sábado, 4 de outubro de 2014

Aula 7 -Apresentações EaD

Queridos alunos,
Discutimos, em sala, sobre algumas questões em EaD:


1 - Quem é o professor de EaD? Qual deve ser sua formação?
2 - Quem é o aluno de EaD?
3 - O que difere o professor de EaD do professor de Ensino Presencial?
4 - De que maneira se estabelecem as relações entre sujeito, meios e objetos de trabalho?
5 - Que tipos de tecnologias o professor de EaD deve conhecer?
6 - Quais as dificuldades sérias na aceitação em EaD?
7 - Relate alguma experiência em EaD.

Após a atividade realizada, criaremos um vídeo em movie maker e publicar no youtube

Textos de apoio:

11 comentários:

  1. A publicação do vídeo deve ser no youtube.
    Essa postagem é um teste.

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  2. Acredito que o professor de EAD, mais do que formação, precisa de "jogo de cintura" para dar aula à distância, pois a plataforma exige dele uma maior atenção já que ele não terá o feeling do aluno, devido a distância e a não ter o contato pessoal. Assim é com o aluno, que precisará de maior atenção, disposição e disciplina, já que além de não ter contato direito ao orientador/tutor, também terá que ser autodidata para cumprir com todas as atividades das aulas dentro da plataforma.
    Ambos precisam de ferramentas básicas e conhecimento de web e software para terem bom rendimento dentro de uma plataforma de EAD, seja ela mais avançada ou básica, assim evitando desistências e evasões que muitas vezes ocorrem por causa do cansaço ou da falta de habilidade com a ferramenta do curso, acredito que por ser relativamente novo e atual, este seja o principal motivo da resistência de muitas pessoas ao EAD.

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    1. Segue o link para o meu vídeo no youtube:
      https://www.youtube.com/watch?v=8mg3RWDnpQg

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  3. Lilian Oliveira - 3214 de out. de 2014, 05:57:00

    Educação à Distância, no meu ver, deve ser objetiva, dinâmica, para o aluno obter satisfação em realizar as atividades propostas. Assim como o professor, deve ser antenado às novas tecnologias, que conheça o grupo, que possua uma interação, uma comunicação amigável e esteja à disposição dos alunos.
    O estudante que opta por cursos à distância, muitas vezes, não tem tempo para se locomover até uma universidade, de fato, seja pelo trabalho, ou pelo comodismo que a educação à distância oferece.
    Entretanto deve-se salientar que o aluno de um curso de EaD, deve tomar alguns cuidados referentes à disciplina, horários, cumprir com as tarefas e pesquisar sempre. A interação que ocorre dentro de um sala de aula de um curso presencial,muitas vezes, não ocorre num fórum EaD, o que exige muito mais desse aluno.
    O professor do Ensino Presencial já possuí uma interação mais ampla, devido a convivência com os discentes, há uma troca maior em sala de aula.
    O profissional que opta por um curso em EaD, deve se qualificar em outras áreas,sempre aprimorando seus conhecimentos, devido ao mercado de trabalho, ainda, possuir uma resistência perante as formações "on line".
    Durante o período de graduação, realizamos algumas disciplinas à distância, fóruns e atividades pela plataforma da universidade. Particularmente eu não sou adepta dessa modalidade, primeiro porque não gostei dessa forma de interação, e segundo, por que a plataforma muitas vezes trava, e não obtemos respostas do suporte técnico responsável.

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  4. O professor dos dias de hj independentemente de lecionar na modalidade de Ensino à Distância ou Presencial, deve conhecer as mais diversas plataformas e trazê-las para a sala de aula. O aluno que opta pela EAD é muitas vezes alguém que não tem tempo de cursar a modalidade presencial, outro fator que contribui para a adesão é que o curso à distância costuma ser mais barato, mas é preciso que ele tenha em mente que sua organização e disciplina será fundamental para o aproveitamento do curso, ele poderá criar seus horários de estudos, a desvantagem é que se perde a interação que há na modalidade presencial, a troca de ideias tb faz parte do processo de ensino/aprendizagem e por mais que se tenha fóruns dificilmente os alunos estarão conectados ao mesmo tempo.
    https://www.youtube.com/watch?v=GUtMZl1bkHk

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  7. 1- A adaptação das universidades de ensino superior para cursos a distancia tem aumentado devido a acessibilidade ao ensino superior, a rotina do aluno e também por tornar-se um facilitador do conhecimento, por causa dos avanços tecnológicos. Com isso, os professores universitários também precisam se adaptar as mudanças, procurando não apenas transmitir seu conhecimento teórico, mas também mediar informações através da tecnologia. Para tornar-se professor tutor é necessário que o educador tenha feito, no mínimo, um curso de capacitação, ou especialização, no entanto alguns docentes não se adequam aos novos meios tecnológicos, prejudicando o conhecimento a ser agregado pelo aluno. Como em todo processo de ensino-aprendizado, o professor precisa atuar como mediador do conhecimento, superando suas dificuldades e auxiliando o aluno a lidar com a obsolescência da informação e tecnologia.

    2 - Cada vez mais presente na vida das pessoas, a prática EaD já vem sendo aceita e difundida pelos alunos, muitas vezes, como única forma de se especializar ou até mesmo de se graduar. Hoje as características do aluno da Educação à Distância são diversas, são pessoas que estão em busca de conhecimento, porém não conseguem (ou não querem) se deslocar até a universidade. Tomo como exemplo o meu próprio, em que a distância da universidade me impedia de assistir as aulas presenciais.
    Embora os alunos tenham suas necessidades, muitos trabalham por altas horas, possuem filhos pequenos, e até recebem visita em casa diariamente quando estão estudando, eles precisam estar ciente, antes de entrar em um curso EAD, que precisam ser, sobretudo, um autodidata. É preciso muito foco, disciplina, pró-atividade, paciência e um exercício contínuo em se atualizar.
    Hoje muitas empresas estão adequando os seus planos de trabalho em formato home office e essa já é uma realidade para o profissional. É fato que trabalhar em casa, ou estudar em casa, pode ter os seus privilégios, como, por exemplo, ser ainda mais produtivo, trabalhar no horário em que achar melhor. Mas, no entanto, exige ainda mais dessa pessoa que precisa se policiar para não cair em pequenas armadilhas, como se distrair e ficar mais tempo no Facebook, ou parar um tempinho para assistir a sessão da tarde e esticar até a novela das nove.

    3. O professor EAD é um transformador em sua realidade de ensino, sem conhecer o publico e suas necessidades é o transmissor de conhecimentos como incentivador para que o aluno possa adquirir suas próprias metodologia de estudo e aprendizado. O professor presencial já vive uma realidade muito próxima de seus alunos, conta com as experiências vividas e trocas de informações.

    Continua abaixo...

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  8. Continuação...

    5- É necessário que o professor de EAd deva conhecer muito bem a respeito de tecnologias em geral, ter disponibilidade para se aperfeiçoar a todo instante, pois a todo momento algo novo acontece e esse professor tem que estar pronto para todos os desafios.
    Estar pronto para trabalhar até mesmo nos momentos de laser para o envio de alguma mensagem, ou tirar dúvida de algum aluno, sendo assim, pode- se dizer que esse professor é um profissional que disponibiliza muito do seu tempo em função desse aluno.

    6 - Diante de uma sociedade cuja educação foi fundamentada nos moldes tradicionais, embora inseridos em novos tempos da era da informação, a Educação a Distância ainda é vista com resistência. Fatores como a aprendizagem do aluno, as plataformas onde o ensino é ministrado, os meios utilizados e sua aplicação, o funcionamento do sistema de comunicação e o desempenho das instituições de ensino responsáveis pelas etapas do processo de ensino e aprendizagem são pontuados frequentemente. A aceitação no mercado também pode ser questionada.

    7. No início deste módulo, devido às movimentações da Copa do Mundo e de alguns transtornos causados pelo evento no país, algumas aulas foram suspensas presencialmente e transferidas para a plataforma AVA. No início houve muitas controvérsias por parte de alguns alunos que justificaram a atitude com uma explicação plausível: o ensino presencial não se compara ao ensino a distância.
    Para mim foi uma experiência difícil e acredito que para alguns alunos também. Durante três sábados estivemos nos comunicando, produzindo e entregando textos à distância. Consegui, e acredito que todos conseguiram igual, entregar aquilo que nos foi solicitado, porém me senti defasada, me senti sozinha. Acredito que não fui capaz de capaz de transformar todos aqueles textos e resumos em conhecimento.
    Contato físico, olho no olho, dúvidas, segurança, convívio com outros alunos entre outros fatores que colaboram para os pontos positivos de uma aula presencial devem ser levados em consideração e dados a devida importância. Para o aluno, o professor representa o conhecimento mais aprofundado. A falta de um professor/orientador em sala de aula é imensurável, ou seja, quando nos deparamos com uma situação onde não há professor presente, o que não é comum, percebemos a falta que faz.


    Turma 321 - Erica Santos/Áurea Xavier/Lucelí Ribeiro/Renata Silveira/Aline Capra/Marli Martins.

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    1. Confira o nosso vídeo no youtube: https://www.youtube.com/watch?v=91jCKxv2dNA&feature=youtu.be

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  9. Willian, Silvio e Elaine - Sala 3214 de out. de 2014, 08:05:00

    O EaD veio para ficar

    O professor de EaD é aquele que tem função de orientar, explicar e ajudar o aluno a pesquisar de maneira mais ativa. O aluno deve se tornar um pesquisador com inteira autonomia e disposição, afinal as disciplinas em EaD exigem comprometimento e acompanhamento dos estudantes para que consigam dar conta dos extensos conteúdos à distância. Portanto, o educador faz uso de ferramentas como vídeos, blogs, programas de computador, aplicativos para desempenhar o papel de estimulador de aprendizagem. A formação desse professor-orientador deverá ser abrangente e pautada em objetividade e domínio de conteúdo e metodologia. Sendo assim, em se tratando de ensino à distância, é fundamental que o educador conheça as mais diversas ferramentas tecnológicas para, inclusive, fazer uso do seu conhecimento teórico.
    É imprescindível que o aluno de EaD seja organizado e mantenha um nível apropriado de produtividade, levando em consideração a demanda de conteúdos exigidos diariamente. Além disso, a disciplina e a dedicação do aluno são fundamentais para acompanhar as matérias e assimilar os aprendizados proporcionados pelas aulas.
    Há alguns pontos que diferenciam o professor de EaD do professor de ensino presencial. Por exemplo, o educador de ensino à distância oferece uma metodologia de ensino nivelada em que todos devem acompanhar o ritmo de aprendizagem. O próprio uso de ferramentas de ensino é um facilitador nesse processo, pois muitas vezes o professor de ensino presencial não tem à disposição para ensinar todos os recursos da forma como o professor de ensino à distância tem. Para que seja viável um ensino e aprendizagem adequados no ambiente virtual, o professor deve ser um mediador, sendo fundamental o domínio de tecnologias voltadas para a educação, como programas de computador, blogs, sites de conteúdos específicos, aplicativos de celular que possam ser facilitadores nesse processo etc.
    Atualmente ainda é forte o preconceito de muitas pessoas quanto ao ensino à distância no Brasil, pois acredita-se que pelo fato de o aluno poder manipular seus horários e estudar em casa, ele faça isso de forma descompromissada, sem critérios ou até que seja muito simples a aprovação num curso EaD. O que, definitivamente, não é o que acontece. Os cursos em EaD seguem critérios de ensino e de avaliação recomendados pelo MEC.
    Uma colega nossa de pós-graduação Elaine Correia nos relatou sua experiência de ensino à distância em Revisão de Texto Aplicada à Gramática, curso no qual a aluna teve experiência rica em leitura de textos voltados à disciplina. Um ponto de grande destaque para a aluna foi o fato de sair da graduação do curso de Letras e apesar de ter finalizado o curso com algumas defasagens em língua portuguesa, a pós em EaD supriu essas lacunas. Ainda de acordo com a Elaine, essa pós-graduação foi superimportante para sua formação acadêmica. “Essa pós criou uma responsabilidade maior em relação ao estudo e à pesquisa”, completa a estudante, que hoje faz pós-graduação em Literatura e Estudos Linguísticos pela Universidade Nove de Julho.

    Um abraço, a equipe.

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