sexta-feira, 19 de setembro de 2014

AULA 5 - ATIVIDADE 2 - Análise de Webquest

Recomendo a todos que visitem estes sites e explorem as Webquests, pois esta é a melhor forma de aprender:


Que tal compartilharmos aqui aqui webquests ou roteiros de pesquisa que consideramos bons?
- Se gostou de uma específica, que mudanças propõe?
- Seria possível em uma única WebQuest dar conta dos interesses individuais dos alunos? 
- Você acredita que os próprios alunos poderiam trazer questões para a criação de um roteiro de pesquisa baseado na metodologia de Webquests? Por que?



Lourdes

78 comentários:

  1. http://www.webquestbrasil.org/criador/webquest/soporte_derecha_w.php?id_actividad=24018&id_pagina=1
    Essa webquest tem um assunto bem interessante que é o confronto do inglês britânico e o inglês americano, porém acredito que poderia ter links para que os alunos pudessem ter um acesso para pesquisa direcionado.

    ResponderExcluir
  2. Luciana Alexandrini - Sala 91316 de abr. de 2013, 18:10:00

    A WebQuest fala sobre Simple Past, os pontos positivos foram: a introdução contém algumas informações dadas rapidamente que devem ser pesquisadas mais a fundo pelo aluno e a tarefa que promove a escrita na língua inglesa. Já os pontos negativos foram: a utilização somente da primeira e a terceira pessoa do singular na tarefa ; o processo onde só constam 2 vídeos do YouTube como referência, levando em consideração que há muitos sites excelentes com informações sobre a Língua Inglesa e não há processo de avaliação.
    (http://www.webquestbrasil.org/criador/webquest/soporte_mondrian_w.php?id_actividad=24061&id_pagina=1)
    Essa ferramenta é uma maneira moderna e criativa do uso da Internet na sala de aula, além disso facilita o trabalho de pesquisa do aluno. As possibilidades de aplicação são diversas permitindo que se explore esse recurso para que a aprendizagem ocorra de modo prazeroso e dinâmico. Os alunos aprendem facilmente o conteúdo e desenvolvem competências para estudar, pesquisar e trabalhar em equipe. Durante esse processo provavelmente surgirão algumas dúvidas e o aluno terá a autonomia para saná-las, afinal este é o intuito da ferramenta. Acredito que depois da experiência o estudante terá condições de elaborar um roteiro usando um assunto de seu interesse se utilizando das habilidades que adquiriu durante o processo.

    ResponderExcluir
  3. Analisando o conteúdo dos links, observei que estes são de fácil acesso e pesquisa. Porém seu conteúdo está aquém de certos níveis de educação, sendo muito superficiais. Seu conteúdo não satisfaz certas áreas. Mas como ferramenta é de um auxílio fantástico. O formato é inovador. Se os conteúdos forem mais elaborados e se dando consistência aos mesmos, será uma excelente ferramenta tecnológica a serviço da educação, principalmente na área de pesquisa mediada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo com o nobre rapaz, em relação as questões do formato, consistência e o tipo de ferramenta, que na verdade torna-se adeqaudo as necessidades das atuais gerações e as novas dinâmicas de aprendizagem.

      Excluir
  4. Fernando C Roveri – Tradução – 91316 de abr. de 2013, 18:13:00

    http://www.webquestbrasil.org/criador/webquest/soporte_mondrian_w.php?id_actividad=15774&id_pagina=1
    O tema do webquest acima é maravilhoso: Federico García Lorca, um dos mais importantes poetas e dramaturgos da língua espanhola. Infelizmente, o webquest a ele dedicado está muito pobre: a introdução mal apresenta o autor, as tarefas são ínfimas e mal ajambradas, e o critério final – fazer uma apresentação em Movie Maker – é insatisfatório. Um poeta dessa magnitude merece um trabalho muito maior.

    http://www.webquestbrasil.org/criador/webquest/soporte_horizontal_w.php?id_actividad=14773&id_pagina=1
    Já este tem uma porposta interessante: propõe uma reflexão no uso de tecnologias no ensino, que tem sido amplamente discutido em sala de aula. O autor propõe que os alunos criem um blog que será atualizado constantemente durante um semestre, com atividades e informações da disciplina. Esse tipo de tecnologia é ótima, principalmente no aprendizado de um idioma. O mais interessante é que o blog pode se tornar uma constante ferramenta de ensino e pesquisa, com a publicação de textos em inglês, discussões sobre determinados assuntos, troca de experiências entre o professor e os alunos etc. E esse é um bom exemplo de como a tecnologia pode ser utilizada a favor do ensino e aprendizado, pois ela está aí para facilitar a nossa vida, e não causar problemas. Existem dicionários virtuais (de confiança, claro), sites de bibliotecas, sites de notícias de outros países etc. Pode-se até criar um ambiente virtual para discussão por meio de programas e aplicativos como o Skype, por exemplo. Infelizmente, o webquest acima citado, apesar da ótima ideia, está mal elaborado, mal explicado, com erros de português, dá-se a impressão de que foi feito às pressas, o que é uma pena, pois trata-se de uma enriquecedora e importante ferramenta de ensino.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acredito também que além do idioma existe também a capacidade em proporcionar a interculturalidade entre os envolvidos na possibilidade desses, entenderem as mudanças que até esses meios exigem. Por exemplo, quanto ao skipe, entendemos que a cada instante, novos formatos surgem e com isso se renovam, bem como outros existentes.

      Excluir
  5. Leila Rosemari Teixeira Borges (913)16 de abr. de 2013, 18:16:00

    No Webquest “Internet na aprendizagem de idiomas” a introdução contém muitos erros de concordância da língua portuguesa, pronomes colocados sem necessidade, e de uso direcionado à uma pessoa específica. Não consta nenhuma indicação para uma pesquisa na web uma vez que na avaliação cita que devem colocar “impressões e descobertas na web”. Na conclusão o texto foi copiado e colado da internet pois na formatação não foi feita correta tendo em vista os espaçamentos entre palavras, se copiar e “colar especial” em seguida selecionar “texto não formatado” a cópia ficará “justificada” sem espaços irregulares entre as palavras. Há uma grande disparidade no contexto, no começo com muitos erros de português e no final com um refinamento na língua percebendo-se assim que não foi elaborado e sim “copiado”

    ResponderExcluir
  6. Daniela e Marta- tradução 91316 de abr. de 2013, 18:17:00

    A webquest "Viva o inglês no Brasil" apresenta uma proposta muito interessante para alunos que estão iniciando o contato com a língua inglesa. Propor pesquisar em situações do cotidiano o uso da língua inglesa atrai e integra o aluno para essa realidade.É uma atividade que foge da rotina, envolve também a família e motiva o aluno a aprender um novo idioma. Acredito que atividade seria mais gratificante se a professora, fizesse uma discussão com toda a sala sobre a influência do inglês no dia a dia antes da conclusão do trabalho.

    ResponderExcluir
  7. aecio e adriano - 913 - tradução16 de abr. de 2013, 18:19:00

    Musical Rhythms
    British English x American English
    Anglicismo

    Escolhemos o: British English x American English, neste web quest não há fonte para pesquisa para as diferenças fonéticas, sendo que o autor explica que há entre os países diferenças consideráveis e até nas diferentes regiões nos EUA. No aspecto individual pode até ser, mas o professor tem que mostrar os passos para que os alunos consigam faze-lo individualmente, informando-lhes os sites para pesquisas. Com certeza os alunos tem que estar envolvidos em seus trabalhos, pois a finalidade é para os mesmo aumentarem seus conhecimentos, pois o material é muito vasto, e sempre vai haver temas interessantes para serem abordados.

    ResponderExcluir
  8. Marcelo de Macedo tradução 91316 de abr. de 2013, 18:23:00

    Brazilan Meals ensino médio língua estrangeira Beatriz Dutra

    De um modo geral esta webquest esta boa, salvo algumas observações referente a grafia e gramática da língua inglesa:

    Uso de língua portuguesa em texto de língua inglesa de estar destacada em itálico.
    Erro de grafia tais como:
    INTRODUÇÃO
    teatcher grafia correta teacher
    Processo
    willing o verbo will em inglês é um verbo auxiliar que indica futuro e não pode ser acrescido de ing
    Conclusões
    should be able to uso de dois verbos modais na mesma frase um com indicativo de passado e outro com indicativo de futuro

    ResponderExcluir
  9. A proposta da webquest é interessante porque tem temas atuais, incetiva o aluno na pesquisa e elaboração de tarefas e trabalho em grupo,porém algumas webquest não tiveram uma boa elaboração em relação a aparência e apresentação como a escolha da fonte, cor de fundo, algumas dificultam a leitura, muita informação repetida, erros de escrita, o que faz com que a web não aparente ser um trabalho serio.
    Um exemplo: http://www.webquestbrasil.org/criador/webquest/soporte_horizontal_w.php?id_actividad=20629&id_pagina=1

    A proposta de motivar e mostrar a importância ao aluno em aprender uma idioma é interessante, fazer o aluno pesquisar sobre o idioma que irá aprender, propor leitura de revista e livros, porém faltou a proposta de pesquisa sobre a cultura do país.

    Uma outra webquest que apresenta uma boa proposta é:http://www.webquestbrasil.org/criador/webquest/soporte_derecha_w.php?id_actividad=24018&id_pagina=4

    Que trabalha as diferenças entre o inglês Britânico e Americano, o que também faltou a pesquisa de cultura de cada país. Pois sabemos que algumas diferenças de dialetos se faz devido a cultura de cada região, não somente na escrita ou pronuncia da palavra.

    ResponderExcluir
  10. WEbQuest: http://www.webquestbrasil.org/criador/procesa_index_todas.php

    Essa Webquest foi muito bem construída, na minha opinião, pois os assuntos e à qual turma interessam estão bem distrbuídos e de fácil acesso para quem participa. Ao acessar o link de um determinado assunto, percebemos que a orientação é muito bem direcionada, pois ela segue o roteiro de introdução ao assunto, seguido de tarefa, processo, avaliação e conclusão. Com isso a pesquisa se torna completa e muito bem organizada, de forma que o aluno consiga absorver o máximo de informações possíveis durante a pesquisa. De fato, eu segueria este enredo adotado por esta WebQuest, talvez apenas, acrescentaria um espaço para compartilhamento de fontes pesquisadas.

    ResponderExcluir
  11. A proposta é interessante e o formato realmente inovador. Chama a atenção do aluno por ser dinâmico, e do professor por ser prático.
    Entretanto, achei o conteúdo um tanto quanto fraco, sem fonte de pesquisa, sem sugestão para futuras leituras.
    Acredito que esse conteúdo seria mais útil ao professor no momento de preparar suas aulas do que para o aluno.
    Vale a pena dar uma conferida, abre um leque de idéias sobre o que aplicar em sala de aula.

    ResponderExcluir
  12. http://ceticismo.net/2013/04/14/a-educacao-segundo-a-visao-de-rousseau-e-suas-mazelas/

    Texto sobre educação

    ResponderExcluir
  13. http://www.anossaescola.com/cr/webquest.asp essa portal de webquest achei muito bom, tem tema atual, o grande problema não dinâmico como por exemplo essa webquest http://www.anossaescola.com/cr/webquest_id.asp?questID=2636, elas são igual blog que fazíamos no anos noventa, isso para os alunos não chama atenção ele são muito rápido e procura coisa rápida e dinâmica, a chave para uma boa webquest tem informações e seja dinâmica, para gera no aluno o interesse e ai que entra o professor em ajudar a criar webquest dinâmica e agradável,chegamos ponto onde fica estagnado seria necessário o professor de noções de webdesigner seria saber tela escura faz as pessoas não fique muito tempo, colorida demais causa cansaço na vista e não é muito agradável, e era que professores não saber usa o word ainda essa carga de informações vai levar um tempo, não tanto pois muitos estão começando ver a internet ja faz parte da sua vida mesmo não usando(LS. 907)

    ResponderExcluir
  14. Boa noite prof. aluno Valdir
    gostei da webquest relacionado a Geografia mais especificamente ao assunto biomas brasileiros, vi a introdução, pesquisa, avaliação e conclusão, ótimo trabalho acrescentaria como sugestão relacionar os biomas enquanto ocupação e transformação humana mais acentuada é claro com as relações capitalistas e destacaria como alguns grupos se utilizam do bioma específico da região para enriquecer, destaco a indústria da seca que se utiliza da semi aridez do domínio da caatinga para explorar grupos sociais que sem água se vêem obrigados a comprar caminhões pipa a preço de ouro para sobreviver

    Na segunda pergunta acredito que não é mais uma ferramenta a serviço da educação mais muito interessante nessa nova perspectiva e abordagem que os alunos e comunidade querem da escola

    Na terceira pergunta acredito sim e vou falar por que
    os alunos dominam as tecnologias de uma forma interessante a rapidez e a leitura que eles fazem é imprecionante, comento que esse modelo conservador das escolas não esta a altura dos nossos alunos, então acredito que tendo esse conhecimento e entendendo o propósito da webquest pode sim sair coisas interessantes

    ResponderExcluir
  15. http://www.webquestbrasil.org/criador/webquest/soporte_tablon_w.php?id_actividad=17309&id_pagina=1

    Acreditamos que essa webquest é interessante, primeiramente a apresentação nos chama atenção e sabemos que os alunos se interessam por um bom layout, além disso o conteúdo é fácil de ser entendido e as tarefas são alcansáveis o que é importante propor atividades que são viáveis aos alunos sem subestimar os alunos e suas capacidades.
    Natalia - Leandro / Sala 907.

    ResponderExcluir
  16. Verônica e Vania - 907

    É uma proposta interessante, que chama bastante atenção dos alunos, pelas cores, animação, desenhos...Nas webquests visitadas não achamos que o conteúdo proposto era adequado ao Ensino Superior, mas visitamos outras páginas de Ensino Fundamental II com conteúdo interessante e adequado àquela série.

    ResponderExcluir
  17. Marcela Molinari e Rafael Del Ponte - Sala 907 - pós-história18 de abr. de 2013, 16:52:00

    1. Webquest: Artesanato em Sergipe -- Ensino Fundamental --Historia -- Maria da Conceição
    http://www.webquestbrasil.org/criador/webquest/soporte_tabbed_w.php?id_actividad=15147&id_pagina=1

    A proposta é válida, não há necessidade de se acrescentar nada, a professora soube elaborar muito bem a webquest, os alunos utilizarão muito o recurso da pesquisa através da internet, com indicações de sites pela professora.

    ------------------------------------------------------

    2. A webquest auxilia o aluno na busca de informações, entretanto, é necessário a intervenção do professor para que esse conhecimento seja mais aprofundado e não de modo errôneo.

    --------------------------------------------------------

    3. Sim. Pois os alunos poderiam propor algo do interesse deles para que fosse pesquisado e debatido por todos, cabendo ao professor verificar se a proposta é válida ou não para o conteúdo.

    ResponderExcluir
  18. Julio Cesar Santos e Rita de Cássia sala 90718 de abr. de 2013, 16:53:00

    http://www.webquestbrasil.org/criador/webquest/soporte_tabbed_w.php?id_actividad=8527&id_pagina=1

    Essa Webquest não daria conta de falar sobre o tema totalmente, mas seria de grande ajuda para discutir temas pertinentes para o presente e o passado, já que Brasília hoje, além de ser a capital do nosso país é centro de muitas controversas e corrupções no cenário político.

    ResponderExcluir
  19. Segundo a Era Vargas, de acordo com a proposta nosso grupo se declara oposição a Vargas, apesar de Vargas pregar que defendia os trabalhadores nunca os trabalhadores foram tão masacrados quanto em seu governo, quant as leis trabalhistas que aparentemente aumentavam os seus direitos ao memso instante diminuiam seus ganham, uma vez que obrigava as empresas a desembolsar mais com encargos trabalhistas, isso fazia com que diminuiam os seus ganhos. Se na época de Vargas, houvesse um sindicato que realmente fose formado por trabalhadores ele defenderia os seus interesses, no entanto os interesses defendidos eram os do governo e nao de seus trabalhadores. Uma das piores coisas era um governo ditatorial que não aceitava críticas, prendendo várias personalidades como Guimarães Rosa, Monteiro Lobato e demais pessoas que contrariavam o seu governo como o comunista Luís Carlos Prestes, até mesmo mandando sua mulher(de Prestes) Olga Benário para os nazistas. O que não poderia acontecer porque ela estava grávida e Hitler matava judeus e ela era judia.

    Mário Tiritan e Luiz Felipe - 907 - Pós História.

    ResponderExcluir
  20. Taís Helena sala 907

    1 - A Vinda dos Primeiros Imigrantes para o Brasil - História Ensino Fundamental
    Conhecendo a Pré História - História - Ensino Fundamental
    A Presença Indígena no Brasil - História - EJA
    História da História - história - EJA.
    2 - A presença Indígena no Brasil.
    3 - Acredito que sim, mas também depende do interesse do aluno.
    4 - Sim. Porque muitos já têm conhecimento que gostariam de desenvolver.

    ResponderExcluir
  21. Na WEBQUEST Brasil encontramos uma atividade de História com o tema: "Ditadura Militar". Um trabalho bem elaborado e organizado por etapas,os links bem destacados. Mas a parte avaliativa faltou explicitar qual seria o produto final.

    Com certeza o aluno deveria participar não apenas como um visitante, mas também como participante, ajudando a construir a webquest, afinal, ele é sujeito na aprendizagem.

    ResponderExcluir
  22. MOACIR - TRADUÇAO - 91323 de abr. de 2013, 05:39:00

    MOACIR - Curso: Tradução - Sala 913
    Análise da webquest COMICS AND CARTOONS, por W. Cruz e C. Pontara
    ASPECTOS POSITIVOS - Trata-se de excelente proposta que, não só pode induzir o aluno a uma pesquisa atraente, como também estimula a aprendizagem visto tratar-se de tema atual que faz parte da vida diária dos estudantes modernos. Os layouts estão muito bons, bem traçados e bastante sugestivos do assunto em pauta.
    ASPECTOS NEGATIVOS - Não há orientação concernente à pesquisa, de acordo com o objetivo de webquest que é "uma metodologia de pesquisa orientada", o que evitaria o afastamento do foco e impediria o acesso a fontes não confiáveis por alunos inexperientes. Não há indicação, mediante o auxílio da pesquisa na Internet, nem para as TAREFAS nem para o PROCESSO. A AVALIAÇAO deixa a desejar por nem ao menos sugerir quais poderiam ser os critérios; da mesma forma, a conclusão não satisfaz, uma vez que deveria ser formulada pelos próprios autores, explorando, v.g., o que se espera deste trabalho, qual o seu objetivo, e reconhecendo a importância dos COMICS AND CARTOONS para o desenvolvimento do binômio ensino/aprendizagem.

    ResponderExcluir
  23. A exemplo de uma webquest interessante convém destacar no klickeducacação diferentes propostas de pesquisa que vão desde planos de aula de acordo com cada disciplina curricular, até projetos desenvolvidos de acordo com os temas e datas do calendário. Convém destacar também os cartoons e os comics, já que esses proporcionam dinâmicas capazes de atender as necessidades das atuais gerações, memso que aqueles que sintam-se mais marginalizados sejam deixados de lado e edessa forma torna-se também capaz de incluir esses a essas novas dinâmicas que a sociedade da informação vem causando.

    ResponderExcluir
  24. Ao observar atentamente a webquest Literatura de cordel, prestei atenção em detalhes como a introdução que pareceu bem atrativa, mas nas outras ferramentas, sendo mais específico a ferramenta processo,acredito que poderia acrescer um pouco mais de atividades, no caso sites direcionados a pesquisa.

    ResponderExcluir
  25. Já observando a webquest Literatura Africana, a introudção passou mais a ideia de inclusão do que o princípio de aceitação, noto que a autora da webquest poderia colocar uma imagem que mais se identificasse com o assunto proposto, e não um conjunto de alunos e um aluno afrodescendente, como foi colocado

    ResponderExcluir
  26. Analisando a Webquest, em geral, eu acrescentaria na página - já que não podemos fugir das propagandas - links de editoras de livros, vendas de livros, filmes educativos, etc, e não links de vendas de veículos, já que é um site de projetos escolares.
    Assim como no Wikipédia, que podemos acessar e acrescentar nas páginas para enriquecer ou efetivamente, alterar algum dado não preciso, percebo que no Webquest o livre acesso ao tema enriqueceria muito mais, ao invés de ficarmos fazendo inumeros projetos do mesmo tema. Um passo a passo também seria legal para o colaborador, aí ele aprenderia a coilocar uma bibliografia mais acentuada, enriqueceria o site com videos do youtube, etc.

    ResponderExcluir
  27. Webquest: Crônica- um gênero textual sempre atual- 9º ano:
    A introdução é apresentada de maneira inadequada, pois é um texto extenso e que não irá provocar curiosidade no aluno. Deveria ser uma introdução criativa.
    Também observamos que a quantidade de tarefas é massante para uma atividade virtual e que propõe dinâmica.

    ResponderExcluir
  28. Eliane mendes de Albuquerque Silva
    http://www.webquestbrasil.org/criador/webquest/soporte_horizontal_w.php?id_actividad=5672&id_pagina=4

    Filme em sala de aula
    Gostei muita da proposta porém eu usaria outro filme que aborda a problemática da violência no Rio de Janeiro, que seria o filme "RIO" pois o tema é semelhante pois não mostra a violência tão explícita.

    ResponderExcluir
  29. mariete santana 32128 de set. de 2013, 05:40:00

    http://www.webquestbrasil.org/criador/webquest/soporte_horizontal_w.php?id_actividad=5672&id_pagina=1.
    Gostei muito dessa proposta de webqueste , Porem mudaria o filme em questão, por outro, um pouco menos violento pois, penso que este filme é inadequado para a idade em que a atividade esta sendo proposta.indicaria o o filme “Meu Nome Não é Johnny” é um filme que foge daquele tipo: “menino pobre-sem pais-sem estudo-cercado pela violência, etc”, João Guilherme Estrella, um garoto rico, com um bom estudo, pais que o adoram, nunca pisou em uma favela e mesmo assim teve contato com o mundo das drogas e acabou preso!

    ResponderExcluir
  30. http://www.webquestbrasil.org/criador/webquest/soporte_mondrian_w.php?id_actividad=15176&id_pagina=1

    Nesta webquest falta links para pesquisa e sugeriria um produto final mais atrativo e desafiador, já que o objetivo da webquest é ser uma atividade direcionada e diferenciada.

    ResponderExcluir
  31. Eliane Mendes sala 32128 de set. de 2013, 05:52:00

    http://www.webquestbrasil.org/criador/webquest/soporte_tabbed_w3.php?id_actividad=24295&id_pagina=3

    Gostei da proposta e estou pensando em elaborar um de histórias em quadrinhos para utiliza-lós com meus alunos.

    ResponderExcluir
  32. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  33. Webquest - A Língua e suas variantes.http://www.webquestbrasil.org/criador/webquest/soporte_tabbed_w2.php?id_actividad=12593&id_pagina=2

    Analisando a introdução da webquest acima citada perce-se que o plano de fundo poderia ser mais "clean", ou seja, com cores mais claras contrastando com a imagem, a fonte e a cor da letra também poderiam se destacar mais.
    Enquanto as informações nela contida, embora sejam interessantes e bastante coerentes. O criador (autor) poderia acrescentar uma questão inicial com o intuito de despertar no aluno a curiosidade, como por exemplo: Você tem sotaque? / O que é sotaque?
    A pesquisa poderia incluir a gravação feita pelo celular ou gravador portátil de diferentes formas de falar pesquisando as pessoas de seu próprio entorno e comparando o vocabulário, o sotaque, e as expressões presentes na linguagem regional e por meio dessa pesquisa estabelecer comparações.
    Os demais itens estão adequados à série, bem como a faixa etária, portanto não vejo nenhuma alteração possível, além das já mencionadas com o objetivo de enriquecer o trabalho analisado.
    Danilo J.Santos e Kely Bortoleto- Literatura e estudos Línguísticos (2013).

    ResponderExcluir
  34. Aula Educação Ambiental (aula 9 º), analisando está aula, gostei do jeito que ela foi elaborada, eu mudaria apenas à introdução colocaria mais fotos referente ao assunto.

    ResponderExcluir
  35. Webquest - Literatura no ensino médio

    A webquest analisado foi referente "O NORDESTINO EM VIDAS SECAS DE GRACILIANO RAMOS", estruturalmente bem construída, porém, no PROCESSO os links fazem referencias somente sobre a vida do autor Graciliano Ramos, seria interessante disponibilizar discursos críticos sobre o tema do livro de como é retratado o nordestino que se depara com as dificuldades enfrentada em diversas situações como a seca, miséria, expectativas de vidas dos personagens, entre outras.
    Em geral o webquest é uma ferramenta que auxilia muito o professor em desenvolver atividades e direcionar o aluno de como será os processos e tarefas a serem feitas e de como fazer as pesquisas para obter exito na atividade proposta.
    Link analisado: http://www.webquestbrasil.org/criador/webquest/soporte_tablon_w.php?id_actividad=14670&id_pagina=3

    ResponderExcluir
  36. LITERATURA DE CORDEL
    p://www.suapesquisa.com/cordel/
    quanto a introdução da webquest parece bastante atrativa, de interesse dos alunos, já na parte de tarefas poderia ser explorado a confecção do desenho talhado na madeira, cartazes com as capas de cordel e texto e a história do cordel. Bom trabalho para servir ao cantinho da leitura numa feira cultural.

    ResponderExcluir
  37. http://www.webquestbrasil.org/criador/webquest/soporte_tabbed_w5.php?id_actividad=20437&id_pagina=5
    A proposta sugerida nesta webquest é muito interessante e rica em conteúdo, abordando desde o início os pontos mais relevantes a respeito do tema, que no caso é o gênero Notícia.
    A única ressalva que eu faço é com relação a cor do fundo que é a mesma em todo o corpo da apresentação, mudando somente a tonalidade. É preciso ter esse cuidado, já que a maioria dos alunos se foca muito no visual.
    A forma de avaliação também é pertinente, no entanto, acho desnecessário a sugestão de uma nota específica, ficando esta a critério do professor.

    ResponderExcluir
  38. http://www.webquestbrasil.org/criador/webquest/soporte_izquierda_w.php?id_actividad=23705&id_pagina=5.
    Essa WebQuest é interessante, há uma proposta de interação entre os grupos, envolvendo tarefas de leitura, escrita e ilustração.Adequada a série do Ensino Fundamental II.Em minha opinião, acrescentaria uma fonte de pesquisa.

    ResponderExcluir
  39. A introdução da webquest "Cordelizando" para 7º é bem fundamentada. As figuras chamam atenção, porém acredito que poderiam ter explicado os termos xilogravuras e zincografados que podem ser desconhecidos pelos alunos.O passo a passo das tarefas foi bem executado, mas faltou a tarefa de pedir aos alunos que produzissem seus próprios cordéis.No processo acrescentaria a apresentação dos cordéis e exporia em sala para a apreciação de todos.Na avaliação avaliaria os cordéis produzidos bem como a criatividade.A conclusão foi bem proposta não necessitando de intervenção.No geral, a webquest foi atrativa, as imagens são ótimas.

    ResponderExcluir
  40. http://www.webquestbrasil.org/criador/webquest/soporte_tabbed_w5.php?id_actividad=22010&id_pagina=5
    Ao analisar esta webquest, percebe-se a pobreza no conteúdo de maneira geral, desde a pesquisa até a estrutura visual.
    O objetivo seria abordar a definição e as diferenças entre os Gêneros textuais, porém desde o início não há definição, não há exemplos, o trabalho não desperta de forma alguma curiosidade e expectativa por parte do leitor e ainda dispõe do mesmo texto em todos os tópicos, deixando à disposição de quem quiser incluir um conteúdo.
    Eu reestruturaria toda esta webquest, incluindo imagens e revisando todo o material disposto.

    ResponderExcluir
  41. http://www.webquestbrasil.org/criador/webquest/soporte_tabbed_w5.php?id_actividad=17671&id_pagina=5
    Escolhi o site Webquest Brasil, fiz a escolha baseada na minha área e optei pela webquest sobre José Saramago.
    Minhas opiniões sobre a webquest são as seguintes:
    - achei a cor utilizada para o fundo de tela muito forte (azul), deixou o site com a pesado;
    - a proposta de tarefa não foi bem elaborada e faltou o objetivo central (análise mais literária da obra do autor). Foi solicitado uma retrospectiva sobre a vida do escritor, deixando de lado a sua literatura e a importância de sua obra, que tinha como principal objetivo confrontar as crenças da sociedade;
    -Os sites indicados não iam ao encontro das questões sobre a obra do autor, e sim da sua vida e suas polêmicas, tornando-se uma tarefa biográfica.
    Reestruturaria essa webquest com imagens não só do autor, mas de seu país que era muito presente na sua literatura, faria como primeira tarefa a leitura de um dos seus clássicos e elaboraria junto com os alunos a criação de roteiros de estudos sobre os principais temas das obras.
    Camila Correa Maia - Sala 321
    Pós Literatura- Uninove

    ResponderExcluir
  42. Escolhemos o ensino médio: A Era Vargas. Achei a introdução com pouco objetivo. Poderia ter um conteúdo um pouco mais especifico. Quanto às tarefas, estão bem elaboradas. Em relação a figura, a ilustração está perfeita para o tema abordado. Mostra Getulio Vargas no Palácio e ao fundo uma grande população.

    Catarina e Sergio Rodrigues- sala 907

    ResponderExcluir
  43. Correção do link

    http://www.webquestbrasil.org/criador/webquest/soporte_tabbed_w.php?id_actividad=17510&id_pagina=1
    Anônimo24/04/2014 18:08:00


    Escolhemos o ensino médio: A Era Vargas. Achei a introdução com pouco objetivo. Poderia ter um conteúdo um pouco mais especifico. Quanto às tarefas, estão bem elaboradas. Em relação a figura, a ilustração está perfeita para o tema abordado. Mostra Getulio Vargas no Palácio e ao fundo uma grande população.

    Catarina e Sergio Rodrigues- sala 907

    ResponderExcluir
  44. Escolhemos o ensino médio: A Guerra Fria, achamos a introdução com pouca informação visual e com informação mal elaborada com argumentos no campo meu campo de História esta muito simplorio procurado de qualquer forma pelos alunos. O grupo sentiu dificuldades para compreender o que foi proposto visualmente tivemos dificuldades na visualização no trabalho.

    Igor Nogueira, Eloisa Eduarda e Hermógenes Tadeu- Sala 907

    ResponderExcluir
  45. José Ademaques/Zilneide Silva24 de abr. de 2014, 18:17:00

    Tema: A geografia no mundo virtual
    público-alvo: Alunos do Ensino Médio
    autor: Sanguinete
    Introdução: É infantil para o ensino médio, no que tange a imagem
    Tarefas: Não entendi qual a relação do mundo virtual com o tratamento de água da sua cidade.
    Processo: acho que não cabe para apresentações de feira multiculturais.
    Avaliação: Muito vago.
    Conclusão: sem nexo
    Pós em História, relações Sociais e Cultura 2014.1

    ResponderExcluir
  46. Solange C. Santos e Paulo Messias - SL 90724 de abr. de 2014, 18:23:00

    Webquest - Ensino Fundamental - História - Ditadura Militar - Rosilene Figueira

    Introdução e Layout

    Cores pesadas, texto e imagens mal distribuídas. Há erro digitação, conteúdo mal explorado, sem criatividade e inovação.
    Tarefas
    Possui questões que não instigam a curiosidade do aluno. E o texto exposto nessa aba, não tem indicativos claros, para navegação. Deveria ter dado referência de qual artigo a ser lido, link e nome do filme a ser assistido.
    Processo
    Não está clara qual a questão especifica a ser explorada sobre a temática Ditadura Militar. O organizador foi muito abrangente. Não possui objetivo especifico.
    Há conteúdo repetido numa mesma aba e os indicativos de hiperlinks não estão claros. Isso dificulta o entendimento dos alunos do Ensino Fundamental, na qual a atividade é direcionada.
    A organizadora deveria ter pesquisado melhor sobre o tema, definido um subtema especifico e esclarecido melhor os objetivos a serem alcançados. Não há nada de inovador.

    ResponderExcluir
  47. Ótima apresentação da professora lurdes,site q analisamos pelo webquest texto 2010 dia internacional da biodiversidade mostra um site colorido e bem didático para idade proposta do 2 ano.Fica evidente a preocupação de organismos internacionais relativo as questões ecológicas.Esse tema é rico para trabalhar com as criança proporcionando conscientização dos educandos. Marcos marcelo sabino e Phelipi Pereira

    ResponderExcluir
  48. Observei as WB criadas por alunos e algumas que encontrei na rede através dos links. Pelo que percebo, o grande diferencial da WB é realimente a interação: a possibilidade dos alunos poderem enviar e compartilhar dúvidas e sugestões é fantástica, além da possibilidade de compartilhar links de filmes e vídeos interessantes.
    Quanto ao layout, creio que cabem as mesmas orientações que usamos para apresentações no PP... Contraste de cores entre fundo e cor da fonte, imagens significativas...

    ResponderExcluir
  49. Pesquisei várias webs ,gostei de algumas em particular, tanto pelo visual quanto pelo conteúdo, porém uma em especial me chamou a atenção em especial pela chamada:Que escola queremos,além de um visual simples e direto,o tema foi abordado de forma a induzir a reflexão e atividades muito pertinentes foram propostas.Adoreiiiiiiiiiiiiii.

    ResponderExcluir
  50. Pesquisamos através do recurso da Webquest, um artigo singelo sobre a questão da ditadura militar no Brasil (1964-1985). Em síntese, a formatação visual nos pareceu um tanto quanto ínfimo, o que de certa forma, pode num primeiro momento não despertar o interesse de quem busca uma pesquisa mais ampla, haja vista que o recurso visual (com fotgrafias e imagens mais abrangentes) é um recurso que deve ser inserido com mais enfase para uma pesquisa via webquest. No que concerne ao texto, analisamos que ele carece de um pouco mais de esclarecimento, pois a ditadura foi um processo histórico muito prolixo e que por isso necessita de especificações mais analíticas para que seja contemplado de forma mais abrangente por quem pesquisa informações mais densas sobre o tema em si.

    Silvio Marcio/Andreia Goes

    ResponderExcluir
  51. Sala 907- Pós-graduação História, Movimentos Sociais e Cultura

    ResponderExcluir
  52. Webquest escolhida: Ensino Médio/ História/ O Brasil na II Guerra Mundial. A página tem uma introdução bem objetiva e usa imagens contextualizada. Sobre o conteúdo, a página focou somente na relação comercial entre o brasileira, poderia ampliar a questão. A tarefa dada pode cumprir o objetivo de ampliar o assunto, mas dependerá da atuação do professor. Já a avaliação é bem justa.
    Sandro Soares / Sala 907

    ResponderExcluir
  53. Vinícius Damaceno dos Santos29 de abr. de 2014, 11:17:00

    A análise se deu, sobre uma Web Quest de História para a 6º série com o tema A peste Negra.
    http://www.webquestbrasil.org/criador/webquest/soporte_tablon_w.php?id_actividad=12365&id_pagina=1
    Ao abrir a página da Web Quest em questão, esta faz uso de recursos visuais bem simples, entretanto, sua conquista se faz pelo texto de apresentação, a presença de uma imagem sobre o assunto ajuda a criar uma expectativa, o que estimula o aprofundamento.
    A introdução foi bem articulada, trazendo a proposta e a interação para próximo do aluno, além de ser de fácil assimilação, traz em seu corpo o que se caracteriza por estritamente necessário para o aluno.
    A tarefa apresentada se faz uma pouco simples perante um tema tão amplo e rico, este ponto poderia se desenvolver além do texto, atividades de comparação ou até mesmo de interdisciplinaridade, já que é um tema que além da história pode ser visto por meio da ciência, da arte plástica ou até por meio da literatura.
    A processo se faz mesmo para auxiliar a realização desta tarefa, além de se colocar bem determinado as exigências que o professor deseja.
    O que se apresenta por avaliação, é que poderia se tornar mais específico, o que se encontra apresentado se entende por básico, se tornaria muito mais interessante se o professor apresentasse uma avaliação apresentando pontos diretos e bem determinados sobre este trabalho.
    Assim como na introdução, na conclusão, por meio da composição de texto e imagem, o professor conseguiu expor o que deseja e o que estes alunos irão encontrar ao longo da pesquisa, algo muito interessante nesta conclusão, foi que o professor não fecha o trabalho, más estimula os alunos a irem além dos pontos propostos.
    Vinicius Damaceno dos Santos
    Pós Graduação História Relações sociais e cultura
    Noturno sala 907 prédio D

    ResponderExcluir
  54. Olá, boa tarde.
    O link da Web Quest escolhida segue a baixo.

    http://www.webquestbrasil.org/criador/webquest/soporte_tabbed_w5.php?id_actividad=12597&id_pagina=5

    Como tema constantemente debatido em sala de aula e evidente em vários ambientes escolares, O Bullying Escolar não tem alvo específico, todos correm risco, desde os menores do ensino fundamental, até os mais velhos do ensino médio.
    Sendo importante ser trabalhado no abrangente percurso escolar.
    Em se tratando da analise do recurso Web quest, concordo com um colega de classe, quando afirma que o recurso visual da Web Quest é muito singelo, não tomando a atenção de quem o visita, pouco utilizando esse recurso de fundamental importância. Apesar de, em sua essência conter informações importantes e significativas a respeito do tema, somente com essas informações não é possível trabalhar de maneira eficaz e buscar resultados significativos. É obvio que a Web Quest serve de alicerce, estrutura para a confecção de um trabalho mais elaborado. Entretanto o tema constante no link é muito curto, o processo de elaboração do trabalho esta de acordo, é possível ter bom resultado. A avaliação constante no trabalho, diz respeito somente a observação e analise do comportamento do aluno, creio que existem vários outros meios de avaliar o progresso dos alunos em relação a este assunto.
    No mais, ha sentido e nexo em seu conteúdo.

    Matheus Silva Domingues 614100938
    Sala: 907 Pós . História. noturno

    ResponderExcluir
  55. Everson Duarte - Sala 9071 de mai. de 2014, 17:19:00

    A “Webquest” que analisarei encontra-se no endereço eletrônico: http://www.webquestbrasil.org/criador/webquest/soporte_tabbed_w.php?id_actividad=20322&id_pagina=1, acessado no dia 01 de maio de 2014. Foi desenvolvida para o Ensino Médio. Seu autor identificou-se apenas como Márcio. O tema é a Abolição da Escravatura no Brasil e o Século XXI.
    Gostaria de resaltar que a minha intenção é, dentro dos parâmetros teóricos apresentados sobre o tema, avaliar a “Webquest” produzida e sugerir algumas alterações que no meu entender poderiam melhora-la. Desta forma procurarei avaliar a sua estrutura, aspectos visuais, introdução, tarefas, processo, recursos, conclusão e a avaliação proposta.
    A “Webquest” do Márcio apresenta todos os componentes estruturais necessários. É formada por cinco etapas: introdução, tarefas, processo, avaliação e conclusão. Desta forma está dentro dos padrões esperados. A única ressalva seria a assinatura que aparece apenas com o primeiro nome. Acredito que a identidade do autor da “Webquest” deve ser indicada.
    O ponto mais frágil da “Webquest” analisada é a sua aparecia visual. Produzido com fundo azul e letras em tom um pouco mais claro, ficou visualmente desagradável e pouco atrativo, se usasse uma cor mais neutra ficaria mais interessante e atrativo aos alunos. A ausência de imagens que poderiam ser fotos, quadros, gráficos ou qualquer outra produção é outro aspecto negativo.
    A Introdução é bem formulada. Apresenta com clareza o que vai ser abordado na “Webquest”, ou seja, a relação entre à abolição da escravidão no Brasil e a condição da população afrodescendente na atualidade. Minha única observação é que ao invés de afirma que existe essa relação, a introdução poderia formular um problema a ser solucionado no decorrer do trabalho.
    As tarefas propostas na “Webquest” são extensas demais. Utiliza os verbos: compreender, relacionar, entender, posicionar e investigar, que apesar de estarem relacionados ao mesmo assunto (A abolição e sua relação com a atualidade) cada verbo está relacionado a um tema amplo demais. Assim acredito que seria mais adequado relacionar estas ações a apenas um tema e os demais como base para sua compreensão. Neste ponto acredito que o autor perdeu o foco do trabalho.
    No seguinte item, processo, as propostas não têm um caráter critico, mas sim são propostas afirmações das quais os alunos devem explicar, ou seja, a opinião já está exposta e cabe ao aluno justifica-la, como, por exemplo, na pergunta: “Explique a frase: A Abolição da escravatura não trouxe a igualdade”. Ponto interessante é o trabalho em grupo, no qual os alunos buscam a memória dos afro-brasileiros e investigam sua condição econômica.
    Em relação aos recursos apresentados aos alunos são bem variados e indicam boas referências, apesar de alguns “links” não funcionam. Nesse item os “links” poderiam se melhor indicados, pois ficam no final da página sem nenhuma indicação que se trata de referências para pesquisa.
    A avaliação apresentada é muito subjetiva. Procura avaliar o aluno pela participação no trabalho, mas não indica com é medida esta participação. Acredito que a melhor forma seria criar critérios quantitativos e qualitativos tanto nas atividades individuais e em grupo.
    Por fim, a conclusão está adequada aos objetivos da “Webquest” na qual salienta as vantagens da plataforma utilizada e indica “links” para que o aluno continue a pesquisa sobre o assunto

    ResponderExcluir
  56. Sala 907. Analisando a aula através da "Webquest”. http://www.webquestbrasil.org/criador/webquest/soporte_derecha_w.php?id_actividad=15885&id_pagina=1.para os alunos do fundamental a introdução ok; nas tarefa a professora deveria solicitar mais informações no tocante a escolha da planta para observação quanto no processo também, pediria para eles além da pequisa solicitada pela professora que eles escolhessem uma planta que ele goste para sua pesquisa pessoal.; A avaliação e a conclusão é isso mesmo.

    Cristiane Moura - 907

    ResponderExcluir
  57. Boa noite Prof. Lurdes.

    SOU PAULO SÉRGIO COELHO - SAL 907 - MM - NOTURNO.

    http://www.webquestbrasil.org/criador/webquest/soporte_tablon_w.php?id_actividad=17196&id_pagina=1

    Escolho este Webquest elaborada por HELOISA, ELEONORA, DELMA e SIMONE com PHP Webquest; elaborado para alunos do oitavo ano.

    A principio muito bom a estrutura, as formatação, as questões, tudo muito bom.
    A avaliação eu faria diferente com um numero mais auto na pontuação.

    E eu mudaria o plano de fundo, este é pouco atrativo e cansativo para a vista.

    ResponderExcluir
  58. Fábio Aparecido de Jesus, Sala 907- Pós-graduação História, Movimentos Sociais e Cultura.

    Analisando a "webquest" O MUSEU COMO FERRAMENTA DE ENSINO.http://www.webquestbrasil.org/criador/webquest/soporte_izquierda_w.php?id_actividad=23168&id_pagina=1 elaborada por Romulo. De inicio a ideia de criar uma webquest com o tema Museu como ferramenta de ensino, é uma ótima iniciativa devido a importância do tema.
    Mas infelizmente a falta de conteúdo e o desenvolvimento gráfico da webquest deixam muito a desejar, as cores são gritantes demais e desagradável a os olhos, por vezes atrapalhando na compreensão de algumas palavras, por se tratar de uma webquest da SÉRIE Pós- graduação deveria ter um desenvolvimento melhor e mais atrativo, o único ponto positivo a destacar é a questão do titulo.

    ResponderExcluir
  59. Lilian Oliveira- sala 32120 de set. de 2014, 07:02:00

    Ao longo da observação da Webquest http://www.webquestbrasil.org/criador/webquest/soporte_tabbed_w2.php?id_actividad=19135&id_pagina=2

    Proponho como atividade, uma previa discussão sobre cada autor da Semana de Arte Moderna de 1922, onde os próprios alunos trariam curiosidades sobre a vida do autor e suas obras. Com orientação da professora, montariam um sarau, onde cada um interpretaria de modos diferentes, um autor de sua escolha, o texto, poema ou algum trecho da obra publicada, que mais se identificou/gostou.Trazendo elementos de fora para sua apresentação. Elementos lúdicos, compartilhando aquela experiência de se envolver cada vez mais com a obra do autor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo, desde que esses alunos tivessem monitoria e orientação bem atenta de um professor para não haver erros desnecessários.

      Excluir
  60. http://www.webquestbrasil.org/criador/webquest/soporte_horizontal_w.php?id_actividad=22215&id_pagina=1 uma ótima oportunidade para conhecer a obra Dom Casmurro de uma maneira inovadora.

    ResponderExcluir
  61. Sílvio Dias Júnior - pós em literatura e estudos linguísticos

    http://www.webquestbrasil.org/criador/webquest/soporte_tabbed_w4.php?id_actividad=13196&id_pagina=4

    Ao analisar a "webquest" acima, percebemos que é uma página criada por uma professora de língua portuguesa para que os alunos criem uma parecida com a dela. O tema é sobre a vida e a obra de Manuel Bandeira.
    A professora, como uma forma de chamar a atenção de seus educandos, colocou logo de início um poema do escritor brasileiro. Acredito que fazendo dessa forma, os alunos lerão o poema e refletirão sobre o texto. Depois, há uma pequena descrição da fase literária a qual o poeta participa. Mais um ponto positivo. Sabe-se que os alunos não gostam de ler um texto comprido, daí pequenas redações com algumas informações. As propostas de elaboração estão bem claras e em tópicos. Facilitam a compreensão do receptor. As imagens com as fotos do poeta são bem convidativas e a cor azul de fundo deixa a página bonita.

    ResponderExcluir
  62. http://www.webquestbrasil.org/criador/webquest/soporte_tablon_w.php?id_actividad=2592&id_pagina=1
    falar de sexualidade para crianças,e mexer com família e suas autorização por escrito.Mas postos os documentos em ordem.Digo que jamais usaria desenhos feitos por sexos diferentes.Hoje cada criança vê o sexo oposto de maneiras diferentes.Vai depender muito da cultura da família e sua convivência televisiva.Proponho uma apresentação com bonecos e explicações nítidas e verdadeiras.

    ResponderExcluir
  63. De acordo com o que observei nas webquest, posso dizer que é muito gritante a diferença de formatações e conteúdos, bem como a qualidade das formas de expor os assuntos, as vezes com títulos bons, mas pobre em qualidade. Cito dois exemplos:
    Na Webquest "Africa mãe de todas as mães", a proposta de assunto era excelente, entretanto o autor não soube explorar o material formatando a página pobremente, com erros básicos de texto, uso inadequado de cores e itálico em letras coloridas e links quebrados. Precisaria reconstruir tudo, em minha opinião.
    Já na webquest "PI um número fascinante" O autor foi feliz em todas as etapas, formatação excelente, limpa e clara, conteúdos concisos e bem detalhados, sem erros ortográficos desde o tópico de introdução ao de avaliação. Para mim sua webquest foi impecável, eu faria algo, sem dúvidas, utilizando ele como referência.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Segue abaixo os dois endereços utilizados nas observações:
      http://www.webquestbrasil.org/criador/webquest/soporte_tablon_w.php?id_actividad=1457&id_pagina=1
      http://www.webquestbrasil.org/criador/webquest/soporte_tabbed_w.php?id_actividad=9073&id_pagina=1

      Excluir
  64. Edileusa - sala 304 - Literatura e Estudo Linguistica20 de set. de 2014, 07:27:00

    http://www.webquestbrasil.org/criador/webquest/soporte_tabbed_w3.php?id_actividad=21592&id_pagina=3

    Visitando essa webquest "Tunel do tempo - A Língua Inglesa e o mundo"
    Escolhi porque gostei da estrutura, as tarefas são bem interessantes pois irá estimular os alunos, pois eles terão que trabalhar com a informatica junto com o conteúdo visando estimular também sua criatividade para finalizar um bom trabalho, a divisão dos grupos e as atividades que cada grupo deverá apresentar o professor poderá adequar a necessidade de cada turma.
    TÚNEL DO TEMPO – A LÍNGUA INGLESA E O MUNDO Webquest elaborada por Michele Vendruscolo

    ResponderExcluir
  65. Muito bem direcionada essa webquest e Florbela é td de bom :)

    ResponderExcluir
  66. http://www.webquestbrasil.org/criador/webquest/soporte_horizontal_w.php?id_actividad=20629&id_pagina=1

    A princípio achei a introdução um tanto quanto extensa e repetitiva, a cor de plano de fundo muito cansativa e desestimula a leitura.As tarefas pedem pra pesquisar mas não direciona o tema a ser pesquisado, notei uma inversão entre a tarefa e o processo. Avaliação mal elaborada e conclusao muito suscinta. Porem bem ilustrada e bons links.

    ResponderExcluir
  67. Concordo com vc, a proposta foi mal elaborada, uma pena.

    ResponderExcluir
  68. Lorival - Tecnologia aplicada ao ensino20 de set. de 2014, 07:34:00

    Retificando. Este link é interessante devido ao conteúdo atual que de forma lúdica pode ser ensinado de forma a ser fixado cognitivamente nos educandos, a fim de causar uma re significação em suas vidas.

    ResponderExcluir
  69. Quanto as questões de reflexão propostas no exercício, acredito que em uma única webquest, reunir em um único material, todos os alunos que geralmente vem com interesses diferentes, seria um pouco prepotente, acho que podemos adequá-la o máximo possível para atende-los, mas dando espaço sempre ao aluno para trabalhar suas individualidades em discussões que não cabem ao exercício proposto. Quanto a eles criarem a webquest, acho que seria possível mediante um orientador atento, já que erros comuns, apontados em minha analise anterior dos que observei, seria comum e por isso ruim no material final.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo com a Mislaine. Quando trata-se de uma única fonte de pesquisa, acaba por não sanar dúvidas de sujeitos diferentes.

      Angélica Santos 321

      Excluir
  70. http://www.webquestbrasil.org/criador/webquest/soporte_tabbed_w2.php?id_actividad=9194&id_pagina=2
    A Webquest analisada não foi bem aproveitada no item tarefas.Ao solicitar aos alunos que façam uma pesquisa em jornais e apenas listem adjetivos, a atividade não permitiu que os alunos chegassem a refletir sobre o uso da língua e da gramática.Foi a gramatica para a gramática.
    Seria interessante explorar a tarefa, propondo uma análise sobre o uso dos adjetivos nos textos jornalísticos.Eles qualificam ou desqualificam o assunto/matéria abordada? Há mais juízo de valor positivo ou negativo no texto?
    Essa é uma boa oportunidade de promover a reflexão da língua e as estratégias discursivas adotadas por quem produz um texto e a finalidade que social que determinadas escolhas dão ao discurso.

    ResponderExcluir
  71. http://www.webquestbrasil.org/criador/webquest/soporte_tabbed_w2.php?id_actividad=5418&id_pagina=2

    Trabalhar o tema sabores regionais nessa webquest me pareceu uma ótima ideia para se conhecer a cultura de nosso país. No entanto, a página não está chamativa. Mudaria o layout e incluiria imagens de comidas diversas, afinal uma foto também informa.

    Gosto da tarefa proposta, pois incentiva o aluno a pesquisar. Só incluiria um tema para refletir sobre o desperdício de comida no Brasil.

    ResponderExcluir
  72. http://www.webquestbrasil.org/criador/webquest/soporte_mondrian_w.php?id_actividad=10348&id_pagina=5
    O uso de anúncios em sala de aula é de bom mérito. Mas qual o conteúdo a ser trabalhado,é o ponto em questão.Abordar os requisitos básicos de escrita,formas de tempo e conteúdo explicitado. Qual seria ao certo sua solicitação?

    ResponderExcluir
  73. As webquest são meios interessantes para trabalhar literatura em sala de aula, porém alguns sites precisam ser analisados mais detalhadamente, pois não informam exatidão tudo o que é necessário para o desenvolvimento da atividade. Sendo necessário também melhor formatação do site e sugestões de sites e atividades para que os alunos também possam utilizar das ferramentas tecnológicas de maneira mais atrativa.

    Aline Sala 321 ou 304 Literatura e estudos linguísticos

    ResponderExcluir

Leia antes de publicar seu comentário, lembre-se que trata-se de um blog educacional.