terça-feira, 25 de março de 2014

AULA 1 - ATIVIDADE 1


*ATIVIDADE 1 –INDIVIDUAL E EM DUPLAS (DISCUSSÃO/SOCIALIZAÇÃO)

- Mas... o que são mídias? O que é tecnologia?
- Que mídias você utiliza no seu dia-a-dia?

Pense um pouco sobre seu dia de hoje:
- Como você acordou? Utilizou um despertador?
- Como preparou seu café? Usou uma cafeteira? O leite estava na geladeira?
- Leu seu jornal? Ouviu as notícias no rádio ou assistiu às notícias na TV?
- Como foi para a escola? Observou a sinalização no caminho?
- Como teve acesso a este curso? Usou alguma mídia? Alguma tecnologia?

Quando ouvimos falar em tecnologia, normalmente nos vem à cabeça a ideia de complexos artefatos tecnológicos, de forma que não nos damos conta de que utilizamos diversas tecnologias que já estão incorporadas ao nosso cotidiano. Podemos citar como exemplos simples: canetas, lápis, talheres, óculos, termômetros, etc.

Assistam ao vídeo e discutam, também, o que seria de vocês sem as Tecnologias


*ATIVIDADE 1 à Adaptada do Programa Mídias na Educação - MEC

18 comentários:

  1. Aluno: Valdir - pós história

    A Tecnologia se define um facilitador das ações humanas na natureza, a transformação da natureza em algo se dá pelo trabalho, ou seja, os desafios que a realidade o coloca justifica isso. Estudar a tecnologia nos dias de hoje é fragmentar o termo porque desde a existencia humana o homem utiliza a tecnologia para sobreviver a si próprio e o grupo social que lhe pertence, só não podemos ser ingenuos de pensar que a tecnologia resolve tudo porque ao facilitar uma coisa pode estar dificultando outra,como eu disse em sala a questão da obesidade problema cronico do sec. XXI ocorre pelo uso demasiado da tecnologia, pois a questão alimenticia, o carro e a variedade de produtos e serviços me tornam um sedentário digital porque praticamente tudo é entregue em casa só num click, atividades fisicas o convivio social e a interação com pesssoas vem ficando em segundo plano. Não podemos esquecer que vivemos numa sociedade capitalista e de consumo e para reprodução do capital e necessário criar padrões sociais e recriar novos padrões sociais para que haja produção e circulação de mercadorias ditas importantes instrumentos tecnologicos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito bem lembrado, Valdir.
      Discutimos muito sobre o uso excessivo das tecnologias e não só das novas tecnologias, né?
      Parabéns pela participação em aula e pela resposta aqui no blog.
      Abçs
      Lourdes

      Excluir
  2. Entendemos que o conceito de tecnologia sempre é tratado em razão de seu momento histórico de acordo como foi discutido no vídeo mostrado e que seus dependentes o adaptam de acordo com as suas necessidades e que esses, na medida em que não são aplicados com seus respectivos limites, causam enormes impactos tanta na convivência humana quanto nas relações humanas.
    Partindo do ponto de vista histórico quanto na modernidade. Por isso partiremos do ponto de vista epistemológico da palavra. Tecnologia de acordo com o dicionário de Língua Portuguesa da larousse Cultural é: s.f é o conjunto dos conhecimentos,processos e métodos empregados nos diversos ramos da indústria e demais segmentos e com isso e tratado de acordo com cada sistema social e necessidades desse meio.essas relações percebemos durante a apresentação do filme desde a era do fogo até as atuais, tais como o telefone celuar, Internet e na medida em que os novos tempos aparecerem, essas serão aperfeiçoadas e com isso noas surgirão.E teremos que também estabelermos limites em relação a sua aplicabilidade, tal como vem ocorrendo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E para complementar as mídias 1- é o conjunto dos meios de informação e comunicação(imprensa, rádio,televisão, computadores e etc.);2-Cada um desses meios de comunicação;3-Setor de uma agência de propaganda que planeja e orienta a veiculação de cartazes, filmes, anúncios, etc.
      Como você acordou? Utilizou um despertador?
      - Trando de minas rotinas, costuma acordar momentos antes e apenas olhos o relógio, já que meu relógio é biológico, logo após prteparo meu café selecionando os alimentos que serão consumidos, sempre seuindo uma ordem diário, tais como tomar um copo de água em jejum, logo após comer uma banda de mamão;um copo de leite com fibras junto com um pão integral; o almoço; uma lanche intermediário, o jantar e antes de dormir um copo de leite, totalizando seis refeições diárias de acordo com as recomendações médicas e os devidos remédios.
      - Leio diarimente a Folha de SP; assisto às notícias na TV;vou poara o trabalho caminhando;
      acesso tamb´me diariamente a internet e o celular na qual também ouço as minhas músicas preferidas e assim em diante. durante o cotidiano procuro apenas gravar as boas informações e com isso sentir-me bem, pois aprendi que apenas devemos manter boas sinergias e aquelas que apenas trazem negatividade necessitam ser ignoradas e ou deixadas de lado, pois com isso muitas idéias surgem para que elas sejam resolvidas.Enfim problemas são abstratos e com isso não deixarão de aparecer, mas se pudermos evitá-los, teremos uma vida e uma saúde mental satisfatória.
      São tecnologias capazes de fazer com que possamos alcançar resultados favoráveis.

      Excluir
    2. Leila Rosemari Teixeira Borges - Aluna pós graduação - Tradução (24/03/13)

      As descobertas científicas de maior impacto: 1) avião, 2) computador, 3) televisão, 4) carro, 5) telefone celular.
      O avião – os 3 impactos positivos no meu entender são: 1- diminuir distância, 2 - transportar pessoas e cargas, 3 – atender catástrofes, pessoas feridas, situações de perigo e risco.
      O avião veio para transportar pessoas até longas distâncias, sem ele não conheceríamos com tanta facilidade os outros continentes e povos longínquos, outras culturas, outras cidades, bem como também não receberíamos tanta gente e coisas importantes. O avião serve para pessoas e cargas que fazem do mundo um lugar melhor
      Os 3 impactos negativos – O avião também serviu para matar pessoas nas guerras, ainda serve, serviu para destruir cidades e também para transporte de contrabando e drogas o que torna o avião hoje em dia um meio de transporte de duas faces, bom para viajar e ruim porque acaba fazendo mal à sociedade com o mal uso de alguns.

      Entendo que as tecnologias são para facilitar nossas vidas, mas existem de contra partida algumas situações em que a tecnologia nos atrapalha e às vezes nos coloca em situações complicadas e perigosas, mas no geral acho que não viveríamos sem elas, não vejo nessa nossa atualidade fazermos coisas importantes no nosso dia-a-dia sem tecnologia, basta pensar numa casa, os seus afazeres sem tecnologia, teríamos de ter todo o tempo do mundo e capacidade para substituir tantos eletrodomésticos.

      Excluir
    3. Oi, Adilson.
      A discussão sobre limites foi, extremamente, importante em sala de aula e em nossa vida cotidiana.
      É interessante ler o uso das novas tecnologias em seu dia-a-dia e o quanto consegue preservar das tecnologias mais tradicionais em favor de seu bem estar.
      Parabéns pela participação em sala e aqui no blog.

      Excluir
    4. Muito bem, Leila.
      Inverteu a atividade, mas, está válida!

      Excluir
  3. Acredito que a tecnologia é um facilitador, e hj em dia é praticamente fazer qualquer coisa que não tenha a tecnologia envolvida como ao acordar com o despertador, usar o celular,Tv, computador , emails e até mesmo a tecnologia que existe para a fabricação de roupas e vários bens de consumo.

    ResponderExcluir
  4. Questão número 1 - as tecnologia ao meu ver que tiveram impactos foram: A bomba V2, Aparelho de FAX, Computador com todas as suas ferramentas, tecnologias de transmissão de dados desde as mais simples às mais avançadas.

    Questão 2 - Os pontos positivos discutidos podemos encontrar na Bomba V2, pois essa tecnologia possibilitou a ida do homem a lua com a criação do foguete com a tecnologia que o cientista Werner Von Braun levou da bomba consigo, consequentemente propiciando a alocação de satélites na órbita terrestre, e criação de veículos (avião) a jato, satélites nos dão a transmissão de dados tal que possuímos hoje como: TV, ondas de rádio, de celular, GPS, aliás transmissão de dados. Os impactos negativos foram a morte de milhões de pessoas de todos os lados de uma guerra, o incentivo a conseguir armas mais letais ocasionando o aparecimento da Bomba Atômica, problemas sociais surgiram mais ainda, a reconstrução de um muro que dividia um país.

    Questão número 3 - Se esse invento não existisse pode ter certeza que as transmissões de dados não seriam tão avançadas como hoje, não haveria por exemplo GPS.

    ResponderExcluir
  5. Essa questão respondi: Marcelo de CAmpos da Cruz, Aluno de Tradução Português/Inglês.

    ResponderExcluir
  6. Marcela Molinari Rathsan27 de mar. de 2013, 15:14:00

    Marcela Molinari Rathsan – Pós-História – Sala 907

    Tecnologia é um processo de desenvolvido e aprimoramento de materiais, equipamentos, ferramentas, dentre outros, para usufruto nas mais diversas áreas, podendo ser científico e/ou técnico.
    As mídias são fontes de informações tecnológicas – como as de comunicação de massa ou mídia social, por exemplo – que utilizamos diariamente e que abrange praticamente tudo que existe e tudo que utilizamos.
    Desde o momento que acordamos até o que vamos dormir, a tecnologia está presente nesse intervalo, com o uso do despertador para acordar, o chuveiro, televisão, rádio, espremedor de frutas, geladeira, o veículo de locomoção, a energia elétrica para todos esses equipamentos, os semáforos, as sinalizações, mesas, cadeiras, computador, celular, as roupas que utilizamos, os alimentos que ingerimos, e assim por diante.
    As mídias tecnológicas são importantes e nos auxiliam em todas as ações no nosso dia a dia, entretanto, nos deixa totalmente dependentes, não sabemos o que fazer quando falta energia elétrica, por exemplo, como assistir televisão? Como nos conectar através da internet sem energia ou quando não há conexão possível? As mídias devem nos ajudar e não nos escravizar e nos distanciar uns dos outros.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Claudinei de Aro Poço5 de abr. de 2014, 18:27:00

      Pura realidade daquilo que vivenciamos no século XXI. Ficamos habituados a utilizar as mais diversas ferramentas tecnológicas que, proporcionam certamente a praticidade a nós seres humanos. A problemática é atenuante quando verificamos que grande parte da nossa socialização parte-se do princípio de um diálogo virtual. Estamos perdendo o conceito do que é realmente humanizar ou até mesmo do que é humanizar? Este vocábulo e até mesmo a sua etimologia não deixam de ser na pós-modernidade um conceito extremamente vazio no cognitivo do homem.

      Excluir
  7. Rafael Del Ponte - sala 90727 de mar. de 2013, 16:37:00

    Rafael Del Ponte - sala 907
    Feito em dupla com Marcela Molinari Rathsan

    Tecnologia é um processo de desenvolvido e aprimoramento de materiais, equipamentos, ferramentas, dentre outros, para usufruto nas mais diversas áreas, podendo ser científico e/ou técnico.
    As mídias são fontes de informações tecnológicas – como as de comunicação de massa ou mídia social, por exemplo – que utilizamos diariamente e que abrange praticamente tudo que existe e tudo que utilizamos.
    Desde o momento que acordamos até o que vamos dormir, a tecnologia está presente nesse intervalo, com o uso do despertador para acordar, o chuveiro, televisão, rádio, espremedor de frutas, geladeira, o veículo de locomoção, a energia elétrica para todos esses equipamentos, os semáforos, as sinalizações, mesas, cadeiras, computador, celular, as roupas que utilizamos, os alimentos que ingerimos, e assim por diante.
    As mídias tecnológicas são importantes e nos auxiliam em todas as ações no nosso dia a dia, entretanto, nos deixa totalmente dependentes, não sabemos o que fazer quando falta energia elétrica, por exemplo, como assistir televisão? Como nos conectar através da internet sem energia ou quando não há conexão possível? As mídias devem nos ajudar e não nos escravizar e nos distanciar uns dos outros.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Claudinei de Aro Poço5 de abr. de 2014, 18:23:00

      Rafael e Macela, concordo plenamente com a postagem descrita por vocês. Um ponto crucial que chamou a minha atenção, refere-se a esta questão da escravização das mídias eletrônicas. Percebo o quanto somos dependentes da tecnologia e, quando não há o sinal de uma rede ficamos perdidos e desorientados. Um fator que é preocupante na pós-modernidade associa-se ao "´vício tecnológico". Quantas pessoas ficam presas as redes sociais e, acabam muitas vezes esquecendo que há uma vida por de trás da tecnologia. Muitos não percebem que tudo deve ser usado com bom-senso para justamente não ficarmos escravos dessas ferramentas.

      Excluir
  8. Muito dificil imaginar minha vida sem as "facilidades" que a tecnologia traz. Analisando meu dia-a-dia, vejo que quase tudo que faço envolve a tecnologia. O despertar do meu sono acontece com o toque do celular, meu café da manhã é preparado com torradeira elétrica e microondas (raríssimo utilizar o fogão), durante todo o meu dia dependo da tecnologia, desde a utilização do computador, telefone sem fio, rádio, ar condicionado, etc., até meu banho quente antes de deitar. Em praticamente tudo ao meu redor vejo a tecnologia, a pesquisa para frequentar este curso foi realizada por meio da internet. Descrevendo desta forma, até parece que vivo em um paraíso, mas não é bem assim, pois a tecnologia também tem seus contras. Isto é, muitas coisas estão se perdendo com o avanço acelerado da tecnoligia, muito se faz para o avanço acontecer, mas pouco se pensa quanto ao que fazer com o material inutilizado e a também a pouca socialização física entre as pessoas que tem corrido muito nos dias atuais. Portanto, a tecnologia nos ajuda e muito, porém, é importante que as pessoas tenham muito cuidado quanto ao consumo excessivo e uma precoupação em como utilizar este bem sem causar danos ao nosso planeta.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Claudinei de Aro Poço5 de abr. de 2014, 18:16:00

      Concordo com você Regiane. Com base na sua explanação veio a minha mente a questão do "lixo eletrônico". Atualmente, percebe-se que já existe um movimento para ser "reciclado" ou "reaproveitado" com os equipamentos eletrônicos que de certa forma já perderam o seu tempo de vida.

      Excluir
  9. Claudinei de Aro Poço5 de abr. de 2014, 18:10:00

    Vivemos na Era Digital. Baseando-se no vídeo assistido, deparei-me com uma questão reflexiva: A tecnologia proporciona realmente a socialização? A tecnologia possui certamente as suas vantagens, principalmente nos dias de hoje, onde tudo exige de certa forma a praticidade e comodidade das pessoas. Creio, que não devemos apenas esquecer que por trás da tecnologia há o ser humano, um ser pensante que possui certamente as necessidades de ter uma socialização física e, não apenas de forma virtual. Percebe-se que o contato físico entre as pessoas estão de forma gradativa se perdendo e, isto, não é uma conclusão satisfatória quando paramos para analisar o quanto necessitamos do nosso próximo para nos auxiliar nas mais diversas tribulações da vida.

    ResponderExcluir
  10. Talvez o próximo passo da evolução do ser humano seja balancear o uso da tecnologia para que este não prejudique - ainda mais - as relações pessoais. Sou defensora do uso racional das novas tecnologias, pois eles facilitaram e melhoraram meu cotidiano, não só fora, como dentro de sala de aula. Ainda não chegamos ao ponto de sermos totalmente dominados pelos recursos digitais como vemos em algumas obras de ficção, mas é fato que precisamos ponderar para que não fiquemos dependentes. Tanto na vida como no trabalho, penso que recursos como computador, lousa digital, tablet, celulares, entre outros, devem ser instrumentos usados para facilitar, e não o único meio de se viver. Deixo aqui uma reflexão sobre o uso da tecnologia: recentemente, inconformado com a quantidade de papel que eu acumulava em casa devido as rotinas de sala de aula, meu marido presenteou-me com um tablet. No início eu pouco o usava, pois o via apenas como instrumento de pesquisa. Aos poucos, habituando-me com o aparelho, percebi que com o tablet eu dispensaria o peso de carregar diversas pastas, apostilas, cadernos, relatórios... Além disso, meus gastos com cópias diminuíram... O uso de papel diminuiu! Não podemos nos esquecer que a diminuição do uso de recursos naturais, como o papel, é importante e necessário. Esse é o tipo de uso da tecnologia que defendo: aquele que verdadeiramente facilita nossa vida sem nos limitar.

    ResponderExcluir

Leia antes de publicar seu comentário, lembre-se que trata-se de um blog educacional.