ex.: serviços on line oferecidos por bancos, órgãos federais e estaduais, consultas públicas, etc); Ganho de tempo.

    Aspectos Negativos: Controle de opiniões e ações; Roubo de dados; Vício; Difusão de superficialidades.

    TELEFONE CELULAR

    Aspectos Positivos: Comunicação; Funcionalidades (aplicativos que oferecem praticidade na locomoção, identificação de dados e/ou locais, etc.); Consumo.

    Aspectos Negativos: Controle (meio de cercear a vida do indivíduo); Dependência (sujeito depende do celular para praticamente todas as atividades e o leva para todo lugar); Descarte (devido ao consumo intenso deste produto e suas inovações em curto espaço de tempo, gera-se lixo cujo descarte não deve receber o mesmo tratamento que o lixo doméstico).

    ABSORVENTE / Fralda Descartável
    (a intenção era mencionar produtos de higiene de um modo geral, contudo limito-me aos dois citados por relacionarem-se com o plástico – invenção bastante mencionada em sala)

    Aspectos Positivos: Higiene; Saúde; Bem Estar (ex.: para a mulher, na atualidade, seria praticamente impossível manter a normalidade das atividades diárias durante o período menstrual)

    Aspectos Negativos: Consumismo (diversas marcas, modelos, tamanhos); Propaganda (a propaganda que alimenta essa indústria, por vezes, refere-se de forma pejorativa ou ilusória sobre a condição feminina que exige o cuidado do produto oferecido); Lixo (produto torna-se um lixo de difícil descarte por receber, no uso, secreções ou dejetos humanos).

    NA ATUALIDADE:
    Modelo de sociedade e padrão de vida impossíveis de serem mantidos sem a praticidade destas invenções.

    O QUE CONSIDERO INÚTIL: Touchscreen.
    Em muitos casos até dificulta o uso de determinado aparelho como, por exemplo, para pessoas com alguma deformação nos dedos, dificuldade motora (etc). Neste caso, haveria necessidade de uma haste (ou similar) para promover o uso do equipamento, assim, envolve-se no produto final mais um item a ser consumido.

    ResponderExcluir
  23. Taís Helena - Sala 907

    Questão 2 - Vacinas ( a penicilina) 1.928 descoberta por Alexandre Fleming

    Impactos positivos: Foi um dos acontecimentos mais marcantes na historia da ciência, da medicina e da farmácia. Um antibiótico excelente para curar alguns tipos de infecções, uma das mais lembradas é na inflamação da garganta.
    negativos:

    Questão 3 - Por ser um antibiótico muito forte, se não existisse, muitas doenças ainda não teriam chance de cura, teria uma baixa expectativa de vida e aumentaria a mortalidade. Porque algumas bactérias são difíceis de combater, mas a penicilina tem esse poder.

    ResponderExcluir
  24. Luiz Felipe - Sala 907 - Pós História.

    1) TV: década de 1920 - Popularização na década de 1950 e 1960 - Informação em maior escala.

    Computador: logo após a Segunda Guerra Mundial, maior acesso e rapidez na divulgação e acesso a todo tipo de informação com o evento da internet durante o período chamado de Guerra Fria.

    Telefone(1860): Falar a distâncias enormes já que antes eram somente notícias ou contatos pessoalmente ou por cartas e mensageiros.

    Rádio(final do século XIX): Início da propaganda(comercial e política) em massa e da cultura de massa(musical).

    Avião(1906): Chegar a lugares em maior rapidez e simplicidade e poder ir a qualquer lugar do mundo.

    2) TV:

    Positivo - Ver algo, pessoal de qulaquer lugar do mundo, ver qualquer coisa ao vivo.

    Negativo: manipulação em massa, preguiça em buscar informações (outras fontes).

    Há também a questão da falta de senso crítico em relação ao social, políticos e econômico devido a forma em que a mídia tradicional mostra e impõe sbjetivamente os fatos e opiniões sobre tais fatos do dia a dia.

    5)A tecnologia no sentido positivo visa melhorar a troca e cooperação de informações assim como melhorar o conforto ao ser humano. A tenoclogia não é errada em ser propagada e criada novos tipos de tecnologia e sim da forma em que ela e´encorajada e usada, o que acaba por escravizar milahres e milhares de seres humanos.

    ResponderExcluir
  25. Nessa atividade, em sala, eu havia pensado/escolhido estas invenções como muito importantes: máquina de impressão, o avião, energia atômica (nuclear), as vacinas, computador/internet, marmita térmica, transformador de voltagem.
    Porém, quando formamos os grupos apresentei como sugestão somente: avião, vacinas, energia atômica, computador/internet.
    E juntos, depois de alguma conversa, ficou como alternativa a "energia nuclear" como sendo a de mais relevância. Até a colega do grupo explanou sobre a importância de nossa escolha pela utilização desta parafins da medicina, fornecimento de energia para as industrias, a transformação desta para outro tipo de energia. Ela comentou também sobre o mal uso dessa energia quando canalizada para geração/criação de armas. Nós lembramos do desastre dessa descoberta em forma de bomba utilizada contra os japoneses na 2ª guerra.
    Eu havia pendido para o computador/internet como maior descoberta moderna pela utilização prática no sentido da rapidez das informações, o rápido contato com outro lado do mundo, como meio de alcançar maior número de pessoas em menos tempo pelos recursos oferecidos por ess meio.
    Agora, especificamente quanto ao conjunto/dupla computador/internet: hoje, se acaso fosse possível, amanhã acordar sem, tenho conciência de que seria com certeza um hecatombe para o mundo (globalizadao), porém, para mim como indivíduo as alterações teriam o efeito tal como se estivesse (retornado) vivendo nos anos 60/70/80. Ter que ir à banca comprar um jornal, ter de colocar uma carta no correio (obrigatoriamente)ou esperar muitas vezes, o dia todo, para conseguir uma ligação interurbana...
    Retornando à sala, no grupo, foi consenso sobre "energia nuclear" que é uma descoberta útil para a humanidade se utilizada para obem em vários de suas utilidades, mas para fins armamentistas ou como meio de domínio do outro o melhor seria que continuasse tudo no solo.
    Porque é no solo que devem ficar e ser mantidas as coisas indesejáveis.
    Passando para o questionamento final da atividade, posso dizer que o processo de pensamento é uma coisa fácil e rápido para alguns, porém, para outros é algo travado, necessitando de um empurrão.
    Na minha percepção no caso expecífico esta sala 907 é muito mais que um empurrão, trata-se de um mundo(geradora) de insight.
    Percebi que na sequência, no desenrolar da atividade eu comecei a navegar com os demais, integrando ao que estava sendo proposto ou discutido no momento.
    Em uma sala de aula só com pergunas apenas e os alunos respondendo sim ou não se leva a lugar nenhum (nada de criação, não se produz o conhecimento), contudo, com questionamentos e discussões o que buscamos florece.
    Finalizando, confio na segunda alternativa, pois nessa forma de elaboração poderemos estabelecer n´veis de compreensão dentro de um processo ascendente (florecimento do conhecimento).
    Na linha da tecnologia, como exemplo : o resultado do processo é em função dos dados que inserimos na máquina.
    Nós como não máquinas, para devolver um resultado, interiorizamos aquilo que vemos, ouvimos e sentimos e juntamos tudo com o já sabido produzindo um resultado que poderá ser bom para muitos.
    Pegar um dinossauro e transformá-lo em um sujeito com capacidade de pensar e poder expressar sua vontade é o começo de um caminho complicado, entretanto, descomplicar o complicado é nossa meta sempre.

    LAIR/907

    ResponderExcluir

Leia antes de publicar seu comentário, lembre-se que trata-se de um blog educacional.