sexta-feira, 30 de agosto de 2013

LITERATURA - AULA 2 - ATIVIDADE 4 - PROPOSTA DE UTILIZAÇÃO EM SALA DE AULA

Olá,
A atividade 2 consiste na escolha de uma possibilidade de utilização do vídeo proposta por Moran no texto O vídeo em sala de aula e um esboço de aula contendo:
Título - Objetivos - Conteúdo - Público Alvo - Atividades (pode incluir vídeos do youtube ou outros) e professores elaboradores (dupla).


Bom trabalho.

Elaborem uma apresentação em power point e enviem para o e-mail: lourdesposuninove@gmail.com

24 comentários:

  1. PLANO DE ENSINO
    DISCIPLINA HISTÓRIA
    VIDEO COMO ILUSTRAÇÃO/SENSIBILIZAÇÃO
    FILME “O MENINO DO PIJAMA LISTRADO”
    http://www.youtube.com/watch?v=HXne8WN2VDs



    OBJETIVO: Ilustrar, e sensibilizar o aluno à temática do Movimento Nazista na Alemanha durante a Segunda Guerra Mundial atentando ao tratamento dado aos judeus nos campos de concentração.
    CONTEÚDO: Leitura prévia do livro “O menino do pijama listrado”, discussão em sala de aula sobre a leitura do livro e, em um momento final exibição do filme a fim de ilustrar o que foi lido e discutido em sala de aula.
    ESTRATÉGIA: Através das imagens do filme ilustrar o que foi o Movimento Nazista na Alemanha, a força que exercia sobre os alemães, sensibilizar os alunos ao tratamento dado aos judeus (principalmente crianças) e, mostrar que mesmo sendo diferentes, todos são no fundo, iguais.
    AVALIAÇÃO: Texto explicativo sobre os principais aspectos do Nazismo e reflexão pessoal sobre os fatos ilustrados no filme.

    OBS.: O mesmo plano pode ser usado como projeto interdisciplinar para as disciplinas de Geografia, Língua Portuguesa e Língua Inglesa.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A dupla correspondente do trabalho acima é Kelly Alcântara e Monica Medina.

      Excluir
    2. Achei o plano de aula das colegas Kelly e Mônica muito criativo, pois já tive a oportunidade de assistir a esse filme com alunos do ensino médio e uma professora de História, a qual me confessou que ele sempre tem uma boa receptividade e nesse dia pude perceber o impacto que ele causou nos estudantes, bem como as discussões produtivas que surgiram após sua exibição.

      Excluir
  2. Amanda e Adilson
    Tema: O uso adequado do vídeo em sala de aula.
    Título:VÍDEO PRODUÇÃO
    Assunto:Turma da Monica.
    - A falta de higiene do personagem Cascão.
    . Contar em vídeo um determinado assunto:Banho na infância; as doenças causadas pela falta de higiene e suas consequencias e a sua transmissão
    . Pesquisa em jornais, revistas, entrevistas com pessoas;
    Aplicação de questionários as famílias, na busca de informações sobre o processo de higiene familiar, tais como: lavar as mãos antes das refeições;escovar os dentes;banho nos horários adequados.
    . Elaboração do roteiro, gravação, edição, sonorização.
    - Conceito de higiene;
    - Consequências a saúde;
    - Discriminação e preconceito social;
    - Exibição em classe e/ou em circuito interno.
    Discussão através de uma palestra com um especialista bem como a organização de um exposição com trabalhos de material reciclável.
    . Comentários positivos e negativos.
    A diferença entre a intenção e o resultado obtido.
    Aspectos positivos: a maior conscientização a respeito do tema escolhido e a sua multiplicação;
    Negativo; os impactos que o tema podem causar nas familias que não tem condições financeiras para obter os matareial necessário a higiene seja pessoal ou familiar.



    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Karina-Narciso-Tradução2 de abr. de 2013, 18:15:00

      Ótima ideia, o plano de aula além de desenvolver a cognição do aluno, trata e aborda possíveis problemas sociais, para uma reflexão acerca do tema

      Excluir
  3. Marcelo de Macedo/Narciso Galli Jr-Tradução2 de abr. de 2013, 16:34:00

    Biografia e cinema. Livros que se tornaram livros

    Objetivo: Fazer com que o aluno desenvolva interesse através do primeiro contato com o filme que narra a trajetória de Abraham Lincoln, fazendo com que o aluno se interesse em procurar na literatura e outras fontes, mais informações que confirmem e acrescentem informações ao filme.
    Conteúdo: “Passar o filme” Lincoln 2012. De Steven Spielberg em sessões para que o aluno não se desgaste e perca o interesse.
    Público alvo: Alunos de graduação de matérias afins.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Luciana Alexandrini - Sala 9132 de abr. de 2013, 18:10:00

      Acho muito interessante quando podemos incentivar a leitura através da utilização de filmes adaptados de livros. Devido à popularidade do cinema como forma de entretenimento, irá inspirar simpatia por parte dos alunos que darão devida atenção à atividade.

      Excluir
    2. Fernando C Roveri - 9132 de abr. de 2013, 18:16:00

      Muito interessante. Afinal, são vastas as biografias que se tornaram filmes, desde o recente filme de Steven Spielberg sobre Abraham Lincoln, passando por grandes personalidades da História, como Napoleão, Alexandre, o Grande, Margaret Thatcher etc. Para a matéria de História acho ótima a ideia. Para o ensino de artes, por exemplo, valem documentários sobre artistas, pintores. Um trecho de um filme pode elucidar muito, como em “Sonhos”, de Akira Kurosawa, no trecho sobre Van Gogh. Até mesmo para estudantes de Ensino Médio. Muitos foram atrás da vida e obra de Van Gogh após assistir a este trecho de “Sonhos”.

      Excluir
    3. Concordo na questão de que o filme desperta no aluno o interesse pelo a trajetória do personagem e o faz buscar na literatura mais informações e disperta o interesse pela leitura. Pois ainda temos alunos que não tem o hábito de ler por acharem o conteúdo literario pesado e de difícil compreensão. Alguns filmes facilitam ao aluno um entendimento maior ao tema literário.

      Excluir
  4. Marcelo/Narciso-Letras2 de abr. de 2013, 16:37:00

    Errata
    Biografia de cinema. Livros que se tornaram filmes

    ResponderExcluir
  5. aécio / adriano - sala 9132 de abr. de 2013, 16:40:00

    Aecio e Adriano - tradução - sala 913.

    Título – na aprendizagem do inglês - Hello, goodbye - Beatles

    Objetivos – Promover oportunidades para que os alunos aprendam uma segunda língua, a Língua Inglesa, desenvolvendo as quatro habilidades: a escuta, a fala, a leitura e a escrita (listening, speaking, readind and writing), através da músic (through the music)

    Conteúdo – • Música “Hello, goodbye" – The Beatles; - link: www.youtube.com/beatles
    Público Alvo – Ensino Fundamental – 2ª fase / 6ª a 9ª séries
    Atividades (pode incluir vídeos do youtube ou outros) PROCEDIMENTOS

    1º ato: Reconhecimento da Música:
    • A Turma assiste ao vídeo da música;

    2º ato: Praticando o vocabulário:
    • Ouvir a música, visualizando a letra, com o professor indicando onde a letra está sendo cantada;
    • A turma ouve a música novamente, acompanhando a letra sozinhos.

    3º ato: Atividade:
    • Pedir aos alunos, em posse da letra, que sublinhe as palavras que conhecem;
    • Que circulem as palavras que não conhecem;
    • Que façam uma lista das palavras que não conhecem;
    • Traduzir, com o dicionário, as palavras que não conhecem;
    • Com a letra das músicas, lê-la, o professor com a turma, traduzindo as palavras, perguntando uma a um o significado, na sequência da letra.
    • Correção da atividade, chamando um aluno para escrever no quadro uma das palavras, corrigindo se estiver errada;

    4º ato: Prática:
    • Em sequência os alunos, um por um, lê uma linha da letra, cantando se possível;


    professores elaboradores (dupla). Aécio e Adriano


    Anexo

    The Beatles
    Hello , Goodbye
    You say yes, I say no,
    You say stop, but I say go, go, go. Oh no
    You say goodbye and I say hello, hello, hello.
    I don't know why you say goodbye, I say hello, hello, hello.
    I don't know why you say goodbye, I say hello.

    I say high, you say low,
    You say why, and I say I don't know.Oh no.
    You say goodbye and I say hello, hello, hello.
    I don't know why you say goodbye, I say hello, hello, hello.
    I don't know why you say goodbye, I say hello.

    Why, why, why, do you say goodbye, goodbye bye bye bye bye? Oh no.
    You say goodbye and I say hello, hello, hello.
    I don't know why you say goodbye, I say hello, hello, hello.
    I don't know why you say goodbye, I say hello.

    You say yes, I say no,
    (I say yes),(but I mean no)
    You say stop, I say go, go, go. Oh no.
    (I can stay still it's time to go)
    You say goodbye and I say hello, hello, hello.
    I don't know why you say goodbye, I say hello, hello, hello.
    I don't know why you say goodbye, I say hello.
    I don't know why you say goodbye, I say hello-oh-oh-oh-oh-oh-oh.
    Hello

    Hella, hebba helloa (repeat it a few times)

    O mesmo plano pode ser usado como aula a respeito de cumprimentos e a importância de conversar com as pessoas em nossa volta.

    ResponderExcluir
  6. Adriana Armeda/Fernando C Roveri – 9132 de abr. de 2013, 16:40:00

    Vídeo como Conteúdo de Ensino
    Número da aula: 3
    Tema: BIOLOGIA – Ampliação de conhecimentos biológicos e formas mais corretas de plantio, colheita e uso correto da natureza de acordo com renomados cientistas e biólogos.
    Conteúdo: Leituras prévias de autores sugeridos pelo professor; passar o documentário ‘The Secret Life of Plants’, de 1979, considerado um dos mais importantes sobre ciência. Depois, a leitura de trechos do livro homônimo que deu origem ao documentário.
    Estratégia: Debate sobre o filme, seus temas e possíveis propostas de uso na ciência e na realidade nos dias de hoje, quando os recursos naturais estão cada vez mais escassos; comparar a ciência daquela época e suas propostas com as atuais. Afinal, o planeta, em 1979, não estava tão problemático como hoje. Mesmo assim, ‘The Secret Life of Plants’ é considerado atual. Ou seja, um debate que pode elucidar a mente dos alunos.
    Duração: Três aulas – o documentário, as leituras e os debates.
    Avaliação: Elaboração de um artigo. A discussão em aula tem peso na nota final.
    Público-alvo: Alunos de ensino superior em ciências biológicas.
    Bibliografia: Livro – http://archive.org/details/secretlifeofplan00tomp
    Filme: http://youtu.be/sGl4btrsiHk

    ResponderExcluir
  7. Nomes: Amanda e Adilson
    Tema: Higiene
    Título: Regras para higiene pessoal e familiar do ambiente( casa)
    Objetivo Geral: Conscientizar sobre a importância de manter-se limpo.
    Objetivos específicos:
    - Sensibilizar sobre a importância de manter-se limpo;
    - Selecionar material que desperte o conhecimento a respeito do assunto.
    - Aplicar atividades que promovam a importância da higiene;
    Conteúdo;
    Video em sala de aula:
    http://www.youtube.com/watch?v=GlcGB1xU5qw
    Estratégias:
    Organização de oficinas relacionadas ao tema.
    Avaliação:
    Visitas e provas de acordo com os assuntos selecionados.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. aecio castro - sala 9132 de abr. de 2013, 18:09:00

      Esse plano de aula é interessante, além de poder ser usado como ferramenta de aprendizado e ele é útil até para o dia a dia do aluno e seus familiares. O aluno pode perceber e fazer a ligação entre o que aprende na escola e seu universo fora dela.

      Parabéns pelo plano.

      Excluir
  8. Leila e Moacir ( sala 913)2 de abr. de 2013, 16:51:00

    TÍTULO: A VIDA NO DESERTO SAARIANO
    OBJETIVO : mostrar aos alunos, através de um vídeo os aspectos da vida no deserto e levá-los a fazer um paralelo com as suas próprias vidas .
    CONTEÚDO: aspectos gerais e específicos da vida no deserto, apresentando o relacionamento do homem com aquele meio, a fauna, a flora e os aspectos climáticos do local.
    PUBLICO ALVO: alunos do Ensino Médio
    ATIVIDADE: Primeiro assistir a um vídeo da National Geografic em sala de aula. A seguir, em pequenos grupos, discutir as diferenças entre a vida das pessoas no deserto e a vida na cidade.

    ResponderExcluir
  9. Leila Rosemari Teixeira Borges e Luciana Alexandrini - Sala 9132 de abr. de 2013, 16:57:00

    Plano de aula

    Título: Traduções descontextualizadas em filmes e séries

    Objetivos:
    - Promover uma discussão e reflexão acerca dos problemas que uma legenda descontextualizada pode gerar para o entendimento da cena ou do filme;
    - Ampliar vocabulário;
    - Mostrar os benefícios das palavras cognatas;
    - Atentar ao perigo das falsas cognatas
    - Distinguir a diferença da descontextualização e do contexto.
    Conteúdo:
    - Estratégias de leitura,
    - Organização textual;
    - Tradução;
    - Utilização de dicionário.

    Público alvo: 2º ano - Ensino Médio
    Atividades:
    1) Passar trecho da série Grounded for Life (título sem tradução aqui no Brasil)
    Fala original: “Get that done!”
    Tradução adequada: “Termine isso!” (o professor omitirá esta informação a princípio)
    Tradução do canal: “Pegue a boneca!”
    Detalhe: as personagens estão no meio da rua carregando canos e não há boneca alguma na cena.

    2) Pedir que os alunos identifiquem o erro.
    3) Os alunos terão que escrever o porquê da legenda divergir com a cena e as possíveis traduções corretas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. leila menezes (sala 913)2 de abr. de 2013, 18:17:00

      Muito propício para os estudantes de LE, sobretudo de língua inglesa, que abrange maior produção de filmes, tendo em vista os erros crassos de tradução que vemos nos filmes.

      Excluir
  10. Uso do Vídeo como Sensibilização.
    Título= A Era do Gelo 2
    Objetivo= Sensibilizar os alunos sobre as questões ambientais.
    Conteúdo=Aquecimento global, Cooperação para o bem estar de todos
    Público alvo= Alunos do Ensino Fundamental II
    Atividades= Discussão em círculo sobre a mensagem do filme. Levantamento dos problemas ambientais
    Discussão sobre as atitudes-comportamentos humanos prejudiciais ao meio-ambiente etc....

    ResponderExcluir
  11. Leila Rosemari Teixeira Borges (sala 913)2 de abr. de 2013, 17:59:00

    Comentário sobre o plano de aula do Marcelo e Narciso:
    O plano de aula de Marcelo e Narciso achei bem interessante no tocante que muitos filmes biográficos podem desenvolver a curiosidade dos alunos pesquisar uma vez que, vendo o filme muitas vezes desconhecendo o tema central o aluno se interessa pela história e vai buscar mais conhecimento e assim podem também ter o mesmo comportamento com geografia, história, ciências e muito mais. Pesquisar é um passo para um grande historiador, cientista, matemático, etc...do futuro!

    ResponderExcluir
  12. Disciplina de Língua Portuguesa/ Filme: Viagem ao Centro da Terra
    Título: Ilustração/Vídeo como Conteúdo de Ensino
    Objetivo: Trabalhar os elementos que constituem um texto narrativo, enredo, personagens( características), espaço e tempo, por meio de um gênero específico – filme.
    Conteúdo: Gênero textual
    Público alvo: Ensino fundamental II
    Atividades: Leitura de fragmentos do livro “Viagem ao Centro da Terra” de Julio Verne, para introduzir de forma direta a estrutura de um texto narrativo. Após isso, a exibição do filme, que irá ilustrar o conteúdo trabalhado, aproximando o texto/conteúdo formal para uma realidade mais próxima do aluno do que seja “personagem”, “ tempo”, “ espaço”, “ enredo” etc .
    Avaliação: Os alunos, em grupo, terão que escolher um outro filme e fazer o levantamento de todos os elementos que constituem uma narração.

    ResponderExcluir
  13. Vídeo como CONTEÚDO DE ENSINO

    Erros na tradução do Google Tradutor

    Objetivo: Mostrar ao aluno como a má utilização de uma ferramenta, ou a tradução sem pesquisa e utilização de um corpus linguístico, pode atrapalhar o resultado final de seu trabalho.

    Conteúdo: Problemas encontrados em uma tradução mal elaborada

    Público Alvo: Alunos de cursos de Tradução ou Língua Inglesa.

    Atividades: Vídeo Fonte YoutTube: http://www.youtube.com/watch?v=SLQjnby8mNY
    Trabalho com outras ferramentas tecnológicas no uso da tradução para comparação.

    Professores elaboradores: Regiane Oliveira e Fernanda Tietjen

    ResponderExcluir
  14. Video :Sid O cientista - músculos .
    Tema: Ilustrando o conceito
    Objetivo: ilustrar para o aluno o corpo humano, as formas de nos moviventar e as funçoes dos musculos.
    Conteúdo:ilustar os musculo.
    Publico alvo: alunos de 5 a 8 anos.
    Atividade:http://www.youtube.com/watch?v=T85na08IX38
    Professoras: Rita de Cássia/ Scheilla Margarida.
    Pos-907

    ResponderExcluir
  15. Beatriz Pacheco e Luis Fernando - Sala 907

    A proposta é de utilizar excertos do filme “A vida é bela” de Roberto Benigni para sensibilização dos alunos diante do tema do Holocausto. A escolha da película reflete a necessidade de encontrar uma mídia que envolva a emotividade e, diferente dos filmes relacionados ao assunto, não apresente abordagem com cenas violentas.

    Sinopse: Durante a Segunda Guerra Mundial na Itália, o judeu Guido (Roberto Benigni) e seu filho Giosué são levados para um campo de concentração nazista. Afastado da mulher, ele tem que usar sua imaginação para fazer o menino acreditar que estão participando de uma grande brincadeira, com o intuito de protegê-lo do terror e da violência que os cercam.

    ResponderExcluir

Leia antes de publicar seu comentário, lembre-se que trata-se de um blog educacional.