sexta-feira, 30 de agosto de 2013

LITERATURA - AULA 2 - ATIVIDADE 3 - Discutindo limites!

Queridos alunos, a primeira atividade de hoje consiste na leitura do texto e transpor a mensagem, também, para nossa sala de aula.
Como limitar o uso das novas tecnologias para que, em sala de aula, esteja a favor do ensino e aprendizagem?


Estragou a televisão - Luiz Fernando Veríssimo

-- Iiiih...
-- E agora?
-- Vamos ter que conversar.
-- Vamos ter que o quê?
-- Conversar. É quando um fala com o outro.
-- Fala o quê?
-- Qualquer coisa. Bobagem.
-- Perder tempo com bobagem?
-- E a televisão, o que é?
-- Sim, mas aí é a bobagem dos outros. A gente só assiste. Um falar com o outro, assim, ao vivo... Sei não...
-- Vamos ter que improvisar nossa própria bobagem.
-- Então começa você.
-- Gostei do seu cabelo assim.
-- Ele está assim há meses, Eduardo. Você é que não tinha...
-- Geraldo.
-- Hein?
-- Geraldo. Meu nome não é Eduardo, é Geraldo.
-- Desde quando?
-- Desde o batismo.
-- Espera um pouquinho. O homem com quem eu casei se chamava Eduardo.
-- Eu me chamo Geraldo, Maria Ester.
-- Geraldo Maria Ester?!
-- Não, só Geraldo. Maria Ester é o seu nome.
-- Não é não.
-- Como, não é não?
-- Meu nome é Valdusa.
-- Você enlouqueceu, Maria Ester?
-- Pelo amor de Deus, Eduardo...
-- Geraldo.
-- Pelo amor de Deus, meu nome sempre foi Valdusa. Dusinha, você não se lembra?
-- Eu nunca conheci nenhuma Valdusa. Como é que eu posso estar casado com uma mulher que eu nunca... Espera. Valdusa. Não era a mulher do, do... Um de bigode...
-- Eduardo.
-- Eduardo!
-- Exatamente. Eduardo. Você.
-- Meu nome é Geraldo, Maria Ester.
-- Valdusa. E, pensando bem, que fim levou o seu bigode?
-- Eu nunca usei bigode!
-- Você é que está querendo me enlouquecer, Eduardo.
-- Calma. Vamos com calma.
-- Se isso for alguma brincadeira sua...
-- Um de nós está maluco. Isso é certo.
-- Vamos recapitular. Quando foi que casamos?
-- Foi no dia, no dia...
-- Arrá! Tá aí. Você sempre esqueceu o dia do nosso casamento... Prova de que você é o Eduardo e a maluca não sou eu.
-- E o bigode? Como é que você explica o bigode?
-- Fácil. Você raspou.
-- Eu nunca tive bigode, Maria Ester!
-- Valdusa!
-- Tá bom. Calma. Vamos tentar ser racionais. Digamos que o seu nome seja mesmo Valdusa. Você conhece alguma Maria Ester?
-- Deixa eu pensar. Maria Ester... Nós não tivemos uma vizinha chamada Maria Ester?
-- A única vizinha de que eu me lembro é a tal de Valdusa.
-- Maria Ester. Claro. Agora me lembrei. E o nome do marido dela era... Jesus!
-- O marido se chamava Jesus?
-- Não. O marido se chamava Geraldo.
-- Geraldo...
-- É.
-- Era eu. Ainda sou eu.
-- Parece...
-- Como foi que isso aconteceu?
-- As casas geminadas, lembra?
-- A rotina de todos os dias...
-- Marido chega em casa cansado, marido e mulher mal se olham...
-- Um dia marido cansado erra de porta, mulher nem nota...
-- Há quanto tempo vocês se mudaram daqui?
-- Nós nunca nos mudamos. Você e o Eduardo é que se mudaram.
-- Eu e o Eduardo, não. A Maria Ester e o Eduardo.
-- É mesmo...
-- Será que eles já se deram conta?
-- Só se a televisão deles também quebrou.

63 comentários:

  1. Narciso- Tradução português/inglês2 de abr. de 2013, 15:41:00

    O texto mostra, de um certo modo, a dependência das novas tecnologias no cotidiano. Mostra também a falta de habilidade para lidar com essas tecnologias. Usar para um relacionamento social mais rápido e efetivo, bem como para desenvolver um bom aprendizado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito bem, Narciso.
      E, como já discutimos, em aula, estamos aqui para trocarmos experiências sobre a boa utilização em sala de aula.

      Excluir
  2. A TV, assim como todas as outras tecnologias tem de trabalhar a nosso favor, não contra.
    Temos que usar a televisão em sala de aula como um atrativo, a fim de despertar o interesse do aluno à um determinado assunto ou ainda ilustrar uma situação que foi abordada em sala de aula.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, Kelly.
      A leitura do Texto "O Vídeo em sala de aula" de José M. Moran, nos mostra diversas possibilidades de utilização do vídeo, inclusive o vídeo utilizado como ilustração.
      Muito bom!!!

      Excluir
  3. A aula com uso de tecnologias, deve ser cuidadosamente preparada para que os alunos não percam o foco na atividade e a use para outros fins.
    Acredito que o acesso a algumas paginas deve ser restrito.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Luciana A. - Sala 913

      Concordo com a Karina, e para que essas distrações sejam evitadas na sala de aula o professor deve ser criativo ao usar a tecnologia ao seu favor e envolver o aluno na aula para que não fique entediante, porém temos que considerar que a tecnologia só será válida se ela estiver a serviço dos conteúdos. Técnologias como blogs, fotologs, áudio e vídeos devem ser utilizados com o intuito da reflexão por parte do aluno e não apenas para deixar a aula mais divertida.

      Excluir
    2. Karina,
      A atividade 2 , de hoje, é uma proposta de plano de aula. O que mostra ao futuro professor essa organização anterior à aula.
      Ótima proposta.

      Excluir
  4. Na primeira aula o professor deve colocar limites para o uso das novas tecnologias e cobrar para que as regras sejam seguidas,porém para utilizar as novas tecnologias o professor deverá planejar sua aula de modo que os alunos percebam a utilidade destas novas tecnologias além do que eles já utilizam.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Excelente, Mônica!
      É importante que o aluno saiba que as novas tecnologias não foram criadas só para diversão.

      Excluir
  5. Ao meu ver em suma a televisão de recursos tecnológicos atuais e não muito distante, é nociva, desde o momento em que as pessoas deixam este aparato tomar conta, há um ditado que diz: a televisão numa casa corta todo o diálogo de uma família ou mesmo entre casais. É um recurso tecnológico que bem aproveitado com muitos outros pode trazer benefícios e mal utilizados malefícios.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Marcelo,
      Foi o que mais discutimos em sala de aula, não? Os benefícios e malefícios do uso que fazemos das Novas Tecnologias.

      Excluir
  6. Fernando C Roveri – 9132 de abr. de 2013, 15:52:00

    É impossível dar as costas para a tecnologia, ou melhor, a tecnologia utilizada atualmente: o celular, os tablets, as redes sociais etc. Há alguns casos de crianças que tem acesso a essas tecnologias – crianças de cinco anos! – que já sabem, por exemplo, utilizar tablets. É impressionante. O raciocínio delas não será o mesmo das crianças nascidas na década de 1980 ou 1990. Por isso, a tecnologia está muito mais próxima de nós do que imaginamos, mesmo em um país com educação deficiente como o Brasil.
    Por outro lado, o uso desenfreado da tecnologia pode causar vícios logo na infância que sejam difíceis de administrar. E estamos, já há algum tempo, passando por esse tipo de alienação, como mostra o texto de Luis Fernando Veríssimo. A televisão foi a responsável por esse vazio cultural que hoje infelizmente permeia a sociedade – e é uma tecnologia. E veja que a televisão não é levada para a sala de aula. Se os celulares, tablets, internet etc. forem auxiliares educacionais, como dosar o conteúdo dado pelo professor com o uso desses meios?
    Acredito que deve-se, antes de tudo, explicar aos alunos que esses materiais são, de fato, essenciais na nossa sociedade. Afinal, se crianças de cinco anos (as que têm acesso) já sabem utilizar, então o que ocorrerá em 15, 20 anos? Por outro lado, deve-se mostrar a primordial e mais verdadeira importância do trabalho do professor e das leituras, a busca não somente pela internet, mas também por meios físicos – os livros, jornais, bibliotecas, os museus, as viagens! Senão, o que teremos é uma educação extremamente rasa, pois o conteúdo virtual, por mais gigantesco que possa parecer, ainda é raso se comparado a tudo o que os livros e o conhecimento acadêmico pode nos oferecer!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fernando,
      Quantas verdades! É, em minha opinião, muito importante que mostremos aos nossos alunos o quanto de informações "desnecessárias" e "falsas" encontramos na internet, que, o livro, também, é uma excelente tecnologia, além de mais confiável.
      Você escreve muito bem! Gostei muito.

      Excluir
  7. aecio castro - sala 913

    Fazer com que o aluno perceba, primeiro que para tudo tem hora, segundo, as tecnologias são para nos ajudar e não para nos escravizar, passar para os alunos a história desses aparelhos, como começaram, desenvolveram, evoluiram e fazer com que isso possa mudar a visão que os mesmos têm desses aparelhos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aécio,
      Os alunos gostam muito de conhecer a origem das novas tecnologias, percebo isso em casa, com meu filho de 16 anos. Ele busca entender o porquê de tal surgimento e como a evolução acontece rapidamente.

      Excluir
  8. Desde que o local de ensino tenha suporte, acho que combinar um período de tempo específico para para uso das tecnologias seria interessante,já que o uso permanente, pode acabar em um determinado momento desviando a atenção dos objetivos propostos para a aprendizagem.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Adriano.
      Sabemos, também, que até a aula expositiva, por muito tempo, fica cansativa e desviamos o foco. É necessário que aprendamos a organizar nosso tempo em sala de aula, para que não nos dediquemos muito a um método e esqueçamos outros.
      Veja o que Moran diz sobre o uso inadequado do vídeo em sala de aula.

      Excluir
  9. Devemos pedir para que os alunos que mantenham seus telefones celulares no modo vibra, para se algum aparelho tocar não atrapalhar a esplicação do professor e até mesmo não desviar a atenção dos colegas que estão prestando atenção. E para os alunos que por ventura fazem uso de lep top para anotações orienta-los para não se conectarem a internete para não desviarem a atenção da aula.

    Marcelo de Macedo
    Sala 913

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, Marcelo.
      Na escola e em casa devemos ensinar aos jovens, também, o respeito.
      Muito bem!

      Excluir
  10. ATIVIDADE EM DUPLA( AMANDA E ADILSON)
    MOTIVOS: EQUIPAMENTOS SEM CONDIÇÃO DE USO.
    Na medida em ocorre um estudo sobre as novas tecnologias e com isso a sua aplicabilidade de acordo com o conteúdo que será utilizado, fica simples como estabelecer os limites necessários ao seu uso. No texto foi possível perceber tal situação.
    Isso ocorre em razão do excesso de contração na qual os personagens entram conflito até de identidade.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amanda e Adilson,
      Em sala de aula colocamos nossos limites quanto ao uso das novas tecnologias, fazemos o mesmo com nossos filhos?
      Perceba a aula de hoje, nem nos percebemos, apesar de estarmos todos na mesma sala. O blog é uma ótima ferramenta de registro, pois, tudo o que discutimos em sala fica gravado para posterior leitura, mas, cada tecnologia educacional tem sua função, no momento certo.

      Excluir
  11. Fernando C Roveri – 9132 de abr. de 2013, 15:56:00

    E, para complementar, acredito que o uso da TV em sala de aula só é benéfico quando se encaixa ao conteúdo aplicado. Se for uma aula de História, um filme sobre Cristóvão Colombo; literatura, outro filme sobre o poeta Rimbaud. Afinal, o que aproveitar da televisão nos dias de hoje? A novela, os reality shows, os telejornais violentos de alguns canais? A TV só é benéfica se o conteúdo assim o for.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Fernando.
      Concordo com a falta de conteúdo da tv aberta, hoje em dia, mas, será que não conseguiríamos, por exemplo, aproveitar uma situação de novela, para reflexão sobre determinado conteúdo em sala de aula? E comparar a ênfase dada à violência em jornais sensacionalistas aos que seguem outra linha, ou mesmo ao impresso? Não é interessante?
      Meu professor de História da Matemática quando contava a História, fazia referência a um bom filme, eu me sentia estimulada a pesquisar e assistir ao filme, mas, será que os demais alunos (já no Mestrado) eram iguais a mim?

      Excluir
  12. LUIZ MOACIR P. DOS SANTOS - 9132 de abr. de 2013, 15:59:00

    O USO DA TELEVISÃO
    Assistentes assíduos de tv perdem o espírito de concentração e a objetividade no encadeamento do raciocínio. Verifica-se que nem assunto para iniciar uma conversa tem, apesar de já terem visto tanta coisa na tv. Só conseguem vislumbrar algo que seja bobagem, ou seja, algo que vagamente lembram de terem visto. Perdem a noção de lógica, de coerência e da consistência de qualquer encadeamento de idéias. O próprio nome, o aspecto físico,se são loucos ou apenas brincando, tudo é embaralhado como consequência de longa presença diante de um televisor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Moacir,
      Será que "educar" o tempo melhoraria essa situação?
      Qual é o papel do professor nessa articulação"diversão-aprendizagem"?

      Excluir
  13. Adriana - Tradução - 913.

    O texto mostra o uso indevido e exagerado das novas tecnologias, fazendo com que as pessoas se tornem dependentes das mesmas. As novas tecnologias são para facilitar a nossa vida e não a solução de tudo. O uso em sala de aula favorece o aluno desde que o uso seja restrito e o professor faça o aluno entender que o conteúdo apresentado é um complemento da materia dada em sala de aula.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso mesmo Adriana, para que o aluno não interprete, como diz Moran, o vídeo como aula de "enrolação".
      Muito bem colocado.

      Excluir
  14. Leila Rosemari Teixeira Borges (sala 913) Tradução2 de abr. de 2013, 16:02:00

    Uma maneira de limitar o uso de muitas tecnologias e focar em uma apenas em sala de aula é ir de encontro ao que é mais interessante de acordo com a faixa etária, por exemplo: se formos limitar para a televisão solicitar que os alunos pesquisem sobre a história da televisão, tragam estudos para a próxima aula, façam apresentação do que encontraram e nesta mesma aula, eu, a professora levo um vídeo sobre a história da televisão desde os primórdios, mostrando que o que foi pesquisado pode ser visto através de outra tecnologia, o vídeo. Esta experiência já apliquei para meus ex-alunos de tecnologia e consegui com que não manuseassem o celular pelo menos durante essa aula.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Os próprios alunos poderiam pesquisar e apresentar o trabalho aos demais alunos na forma de um "telejornal", o que acha? E, quem sabe filmar pelo celular.
      Apenas uma ideia.

      Excluir
  15. As aulas com o uso das tecnologias devem ser bem planejadas e os objetivos da aula devem ser claros para os alunos, para que eles percebam que há possibilidade de aprender de diversas maneiras e que o uso da TV ou qualquer outra tecnologia servirá para ajudá-los nesse processo de construção de conhecimento.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, Daniela.
      O aluno terá muito mais respeito e confiança no professor que mostra quais são os objetivos da atividade,muitas vezes nem precisa explicar o porquê do vídeo, o próprio aluno percebe estar relacionado à aula.

      Excluir
  16. Há quem diz que tempo bom era aquele onde as famílias se reuniam na sala para contar histórias e falar da vida alheia. Mas, os tempos mudaram, as pessoas mudaram e a tecnologia chegou. Chegou e ficou e, difícil dizer que irá embora algum dia. Esta geração já não consegue imaginar como tantas pessoas sobreviveram por tantos anos sem a "queridinha" televisão, e outras tecnologias mais que conhecemos hoje, mas vou falar da televisão para seguir a linha de raciocínio do texto "Estragou a televisão" de Luiz Fernando Veríssimo. Estragou a televisão? Imediatamente imaginamos: o que fazer então? Logo uma onda de tédio provavelmente invade a casa inteira. Podemos dizer que a tecnologia veio para facilitar nossas vidas, e quem não quer ter uma vida mais fácil? Sim, todos queremos. Porém, a tecnologia veio acompanhada de um mundo "solitário". Como assim? A televisão, por exemplo, nos deixa por horas tão compenetrados em seus assuntos e entretenimentos que acabamos por esquecer a realidade. Exagero? Talvez, mas o fato é que com o passar dos anos e a chegada da tecnologia, aquelas reuniões com os amigos e a família estão se tornando cada vez mais raras, cada vez mais adiáveis. Há, provavelmente, quem goste disso. Mas, o que era para ser um momento do dia de descontração e entretenimento, hoje toma parte de quase a vida inteira da maioria das pessoas. A pergunta e resposta que Veríssimo coloca no final de seu belíssimo texto, cai muito bem para os dias atuais: "- Será que eles já se deram conta?
    -- Só se a televisão deles também quebrou."
    Com isso, o uso do material de vídeo em sala de aula pode sim ser muito favorável, pois fala muito com a geração dos dias de hoje, e podemos dizer que esta pode ser uma maneira bem aceita de levar uma mensagem aos alunos. Porém, é muito importante fazer com que o aluno perceba o quão necessário é a comunicação na vida profissional e pessoal de cada um. Por isso, não deixar de lado as discussões em sala de aula e também os trabalho em grupo para que a boa comunicação seja desenvolvida, é essencial.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Regiane,
      Você escreve muito bem e gosto de ler "viajando" nas palavras, refletindo sobre cada frase.
      Pensar em reuniões familiares e sugerir trabalhos em grupos na sala de aula foi uma excelente colocação.
      Muito bom

      Excluir
  17. Acredito que o desafio maior seja fazer com que o aluno perceba que o uso da Tecnologia seja um meio (quase literalmente)de se adquirir conhecimento, e não somente um fim em si mesma.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E, isso, Marta, devemos ter em mente o tempo todo, desde o elaborar até o desenvolvimento das aulas.

      Excluir
  18. Rafael Del Ponte - sala 9074 de abr. de 2013, 16:02:00

    O professor deve trazer a tecnologia para o seu lado. Usar ao seu favor todas as ferramentas disponíveis.
    Deve-se ensinar ao aluno como utilizar a internet a seu favor. Como pesquisar, onde pesquisar. Deve-se mostrar, por exemplo, que no You Tube, existem vídeos importantes e que ajudam no processo de formação e na busca do conhecimento, e não vídeos engraçados ou todo o capítulo da novela.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Julio Cesar Santos 9074 de abr. de 2013, 16:10:00

      Esse comentário do Youtube é realmente pertinente, mesmo pq, nós professores, se procurarmos, conseguimos achar ótimos videos e até mesmo filmes completos no youtbe... Eu mesmo passei o filme " A Onda" para as salas da 8º no ano passado.

      Excluir
    2. Excelente, Rafael e Júlio.
      Há, também, muitos vídeos de Instituições de Ensino com aulas diversas, o que pode complementar o aprendizado em sala de aula. Entenderam bem a proposta. Parabéns!

      Excluir
  19. Em pleno século XXI as tecnologias e o mundo escolar tendem a estar cada vez mais próximos, assim, acredito que desde bem planejada e organizada o uso desses meios ajudam a deixar as aulas mais motivadoras aos alunos.

    ResponderExcluir
  20. Luiz Felipe - Sala 907 - ProfªLourdes.

    Acredito que deve se ter o incentivo ao uso da tecnologia e mostrar dentro das possibilidades o aspecto positivo e negativo que elas nos ocasionam não só no aprendizado na sala de aula mas no nosso dia a dia.Sendo assim, estaremos a mostrar que o bom aprendizado pode ser feito através de várias formas, sendo a tecnologia uma delas é claro,por ex: mesmo através do uso do celular ou notebook em sala de aula épossível acesar a internet ou através de outros meios tecnológicos atuais e ensiná-los(alunos) mais sobre o que estamos tentando produzir com eles, incentivando-os no aprendizado ao invés do uso acrítico e superficial, forma esta que vem sendo usada geralmente pela maioria das pessoas em relação a tecnologia.

    ResponderExcluir
  21. Marcela Molinari Rathsan - Sala 907 - Pós-História4 de abr. de 2013, 16:04:00

    Com esse texto percebemos que cada vez mais as pessoas que vivem conectadas as tecnologias, mesmo que seja uma televisão, estão "desconectadas" do mundo! Estão cada vez mais distantes umas das outras "in loco" - pessoalmente - e próximas pela internet, telefone,etc.
    Chega ao ponto de não se conhecerem sem ser por um teclado, tendo 1000 amigos virtuais, mas nenhum amigo na vida real.
    As tecnologias podem e ajudam muito o ensino em sala de aula, mas os alunos devem aprender como, onde e quando buscar as informações que o auxiliarão em seu aprendizado, isso é a tarefa do professor, que deve mediar esse contato entre os alunos e as fontes de pesquisa virtual.

    ResponderExcluir
  22. O texto ilustra uma realidade que parece ser surreal mais na verdade não estamos muito longe disso, hoje em dia as pessoas substituem o contato humano que é tão importante para a nossa mente e para a nossa rotina por tecnologia que muitas vezes nos distanciam da nossa família, amigos e companheiros de trabalho, é preciso manter um uso adequado e saudável dos celulares, computadores, televisões e etc, pois quando essas tecnologias foram criadas as intenções eram de facilitar nossa vida e não nos distanciar do contato humano do qual necessitamos tanto. No caso da sala de aula é preciso ter cautela por exemplo na utilização de vídeos para não se tornar uma aula cansativa, e promover blogs e comunidades nas redes sociais nos quais os alunos podem ter acesso as conteúdos das matérias de uma forma interativa. Natalia Santos Almeida, sala 907

    ResponderExcluir
  23. As novas tecnologias devem estar associadas as metodologias de ensino e suas limitações serão de acordo com o método adotado. A utilização em sala de aula pode ser ilimitada, mas sempre suprevisionada e dentro de um planejamento e método organizado para acrescentar e facilitar a busca de conhecimento. A exemplo disso, neste momento utilizo um blog para acompanhar a aula e responder uma atividade. Eu utilizo a ferramenta como meio e não como fim.

    ResponderExcluir
  24. Em minha opinião, o professor deve limitar o uso da tecnologia por meio de regras, se houver a possibilidade, definir um momento específico para o uso consciente das tecnologias. O professor pode preparar aulas que mostrem recursos pouco usados ou desconhecidos por eles, incentivando assim o uso da tecnologia no processo ensino aprendizagem.

    ResponderExcluir
  25. Eu acredito que a tecnologia ajuda muito,em vários aspectos como: utilização de vídeos, sites relacionados ao conteúdo, blogs, documentários etc.
    Basta o professor deixar bem claro para os alunos a finalidade e importancia da internet, tv...é mostrar que essas ferramentas é o caminho para a construção do conhecimento.

    ResponderExcluir
  26. Boa noite, professora, desculpe o atraso
    o texto fez lembrar o que me aconteceu hoje, fui pagar um conta que tinha desconto o valor era de R$250,00 e o desconto era de R$50,00 portanto R$200,00 o moço pegou a calculadora e fez a subtração e a soma , ou seja, a conta ao contrário para ter certeza que estava certa risos, é interessante notarmos a dependência pela tecnologia e fazemos de forma tâo automática que não nos damos conta disso, na sala de aula a mesma coisa, celulares tablets e similares estão lá e estão de uma maneira muito forte, os alunos não soltam não saem daquele universo e se você pede para desligar não desligam acham que se o fazer vão perder tudo, uma das alternativas que eu uso é negociar o tempo da explicação com o uso , ou seja, explico eles desligam e nos minutos finais deixo eles usarem, já pedi durante a minha própria explicação eles me ajudarem pesquisando na internet em tempo real sobre um assunto para usar a tecnologia como parceiro e não como vilão, ladrão de hora aula problema é dependendo do ponto de vista mas não podemos negar que as vezes atrapalha os alunos tem que entender que o limite não é punição mas uma possibilidade de ver o mundo de outras maneiras, é professores temos muito trabalho.

    Valdir pós-história

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. a tecnologia hoje virou um extensão do nosso celebro, fica claro com o celular as vezes não sabemos o nosso próprio numero de telefone pois tudo estar armazenado no celular essa questão da conta muito comum,no supermercado sempre muito comum quando se paga com dinheiro, ja hoje so usa o dinheiro plastico onde se tem aperta alguma tecla ja quando se usa o papel se olha rápido mosrta o troco a tela a caixa sabe quando deve devolver.

      (sl - 907)

      Excluir
  27. Penso que o uso das novas tecnologias já estão intrínsecas no universo estudantil. A melhor forma de trabalhar com elas é direcioná-las para o uso pedagógico e mostrar aos alunos que elas podem ser utilizadas para o aprendizado. Cibelle 907

    ResponderExcluir
  28. Julio Cesar Santos 9074 de abr. de 2013, 16:08:00

    Com base no texto percebemos que limitar o uso da tecnologia é impossível, nós mesmos, como professores, cidadãos e consumidores, utilizamos essas tecnologias (celular, computador, televisão etc). Uma das formas de limitar o uso da tecnologia é propor em sala de aula uma leitura, ou um debate, uma roda de conversa e opiniões sobre determinados temas, pois eu acredito que a tecnologia deve ser usada sim, mas não a todo momento.
    Devemos lembrar que o proibir os aparelhos eletrônicos na sala de aula hoje é algo quase que impossível e alguns alunos só não o usam em sala por não possuir recursos economicos para comprar um.

    ResponderExcluir
  29. o grande problema da sociedade moderna e a comunicação, se comunicar hoje muito mas facio do era antes, só as relações com as pessoas esta cada vez se limitando, ja comunicação digital esta crescendo, com isso as pessoas estão deixando de ser seres humanos para seres artificial o o sentimento não não faz parte dessa relação,quando se fala que a tv esta acabando com relações com pessoas da mesma dentro de casa, não sabia como seria seria com o advento da internet, o pai ou a mãe não saber o que esta acontecendo com seu filho dentro de casa, so algum do outro lado do mundo poder ter uma relação muito próxima do os seu pais, so que relação interpessoal, so sabermos o que sera dessa próxima geração que tipo de pessoas se tornarão no futuro, que poderá ser uma sociedade de consumo e artificial

    ResponderExcluir
  30. Na minha opinião o limite vai de acordo com o perfil do grupo de alunos. Em uma aula de história, você pode utilizar documentários.
    Seria uma forma de despertar o interesse do aluno sobre um determinado tema.
    LEANDRO 907

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Julio Cesar Santos 9074 de abr. de 2013, 16:14:00

      Poderiamos até mesmo utilizar o site do "Arquivo do Estado de São Paulo" para mostrar documentos e comprovar aquilo que explicamos em sala de aula. Uma aula sobre "Ditadura" seria muito bem aproveitada.

      Excluir
  31. Atualmente reclamamos muito, da falta de contato que temos com as próprias pessoas residente em nossa casa.Mas isso é uma questão de hábito familiar, acredito quando o sujeito é educado de uma forma onde tudo tem o seu determinado tempo a tecnologia se torna um auxilio no seu dia dia. Tudo que é demais faz mal para o individuo. Devemos ter coerência com tudo que tratamos em nossa vida.
    Luiza Helena Sala 907

    ResponderExcluir
  32. A televisao em si deve ser utilizada como um instrumento de aprendizagem, a partir do momento que a utilizamos como ferramenta de informação e não como passa-tempo , ela se torna algo rico em informações, como videos , filmes , documentarios entre outras coisas. Não é que a tecnologia não seja boa, mais sim a forma como a utilizamos, talves nao seja correta.

    (Rita de Cassia,turma A-Pos)

    ResponderExcluir
  33. josé pinto da silva neto sala 9074 de abr. de 2013, 16:18:00

    Sobre o uso das noas tecnoligias em sala de que certamente tem seus pontos muito positivo, tem também suas ressalvas; uma vez não sendo tomadas as suas devidas precauçãoes pode trazer, na verdade, prejuizos com perca de tempo, e não atingindo os reais obgetivos.

    ResponderExcluir
  34. Taís Helena Sala 907
    Prof. Lurdes.

    A crônica de Luiz fernando Veríssimo
    "Estragou a Televisão", Nos mostra que algumas famílias se distanciam muito quando deixam ser dominados pelo uso da tecnologia.Pois as pessoas se distanciam muito e acabam conversando por facebook ou sms, mesmo estando dentro da mesma casa.
    Mas na educação pode-se inverter essa situação, pois atualmente se faz necessário o uso desta na sala de aula, para aprendizagem e até para prender a atenção do aluno que se dispersa facilmente perdendo o interesse pela aula.
    Fazendo o uso de vídeo na sala de aula o aluno tem que prestar atenção para depois conversar/debater com os colegas interagindo entre si. acredito que esse seja o uso positivo da tecnologia na educação.

    ResponderExcluir
  35. Eliel - História (907)

    Na aula de História as tecnologias podem sim ser utilizadas para enriquecer a aula e torná-la mais atrativas, afinal, elas fazem parte da vida e do cotidiano de boa parte dos alunos. No entando, não é aconselhável empregá-las simplesmente como uma atração, mas tratá-las também como fontes do conhecimento histórico e como tal, analisá-las em seu contexto (por exemplo, o uso da televisão).

    ResponderExcluir
  36. Luis Fernando (sala 907)4 de abr. de 2013, 16:21:00

    Não podemos mais dar as costas as novas tecnologias, principalmente quando falamos das tecnologias usada pelos nossos alunos. Seja o uso do aparelho, ou o uso da tecnologia em si, como Sitis ou Redes Sociais. Nós precisamos achar meios de transformar essa tecnologia, em ferramentas de aprendizagem. Como o uso de sitis (confiáveis) para pesquisas, redes sociais para transpor ideias e pensamentos, blogs para atividades (como fazemos nessa aula).O próprio uso da televisão, como janela para críticas e reflexões. Essas tecnologias fazem parte de nossos alunos, fazem parte do seu cotidiano, da sua diversão, as vezes do seu trabalho, e porque não do seu meio de aprendizagem e conhecimento!?

    ResponderExcluir
  37. vanessa vasquez 9074 de abr. de 2013, 16:23:00

    O uso da tecnologia em sala de aula é um metodo que deve ser aprimorado a cada dia mais desde que seja usado com sabedoria. Acredito que este metodo não deva ser usado com crianças ou alunos do ensino médio...e tão pouco na gradução,sou muito a favor da tecnologia em sala de aula para alunos a partir da graduação sim, pois estão em uma sala de aula para aprender independente da forma de ensino. Esta aula com certeza será supervisiona por um professor competente para a disciplina. Com este texo percebemos facilmente o quanto os individuos estão desconectados com o mundo e conectados com a tecnilogia...

    Vanessa Vasquez - sala 907

    ResponderExcluir
  38. Beatriz Pacheco - Sala 9074 de abr. de 2013, 16:30:00

    Embora cientes da mudança dos tempos e das novas necessidades de conexão para a manutenção dos
    padrões de nossa sociedade, o que vemos, atualmente, é a exacerbação de toda possibilidade de uso de aparatos tecnológicos com fins a realizar todo tipo de atividade e, por vezes, suprimir o contato humano. Dado relevante é que participamos de uma sociedade capitalista em que padrões relacionados a competitividade e individualismo sobressaem. Assim, a "comunicação" e a "conexão" proporcionada pelas novas tecnologias, em especial (em relação ao presente tema)à televisão, se manifesta não como meio complementar à informação ou conhecimento global, mas como supressão das formas de contato até então vigentes no âmbito social.
    Reclamar o retorno das conversas em família é, de certo modo, sem funcionalidade prática no discurso consciente, visto que as necessidades atuais nos convocam a outra realidade e a memória desses "bons tempo" servem bem a referência e reflexão, contudo, ao impor aos indivíduos já habituados às novas tecnologias recorrentes o retorno de uma realidade passada, torna-se arriscado enfada-los e acentuar o pré-conceito ao contato e a conversa "frente a frente".
    O desafio de apresentar ao aluno a "vida que há lá fora", fora da caixa mágica que fica como uma "vaca* no meio da sala",
    é o desafio de identificar que as relações humanas construíram todo o saber (e também a tecnologia) de que desfrutamos atualmente e que o
    romper dessas relações, desse contato, é um momento de crise para novas possibilidades. No que tange ao ensino de História, o discurso comumente citado é o da mobilização social em prol do bem comum, entretanto, é provável que uma abordagem minuciosa a respeito, guiando a percepção do aluno até sua própria condição e realidade seja mais efetiva que a abordagem ampla que se aplica, muitas vezes, solta de contextos. Cabe lembrar que, quando se vale da criatividade, senso crítico e conhecimento de causa, o professor consegue facilmente adequar os conteúdos que o aluno encontra
    na televisão a reflexão crítica e produção de conhecimento e, assim, munido desse novo conhecimento adquirido, promover novos contatos e diferente relacionamento com os seus familiares e pessoas de seu meio social.

    *referência a sacralidade que a vaca tem na Índia

    ResponderExcluir
  39. De fato não é mais possível tentar se desvincular do uso de tecnologias dentro e fora da sala de aula. Mas ao mesmo tempo vamos nos tornando tão dependentes do tecnológico, do virtual, que chegamos ao ponto de nem mais nos reconhecermos como pessoa humana, e muitos passam a viver apenas virtualmente.
    Explicar ao aluno que integrar a vivência virtual ao mundo real - físico, pode ser uma experiência proveitosa.
    No caso do texto do Veríssimo, a televisão se torna a protagonista dentro de uma relação, como se fosse o próprio ruído da comunicação de um casal.
    Vale uma pergunta a nós mesmos, educadores ou futuros educadores: de que maneira estamos buscando nos fazer entender? Apenas virtualmente, distantes? Ignorando os benefícios das novas tecnologias? Ou integrando nosso conhecimento a uma plataforma capaz de potencializá-lo?

    Cleonice - sala 907

    ResponderExcluir
  40. LAIR/SALA 907 - HISTÓRIA

    No manuseio da coisa não atualize (F5) antes de publicar senão...estou eu aqui fazendo o que já havia feito. Exemplo de uso, se não for da forma correta, causa prejuízo.

    Vimos entre Geraldo e Valdusa a desconexão completa (praticamente a perda de suas identidades) pela má utilização da tecnologia. O mau uso deve ser desmotivado, porém, a utilização de forma pensada e canalizada como reforço em sala de aula é e será cada dia mais um diferencial positivo na educação e formação dos alunos. As novas tecnologias estão aí e devem ser aproveitadas com seus vários recursos e não devem ser desperdiçadas. Hoje, a utilização de celulares em sala da forma que acontece é um grande problema e deve ser coibido em minha opinião, entretanto, devemos procurar inserir as novas tecnologias em nosso meio como um aliado na busca do conhecimento. Recursos como: TV, vídeo, filme, rádio, computador/Internet entre outros devem ser utilizados para uma aula mais produtiva, se o professor for criterioso em sua utilização. Esses recursos tem que ser trabalhados dentro dum contexto onde o próprio aluno perceba a vantagem do uso naquele momento. Nunca devemos exagerar o consumo. Sempre terá que acontecer inteligentemente para ajudar no desenvolvimento.

    ResponderExcluir
  41. O uso da tecnologia deve ser usado a nosso favor, sem causar dependência e sim como um diferencial para o preparo de uma aula, mais atrativa, fazendo com que os alunos se interessem.Após uma atividade realizada em sala de aula pedi aos alunos que publicasse uma folha no facebook no caso o tema era "bullying", ele estão elaborando uma campanha contra o bullying e o respeito as diferenças do ser humano.
    Eliane Mendes de Albuquerque Silva.
    Minoru Sunairi.
    Mariete Santana dos Santos.
    Maria Emília G. Paula.

    ResponderExcluir

Leia antes de publicar seu comentário, lembre-se que trata-se de um blog educacional.