segunda-feira, 12 de maio de 2014

História - Aula 7 - Para discussão em sala de aula


Discussão das possibilidades em sala de aula e sugestões de outras propostas.
História, Filosofia: Tendo em perspectiva a existência de regimes totalitários e as mais diversas formas de censura, questione:
Como seria viver em uma sociedade que, em vez de livros, as pessoas fossem proibidas de ter acesso a produções audiovisuais em geral - cinema, TV, internet, celulares etc.? Em uma situação desta, como os alunos se comportariam?
Neste momento, seria interessante apresentar aos alunos fotos de um dos episódios mais famosos de queima de livros, o dia 10 de maio de 1933 na Alemanha Nazista, em que milhares de livros foram queimados em praça pública. Verifique quais autores foram “queimados” e problematize com os alunos o porquê.

História, Língua Portuguesa, Filosofia: Proponha aos alunos uma reflexão a respeito do lugar da leitura (palavra escrita) hoje, na nossa sociedade.
Pergunte se reconhecem alguma semelhança entre a sociedade apresentada no filme e a nossa. Perceba as reações deles e teça alguns comentários sobre a crescente quantidade de produções audiovisuais que estão sendo incorporadas ao nosso cotidiano. Pergunte a eles:
Por quanto tempo conseguimos ficar em um mesmo canal de TV ou site da internet?
Será que a quantidade diária de informações acessadas por meio de tais mídias tem alterado nosso grau de atenção?
No caso da internet, somos nós que escolhemos o conteúdo que iremos ver ou são os apontadores e links que, previamente, nos “guiam”?
Refletimos sobre nossas escolhas?
Como podemos nos relacionar de forma mais autônoma e crítica em relação às novas tecnologias?
Por que temos o desejo de adquirir o último modelo de celular, de carro, de TV? Podemos viver bem sem o último modelo tecnológico? O que é mais importante, a utilidade ou o status social que estes bens agregam?

Filosofia, História: Inicie uma discussão com a turma sobre alienação e conscientização. Para isso, retome alguns trechos do filme: O momento em que o capitão dos bombeiros certifica-se da obediência de Montag às leis e normas e comenta sobre a sua promoção. (DVD - 00h06min58s – 00h07min46s)
A sequência em que Clarisse questiona Montag sobre a sua relação com os livros, até o instante em que o bombeiro desmistifica os critérios para a participação da esposa em uma peça interativa com a “família” pela “TV” (DVD – 00h13min00s – 00h20min00s).



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