sábado, 11 de outubro de 2014

AULA 8 - TV Escola


Conheça outra fonte de recursos ao professor e faça seus comentários.


A TV Escola é o canal da educação. É a televisão pública do Ministério da Educação destinada aos professores e educadores brasileiros, aos alunos e a todos interessados em aprender. A TV Escola não é um canal de divulgação de políticas públicas da educação. Ela é uma política pública em si, com o objetivo de subsidiar a escola e não substituí-la. E em hipótese alguma, substitui também o professor. A TV Escola não vai “dar aula”, ela é uma ferramenta pedagógica disponível ao professor: seja para complementar sua própria formação, seja para ser utilizada em suas práticas de ensino. Para todos que não são professores, a TV Escola é um canal para quem se interessa e se preocupa com a  educação ou simplesmente quer aprender. 


Navegue a vontade e comente.

13 comentários:

  1. Todas as ferramentas criadas e que são aplicadas em benefício da humanidade, causam impactos positivos e entre os negativos apenas aqueles que ultrapassam seus limites. Sempre ressalto e ressaltarei, pois até a própria vida tem a sua e que não convém discutir.Com isso ne medida em que os processos e meios de comunicação são plenamente necessários e com isso propiciar aos seus utilizadores formas de emprego e aplicabilidade.A exemplo disso, consideramos no campo da saúde os equipamentos médicos e também as possibilidades que eles causam quando tornam-se imediatos em razão dos imprevistos.

    ResponderExcluir
  2. aecio castro - 913 - tradução23 de abr. de 2013, 11:01:00

    Toda ferramenta que venha em pró do ensino é válida, visto que, o Brasil ostenta índices muito baixos de escolaridade. As novas tecnologias são para auxiliar o profissional do ensino e não substituí-lo, temos que ter sempre isso como norteador do nosso trabalho, na educação, essas ferramentas, em visto de vários fatores muitos profissionais não as usam, por insegurança ou por outros fatores. Portanto, o uso de várias midias eletrônicas e tecnologia como tudo que já surgiu é e sempre será benvinda a auxiliar o profissional envolvido com educação em todos os seus níveis.

    ResponderExcluir
  3. A TV Escola agrega ainda mais conhecimento para auxiliar a todos nesse mundo do conhecimento.

    ResponderExcluir
  4. Fernando C Roveri – Tradução – 91323 de abr. de 2013, 16:03:00

    Em todo esse período em que estamos discutindo o uso da tecnologia no ensino, acredito que a TV Escola é um material de grande valia para ser utilizado em sala de aula, principalmente no Ensino Fundamental, que acredito ser o período mais delicado do ensino, pois é um período em que os alunos estão em uma fase de efervescência da vida, e prender a atenção deles em sala de aula parece ser uma tarefa difícil. A TV Escola pode ser a porta de entrada para muitas outras opções posteriores, como outros programas educacionais de oferecidos por outros canais de qualidade (TV Cultura e Futura, por exemplo) e também filmes. Navegando agora pelo site vi alguns links interessantíssimos, com vídeos sobre o povo latino-americano, outro sobre a importância social e econômica do rio Ganges para a Índia, e até mesmo vídeos que podem ser aplicados no ensino da Matemática, que é um pesadelo para muitos alunos. O vídeo sobre o aluno cadeirante, além de aguçar o ensino da matéria, é também uma forma de mostrar inclusão social.
    Para o Ensino Médio, além da TV Escola, o uso de filmes para contextualizar o conteúdo programático é uma ótima ideia. Um exemplo: como um professor de História vai prender a atenção dos alunos para ensiná-los sobre a Guerra Fria? Claro que a aula deve ser aplicada e os alunos precisam ler, mas nesse caso o uso de filmes torna o ensino muito mais interessante. Há ótimos filmes sobre o assunto, e um dos mais importantes é o espetacular "Doutor Fantástico", de Stanley Kubrick, que prende a atenção do espectador não somente pelo enredo, mas também pela incrível atuação de Peter Sellers.
    E assim pode-se ir adiante. A TV Escola é espetacular e apoio totalmente.

    ResponderExcluir
  5. Daniela- tradução 91323 de abr. de 2013, 16:06:00

    Toda a tecnologia que é usada em beneficio da educação é produtiva. O que as deixa muitas vezes sem uso são os recursos escassos,principalmente na rede pública de ensino,mas não tenho dúvida que todo o material que proporciona o avanço no trabalho do professor e no aprendizado do aluno são válidos na sala de aula, o que ocorre também em algumas situações é o despreparo de alguns profissionais, mas esse fator nada impede do trabalho ser realizado dentro das escolas, até mesmo para incentivo e motivação dos professores e alunos.

    ResponderExcluir
  6. Olá, turma!
    Gosto muito de ler os comentários de vocês, pois percebo o quanto valorizam a Educação. Os vídeos e demais materiais da TV Escola e outros programas educativos são grandes aliados do professor, mas, normalmente encontramos esses materiais mais direcionados ao público de Educação Básica (Fundamental e Médio). Vocês acreditam que há possibilidade de alguns desses materiais possam ser utilizados em um curso superior de Formação de Professor, por exemplo?

    ResponderExcluir
  7. Marcelo de Macedo Tradução 91323 de abr. de 2013, 16:29:00

    Acredito que a TV escola é de grande valia para a formação do professor. Onde podemos encontarar muitos pontos para discussão tais como literatura, historia e geografia. Lembrando que os futuros tardutores precisam ter um bom conhecimento tanto na lingua de partida como na lingua de chegada.

    ResponderExcluir
  8. Eliel Ricarte - História (907)

    Excelentes propostas para usos de vídeos e documentários e arquivos. Achei bons os suportes teóricos e sugestões de aulas.

    ResponderExcluir
  9. Os vídeos são muitos bons, ótima sugestão para usar em sala de aula, são vídeos didáticos que chamam facilmente a atenção de quem assiste.

    Natalia Santos- História 907

    ResponderExcluir
  10. Acredito que os vídeos podem ser facilmente usados no ensino superior também, são simples e objetivos, os alunos podem absorver conteúdos de uma forma diferente e que não é cansativa, fiquei com vontade de assistir todos...

    Natalia Santos- História 907

    ResponderExcluir
  11. Marcela Molinari e Rafael Del Ponte - sala 90727 de abr. de 2013, 14:54:00

    Esta é uma excelente ferramenta para auxiliar no processo de aprendizagem, pode ser usado nos mais variados niveis de ensino, e nas mais diversas disciplinas.

    Infelizmente ainda é uma ferramenta pouco utilizada pela maioria dos educadores.

    ResponderExcluir
  12. A TV Escola é uma excelente ferramenta e um suporte que não deve ser desperdiçado pelos que desejam,no mínimo, estar bem informados.

    ResponderExcluir
  13. Maira O Santos - Sala 907

    Achei o site do TV Escola bem simples de usar e de navegar. Tem bastante material de apoio para a disciplina de História como planos de aula que contemplam alguns dos eixos temáticos mais "requisitados" atualmente.Serve como um bom start-up para professores que estão meio sem ideias ou ainda não têm um repertório muito grande de ferramentas para usar na sala de aula.

    ResponderExcluir

Leia antes de publicar seu comentário, lembre-se que trata-se de um blog educacional.